Compartilhar Inscreva-se

Receba dicas para o seu negócio lucrar mais

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Como a tecnologia pode ajudar na atenção primária à saúde

Como a tecnologia pode ajudar na atenção primária à saúde

Quando se trata da assistência em saúde, uma das formas de torná-la mais efetiva é por meio da estruturação do cuidado. Há quem diga que deve ser iniciado do mais básico até o serviço mais complexo. De certa forma, está correto, mas é preciso entender melhor o sentido disso.

A princípio, não devemos chamar de cuidado básico, mas, sim, inicial. Portanto, a atenção primária à saúde é o primeiro contato que o paciente deve ter com os serviços e, em seguida, receber o auxílio necessário.

Sendo assim, há uma espécie de hierarquização do cuidado, a qual deve ser cuidadosamente estabelecida a fim de viabilizar a comunicação entre os diversos setores. Confira mais a respeito da atenção primária neste conteúdo!

Entenda o que é a atenção primária

A atenção primária é uma estratégia utilizada pelos gestores em saúde para oferecer uma resposta regionalizada. Tal resposta visa a não ser pontual, ou seja, deve ser contínua e sistematizada, a fim de abranger as necessidades daquela população.

Sendo assim, as ações não são apenas curativas, visando ao combate de uma doença já estabelecida. Elas também são preventivas, com o intuito de evitar o agravo das patologias já estabelecidas e, mais importante que isso, evitar que novas comorbidades apareçam.

Com esse cuidado continuado, torna-se mais fácil identificar o que requer maiores cuidados ou não. Assim, nos casos de necessidade, é possível fazer um encaminhamento para a atenção especializada ou mesmo para hospitais.

Portanto, além de manter o cuidado continuado com o paciente, a atenção primária viabiliza o encaminhamento quando ele, de fato, é necessário, evitando o gasto excessivo e desnecessário de recursos.

Saiba quais programas são implementados

Para que a atenção primária seja efetiva, é preciso fazer o planejamento de uma série de medidas capazes de estruturá-la. Os programas de prevenção devem incluir desde campanhas de vacinação até medidas de prevenção de complicações, como no caso de diabetes e hipertensão.

Além disso, nos casos de alta demanda pelo serviço, é importante fazer a triagem de quais casos requerem atendimento mais rápido e quais podem aguardar mais um pouco. Manter as informações unificadas em um só local também ajuda nessa decisão, visto que considera todo o histórico do paciente.

Descubra a contribuição da tecnologia

Seja na proposta preventiva, seja nos cuidados curativos, a tecnologia é um recurso fundamental de ser aplicado. O primeiro ponto são as informações que oferece para a gestão, por meio de relatórios gerados que conseguem retratar as características daquela população em específico.

Por meio do levantamento dos dados epidemiológicos, é possível antecipar fluxos e desafogar o sistema, com o menor risco de ser surpreendido por determinada demanda. Além da previsibilidade, os softwares contribuem para a centralização das informações e a praticidade no atendimento.

Portanto, a atenção primária à saúde é a porta de entrada do paciente para a assistência que receberá. São feitos um levantamento das suas necessidades individuais e sua inserção nos cuidados da comunidade onde vive, de modo que possa tanto receber assistência específica para suas condições de saúde quanto prevenir aquelas que mais acometem a região.

Por meio dessas medidas, são reduzidos o risco de complicações e a necessidade de procedimentos mais especializados, levando benefícios para a saúde da população e melhorando o fluxo das instituições.

Viu só como é importante oferecer uma atenção primária à saúde aos pacientes? Não perca mais nenhuma dica! Siga-nos agora mesmo em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.