Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

4 modelos de gestão mais usados em clínicas e consultórios médicos

4 modelos de gestão mais usados em clínicas e consultórios médicos

O sucesso de uma clínica não depende apenas do momento em que um paciente está no consultório. Até para viabilizar a captação de pessoas é preciso cuidar de um aspecto essencial: o gerenciamento do negócio. Para ter sucesso nessa tarefa, é possível recorrer à diferentes modelos de gestão.

Ao mesmo tempo, é interessante notar que uma clínica tem particularidades e exigências específicas. Portanto, algumas soluções são mais indicadas do que outras para chegar à performance desejada.

Para escolher corretamente, conheça 4 modelos de gestão utilizados em clínicas e veja quais são as suas particularidades.

1. Gestão autoritária

Diante de uma proposta autoritária, a figura do gestor é a mais importante. Ocorre uma centralização de todos os processos e o profissional é o único a tomar as decisões.

Pense em uma clínica odontológica. Ao adotar essa estratégia, o dentista passa a controlar cada etapa e tem uma atuação bem específica. Embora ofereça algum nível de segurança, não é a opção mais indicada em um cenário que exige cada vez menos hierarquia.

Para dar certo, é preciso contar com um amplo diálogo, de modo a manter as pessoas — como assistentes e recepcionistas — engajadas.

2. Gestão participativa

O exato oposto da abordagem autoritária ou autocrática é a alternativa participativa. A proposta é instituir uma visão democrática, o que aumenta a participação coletiva na gestão da clínica. Nesse modelo, existe autonomia, transparência e as soluções podem ser propostas por todos.

Um nível elevado de maturidade é necessário para fazer isso funcionar. Todos devem estar abertos ao diálogo, de modo a construir soluções adequadas. É uma boa saída para clínicas gerenciadas por vários profissionais, por exemplo.

3. Gestão com foco em processos

Outro entre os modelos de gestão, a alternativa voltada para processos tem como principal objetivo aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo, é um jeito de melhorar o relacionamento e a satisfação do paciente.

A execução acontece de maneira contínua, mediante a busca de resultados otimizados. Com uma análise da atuação atual, é possível identificar se o tempo de espera ou se o número de faltas estão elevados. A partir disso, são definidas mudanças estruturais para melhorar os processos e chegar a um desempenho melhor para todos.

O mapeamento das etapas é essencial, bem como conhecer a ligação entre elas. Assim, fica mais fácil tomar decisões eficientes.

4. Gestão por resultados

No caso do gerenciamento por resultados, a principal intenção é atingir certos patamares, de acordo com o planejamento do empreendimento.

Pense, por exemplo, em uma clínica que está com uma fila de espera muito grande para consultas e procedimentos. Sem mudanças, quem não pode ou não quer esperar vai desistir do atendimento. Então, vale pensar em meios de melhorar o agendamento para conseguir encaixar mais pessoas.

A diferença para a gestão por processos é que, no primeiro caso, o foco está no longo prazo. Já a abordagem por resultados tem um caráter imediato e com transformações que não são, necessariamente, duradouras.

Ao conhecer os principais modelos de gestão para clínicas, é mais fácil selecionar a alternativa ideal para a sua atuação. Para escolher, a dica é considerar as necessidades e possibilidades do negócio, de modo a obter todos os benefícios.

Quer outras dicas para ter um desempenho ainda melhor? Curta a página no Facebook e fique por dentro.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.