4 dicas para psicólogos em início de carreira

4 dicas para psicólogos em início de carreira

Ao finalizar a graduação em Psicologia, muitos profissionais em início de carreira deparam-se com sentimentos de felicidade e medo porque, ao mesmo tempo em que têm a certeza de ter escolhido o caminho correto, surge a apreensão de lidar oficialmente com pacientes.

software para psicólogos

Todo profissional recém-iniciado na carreira experimenta novas sensações e preocupações em oferecer o melhor a seus pacientes e garantir seu lugar no mercado. Para os psicólogos, em especial, é importante criar uma relação de confiança duradoura e consistente a fim de cumprir com os objetivos propostos e, acima disso, fidelizar o paciente.

É aí que surgem alguns problemas: como se estabelecer no mercado e tornar-se mais do que uma opção, uma referência na área? Para te auxiliar, neste post, listamos alguns pontos que você, psicólogo, deve considerar no início da sua carreira.

Investimentos

Considerando a atual conjuntura econômica de nosso país e o fato que você finalizou uma graduação há pouco tempo, provavelmente você vai se encontrar em “contenção de gastos”. Dessa maneira, cada centavo investido na sua clínica precisa ser pensado minuciosamente para que ele tenha, ao menos, um retorno garantido.

Isso não significa dizer que você não deve, por exemplo, criar um ambiente bacana para receber seus pacientes, mas que, acima disso, é imprescindível o que é urgente e o que pode aguardar.

Clientela

Fazer uma pesquisa dos psicólogos que já existem na sua área de atuação, conhecendo seus métodos e estratégias, além de colher um feedback sobre o seu trabalho é um passo que não pode ser esquecido.

Assim como nas empresas, seu consultório precisa se estabelecer no mercado e uma análise detalhada dos concorrentes permitirá entender os pontos fortes e fracos, as possibilidades, bem como ter uma visão global do cenário.

A respeito, especificamente, da pesquisa, cabe destacar que conhecer o perfil do público da área de atuação permite a identificação de brechas para oferecer serviços de acordo com a demanda ou, ainda, a criação de novas necessidades.

Por exemplo: se você verifica que a sua cidade possui diversos estabelecimentos escolares, você pode focar no atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, entre outros.

agenda médica online

Aperfeiçoamento

Se no primeiro item deste post destacamos a importância dos cuidados quando o assunto é investimento, aqui – apesar de parecer contraditório – ressaltamos que se a pauta é a atualização, o posicionamento certamente pode mudar.

Isso significa dizer que cursos, palestras, workshops da área são aplicações que fazem a diferença e que possibilitam, por exemplo, que você se estabeleça no mercado com credibilidade.

O desafio é grande, mas com planejamento, organização e, principalmente, força de vontade, com certeza, você iniciará uma carreira duradoura e de sucesso.

Confira também: Como um software atua para aumentar a produtividade de todos?.

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se