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Como o autoatendimento pode ser implementado em clínicas? Entenda!

Como o autoatendimento pode ser implementado em clínicas? Entenda!

O autoatendimento virou uma tendência e tem sido cada vez mais utilizado, especialmente nos últimos meses, depois da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) em que o distanciamento social foi fundamental para evitar o contágio da doença.

Em clínicas médicas, o autoatendimento pode ser usado para que os próprios pacientes façam o agendamento de suas consultas e exames, assim como para que confirmem o agendamento ou façam o seu check-in sem depender de nenhum contato humano, o que impede a disseminação de doenças contagiosas e, ainda, agiliza o serviço.

Se você tem interesse em descobrir como o autoatendimento pode ser implementado em clínicas, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes sobre o tema. Confira!

Como funciona o autoatendimento?

O autoatendimento é um sistema criado por automação que permite que o usuário, por si só e sem depender de terceiros, realize o seu processo de atendimento. No caso das clínicas médicas, ele permite que os pacientes, sem a assistência de um colaborador, informem a sua chegada, marquem o retorno de consulta e até mesmo realizem pagamentos, por exemplo.

Uma das maiores características desse sistema é a praticidade que ele proporciona aos pacientes e também aos colaboradores da instituição. Entre os principais processos de atendimento que podem ser automatizados, destacamos:

  • o agendamento de consultas e exames: nesse processo de atendimento o paciente pode verificar os horários disponíveis na agenda do médico de forma online e marcar aquele que lhe for mais conveniente, sem a necessidade de ligações telefônicas;
  • a confirmação de presença: o sistema de autoatendimento envia lembretes pouco tempo antes da data agendada, devendo o paciente confirmar ou não o seu comparecimento, para que o sistema atualize automaticamente essa informação na seção de agendamento da clínica;
  • o check-in: o paciente preenche seu cadastro de forma online, por meio de computadores, tablets ou smartphones;
  • o faturamento: o sistema gera automaticamente guias de atendimento, mediante autorização de operadoras de saúde e pagamento nos atendimentos particulares.

Quais são as vantagens do autoatendimento?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o autoatendimento em clínicas, vamos apresentar, a seguir, quais são as suas principais vantagens nesse estabelecimento. Veja!

Organização do fluxo de atendimento

O autoatendimento pode facilitar a vida do usuário trazendo praticidade em diversos processos de atendimento, desde que utilizado algum sistema que garanta a organização e a comodidade desse fluxo.

Podemos citar como exemplos o agendamento de consulta, a atualização de seus dados pessoais, os pedidos de autorização junto ao plano de saúde e os pagamentos; tudo isso podendo ser executado pelo próprio paciente.

Maior satisfação dos pacientes

A cada dia, a rotina da maioria das pessoas fica mais atarefada. Por isso, um tempo de espera muito extenso no atendimento presencial certamente causará insatisfação, o que pode ser muito desvantajoso ao estabelecimento.

O autoatendimento é uma forma alternativa e eficiente para os pacientes solucionarem as suas necessidades com autonomia, elevando o nível de satisfação no serviço prestado pela clínica.

Motivação dos profissionais

Como muitas pessoas já estão habituadas e até preferem o autoatendimento, quando disponibilizado pela clínica, ele possibilita a redução do fluxo de pacientes em determinadas áreas.

Assim, os colaboradores podem se organizar melhor em suas atividades, o que reflete em menores índices de retrabalho e, consequentemente, em menos reclamações. Além disso, abre-se a oportunidade de serem remanejados para funções mais estratégicas da instituição, proporcionando maior crescimento profissional.

Maior competitividade no mercado

A implantação do autoatendimento proporciona uma experiência ainda melhor aos pacientes, principalmente àqueles que procuram por autonomia, sendo um recurso de destaque frente aos concorrentes no amplo e no competitivo mercado da saúde.

Como o autoatendimento pode ser implementado em clínicas médicas?

Por fim, depois de conhecer as vantagens do autoatendimento, você deve estar se perguntando como implementá-lo em sua clínica, não é mesmo?! Para ajudá-lo, vamos apresentar, a seguir, algumas dicas para a sua efetiva implementação!

Conheça a realidade de sua clínica

Inicialmente, para implementar o autoatendimento em sua clínica médica, é preciso conhecer a realidade de sua clínica e de seus pacientes. Em geral, as pessoas mais novas estão acostumadas com tecnologia, mas os que já apresentam idade mais elevada podem enfrentar dificuldades.

Dessa maneira, se a maior parte dos pacientes da clínica é composta de idosos, por exemplo, o ideal é que, durante a fase de implementação, um colaborador ajude e ensine os clientes a usarem o autoatendimento, o que já não costuma ser necessário em estabelecimentos que costumam receber um público mais jovem.

Busque por empresas que possam auxiliar na implantação do autoatendimento

Para que seja possível implementar o autoatendimento, é preciso, sem dúvidas, procurar por uma empresa que o auxilie, afinal, é necessário contar com uma tecnologia que atenda às necessidades da clínica e dos pacientes.

Nesse sentido, o Clínica Nas Nuvens é capaz de contribuir para a sua clínica médica, uma vez que se trata de um software que simplifica a gestão de clínicas médicas e reúne, no mesmo local, agenda médica, prontuário eletrônico totalmente seguro, atendimento de pacientes, entre outros recursos relevantes.

Conheça as soluções existentes no mercado

Por fim, também é necessário conhecer as soluções de autoatendimento que existem no mercado para que seja possível escolher a que melhor se encaixa nas necessidades de sua clínica médica.

Uma das soluções existentes é a URA (Unidade de Resposta Audível), um sistema de atendimento telefônico automático. Há, também, os totens, que já são muito usados em hospitais, por exemplo, e facilitam o atendimento, pois organizam e diminuem o tempo de espera, aumentando a eficiência.

Mais uma opção de ferramenta tem relação com os aplicativos e softwares que contam com os recursos necessários para a sua clínica. Com o Clínica Nas Nuvens, por exemplo, é possível organizar as filas de atendimento, pois o painel funciona em monitores organizando as chamadas por ordem de chegada ou agendamento.

Como vimos, o autoatendimento é uma excelente opção para as clínicas médicas que desejam otimizar o tempo de atendimento e aumentar a satisfação de seus pacientes, pois, por meio dele, os procedimentos, como o de espera, por exemplo, se tornam muito mais organizados e ágeis.

Se você tem interesse em implementar o autoatendimento em sua clínica, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.