Compartilhar Inscreva-se

Receba dicas para o seu negócio lucrar mais

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Coronavírus: 3 cuidados que as clínicas devem ter neste momento

Coronavírus: 3 cuidados que as clínicas devem ter neste momento

O novo Coronavírus se tornou uma grande preocupação para toda a população mundial. As autoridades de todo o mundo têm cuidado da doença com muita cautela, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o Covid-19 como sendo uma pandemia, visto que é disseminado facilmente. Com a certeza dos seus riscos, é essencial tomar ainda mais cuidados para evitar a doença.

No cenário que estamos enfrentando, é extremamente relevante que as clínicas tomem todos os cuidados necessários para proteger seus colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Neste post listamos 3 cuidados indispensáveis que as clínicas devem adotar neste momento de pandemia causada pelo Coronavírus. Confira!

1. Ofereça equipamentos de proteção aos funcionários

Todos os equipamentos de proteção de contato, aerossóis e gotículas precisam ser utilizados. Eles abrangem:

  • avental;
  • óculos;
  • luvas;
  • máscara cirúrgica para transporte;
  • máscara N95 para assistência, em casos de suspeita ou confirmação.

É preciso que todos os profissionais sejam treinados para colocar corretamente os EPIs e para fazer o descarte adequado de equipamentos contaminados.

Os funcionários da clínica devem utilizar máscara cirúrgica todo o tempo em que estiverem trabalhando. É recomendado usar luvas descartáveis no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

2. Treine os colaboradores

É preciso treinar os profissionais para detectar imediatamente os casos suspeitos de contaminação pelo novo Coronavírus. Profissionais necessitam estar habilitados para realizar a triagem de casos suspeitos e o isolamento de pacientes já confirmados. Todos os funcionários devem ser treinados para realizar os procedimentos adequados de higiene, de prevenção e a rotina de trabalho na epidemia.

Devem ser notificados imediatamente os sintomas sugestivos de infecção respiratória pelos colaboradores.

Colaboradores que apresentarem sintomas devem ser encaminhados imediatamente para o atendimento médico e enviados para casa com o objetivo de isolamento, pelo período definido no atestado médico.

3. Invista em telemedicina

No cenário em que estamos vivendo, as autoridades sanitárias recomendam o isolamento social, e a telemedicina vem para ajudar no controle do vírus. Por meio da telemedicina, pacientes e médicos conseguem ter uma interação sem que haja proximidade física, protegendo todas as partes envolvidas.

Para as unidades de saúde, o novo modelo é bem vantajoso financeiramente: além da proteção, oferece economia de recursos e a alternativa de atender pacientes de áreas distintas com mais facilidade.

Essa tecnologia possibilita que os profissionais de saúde realizem teleconsultas, telediagnósticos, assistência e façam o monitoramento frequente de pacientes. Além disso, existe a possibilidade de fazer teleinterconsultas, que envolvem a troca de informações entre médicos.

É importante lembrar que todas as especialidades podem fazer uso da telemedicina para atender pacientes, e os procedimentos não se limitam ao Coronavírus. Em todo caso, as informações obtidas devem ser registradas em um prontuário, que precisa conter dados como data e horário da consulta, registro do profissional em questão e o tipo de tecnologia utilizado.

Por fim, é essencial que todos façamos a nossa parte com o intuito de evitar que o novo Coronavírus se alastre. Um software de gestão pode ajudar a sua clínica a passar pela pandemia da melhor forma possível. O Clínica nas Nuvens é um sistema para gerir clínicas e consultórios,, confirmação de consultas por e-mail, interação com pacientes e faz todo o acompanhamento do processo.

Agora que você sabe os cuidados que a sua clínica precisa ter neste momento delicado, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.