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Mostramos os 4 maiores erros no atendimento de clínicas para você evitar

Mostramos os 4 maiores erros no atendimento de clínicas para você evitar

Na área de saúde, é inegável a importância de um bom atendimento médico para conquistar e fidelizar o paciente. Entretanto, além da qualificação dos profissionais, existem alguns erros no atendimento que podem impactar a satisfação de quem precisa frequentar esse ambiente.

Desse modo, para oferecer um serviço de qualidade, é preciso estruturar corretamente os pilares do negócio. Afinal, a experiência do paciente não se limita à consulta, mas também reflete outras situações vivenciadas durante o pré e o pós-atendimento.

Para ajudá-lo a alcançar uma gestão de excelência na clínica, confira os 4 erros mais comuns que podem atrapalhar a prestação dos serviços e prejudicar a imagem do negócio!

1. Não usar softwares de gestão

Um erro frequente cometido pelos gestores de clínica médica é não utilizar a tecnologia para auxiliar na gestão do negócio. O suporte tecnológico é muito eficaz para controlar os inúmeros procedimentos. Esse é um recurso que não pode faltar, pois é capaz de evitar diversas falhas, além de agilizar alguns processos internos da clínica, evitando a lentidão e os erros causados pelo controle manual.

Nesse sentido, o uso de um software de gestão pode simplificar algumas tarefas e gerar benefícios, como:

  • emissão de laudos a distância;
  • controle das finanças;
  • redução de custos;
  • conferência de cadastros e dados clínicos;
  • menor prazo de entrega dos exames;
  • aumento da produtividade da equipe.

2. Perder prontuários

A manutenção dos registros clínicos é essencial para manter uma boa prestação de serviços na área da assistência médica, afinal, os prontuários são instrumentos essenciais para a prática profissional. Desse modo, é importante que a gestão esteja comprometida com a atualização e o armazenamento dos prontuários da clínica e utilize as ferramentas necessárias para não perder nenhum registro.

O prontuário médico deve conter as informações mais importantes sobre o paciente, em especial o seu histórico de saúde. Quando esses registros são feitos na forma física — em papel — fica mais fácil cometer algum erro ou perder o documento, por isso, o formato eletrônico é o modo mais seguro de organizar essas informações.

3. Não humanizar o atendimento

Todo o processo envolvido no cuidado com a saúde é extremamente delicado, pois a pessoa está buscando respostas ou o tratamento para algum problema e precisa se sentir acolhida. Por isso, quando o paciente é tratado com frieza ou indiferença em alguma etapa do atendimento, fica com uma péssima impressão da instituição de saúde.

Nesse cenário, a palavra-chave é humanização. Priorizar um atendimento humanizado é se preocupar com a forma de agir de toda a equipe, em todas as etapas de interação com o paciente. Ele precisa sentir que suas dúvidas e anseios estão sendo ouvidos.

Caso a falta de atenção dos funcionários seja causada por uma sobrecarga de trabalho, é função da gestão da clínica identificar o que está contribuindo para esse excesso e implementar as mudanças necessárias para melhorar o atendimento.

4. Não ter organização financeira

Como em outros setores, o negócio da área médica também precisa ter saúde financeira para alcançar o sucesso. O gerenciamento financeiro inclui o planejamento de curto, médio e longo prazo, para saber em quais áreas é preciso aplicar os recursos para alcançar os objetivos.

No dia a dia, é importante que o gestor implemente as medidas necessárias para manter a organização financeira da instituição. Assim, será possível atuar estrategicamente, com base nos indicadores, e propor as ações certas para otimizar os investimentos da clínica.

Assim, existem alguns erros no atendimento que podem provocar diversos prejuízos para o empreendimento. Por isso, é importante estabelecer estratégias para tornar o gerenciamento mais eficiente. Uma forma eficaz de evitar falhas e ter mais lucro com o negócio é fazendo uso de um software de gestão de clínicas.

Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já conhece os principais erros de atendimento das clínicas médicas, confira alguns problemas que podem ser evitados com o uso de um bom software!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.