Uma das grandes dúvidas de gestores de clínicas e médicos que decidem abrir seu próprio consultório é determinar o tipo de consulta que irão atender: convênio ou particular?
Muitos médicos e gestores de primeira viagem não sabem qual a opção mais vantajosa para garantir a saúde financeira da clínica.
É fato que ambas modalidades apresentam vantagens e desvantagens. Neste artigo, você irá conhecer mais sobre cada uma delas, além de descobrir boas práticas de atendimento para as categorias. Acompanhe!
Convênio ou particular: qual a diferença nos meios de atendimento?
Cada método de atendimento tem suas características e trazem diferentes pontos positivos e negativos. Analisar a fundo as duas opções te ajudará a decidir entre convênio ou particular.
Os atendimentos particulares, por exemplo, geram mais renda para empresa, porém por ter custos mais elevados, o número de clientes pode ser limitado. Além disso, muitas pessoas optam por médicos que atendem plano de saúde.
Já com o convênio médico você poderá ter um número maior de atendimento, porém o preço da consulta é menor. Essa opção é interessante, principalmente para quem está começando e ainda não tem muita visibilidade no mercado.
Atendimento ao paciente via convênio: quais as vantagens?
Antes de tomar sua decisão entre convênio ou particular, é importante conhecer as vantagens de cada modalidade.
A seguir, confira os benefícios de aceitar convênios e planos de saúde em sua clínica:
1. Maior número de atendimentos
A principal vantagem de prestar atendimento a convênios é o número de consultas.
Geralmente, clínicas que aceitam planos de saúde conseguem atrair um número maior de pacientes, pois o acesso a serviços médicos é facilitado.
Portanto, clínicas novas no mercado e profissionais em início de atividade que se vinculam a planos de saúde se beneficiam desta característica.
Além disso, a qualidade do seu trabalho pode ajudar a fidelizar esses pacientes que, posteriormente, poderão optar por consultas particulares.
2. Aumento da exposição da sua marca
Uma das dificuldades de atrair pacientes para sua clínica é a falta de exposição da marca. Antes de marcar uma consulta com você, especialmente particular, o paciente precisa conhecer seu nome, sua especialidade e a localidade do seu consultório.
Quando você atende convênios médicos, consegue atrair pacientes com mais facilidade e aumentar a visibilidade da sua clínica para construir uma marca profissional.
3. Agenda preenchida
Apesar da remuneração dos convênios ser mais baixa, é mais fácil conseguir uma agenda médica mais cheia. Assim, você evita prejuízos ocasionados por horários vagos. Afinal, consultório vazio custa caro.
Atendimento particular ao paciente: quais as vantagens?
Agora que já conhece as vantagens de atender convênios, é hora de descobrir quais são os benefícios do atendimento particular. Depois, você poderá decidir com mais certeza se prefere realizar atendimentos por convênio ou particular.
1. Maior remuneração
O custo da consulta particular é maior do que no atendimento de convênio, portanto, é possível garantir mais lucro para o consultório no final do mês.
Por essa razão, é comum que profissionais já estabelecidos no mercado optem por privilegiar as consultas particulares.
Afinal, são médicos com trabalho reconhecido e pacientes fiéis, o que ajuda a ter uma agenda cheia, mesmo sem atender planos de saúde.
2. Agenda mais livre
Clínicas que atendem consultas particulares conseguem ter uma agenda mais flexível e menos lotada. Assim, fica mais fácil garantir a qualidade dos serviços prestados, pois é possível dedicar mais tempo e calma aos pacientes.
Essa característica também gera mais qualidade de vida aos médicos. Porém, claro, tudo depende dos seus objetivos profissionais.
3. Menos burocracia na gestão da clínica
Outro benefício da consulta particular é que elimina toda a burocracia. Afinal, não há documentação e requisitos de certificação para cada serviço. Com isso, tudo fica mais simples e o recebimento acontece no local.
Quais as desvantagens dos modelos de atendimento?
Por outro lado, as duas modalidades de atendimento também trazem algumas desvantagens. Vale considerá-las em suas análises antes de decidir por convênio ou particular.
Convênio
A maior desvantagem de atender convênios é a remuneração, que costuma ser até dez vezes mais baixa do que você poderia cobrar em consultas particulares.
Além disso, ainda há burocracias envolvidas nesse tipo de operação relacionadas a contratos e processos administrativos entre sua clínica e as operadoras de plano de saúde.
Particular
Já no atendimento particular, a principal desvantagem é o baixo número de consultas, o que pode impactar na rentabilidade da clínica.
Além disso, se sua marca não for reconhecida no mercado, pode ser bastante difícil atrair pacientes.
Afinal, particular ou convênio: qual o melhor?
Como vimos, cada modalidade de atendimento médico possui suas vantagens e desvantagens. A escolha dependerá dos seus objetivos pessoais e profissionais e do momento em que sua clínica se encontra.
Por exemplo, se você está abrindo seu primeiro consultório e ainda está em início de carreira, atender convênios pode ser o empurrão que você precisa para criar uma imagem sólida e uma carteira de clientes fiéis.
Já para profissionais mais experientes e reconhecidos, as consultas particulares são opções interessantes para aumentar a lucratividade da empresa.
Além do mais, você não precisa escolher de forma definitiva entre convênio ou particular. É possível atender as duas modalidades simultaneamente e aproveitar as vantagens de cada uma, além de garantir mais estabilidade para o seu negócio.
Contudo, é imprescindível conhecer o público do seu negócio, organizar muito bem a agenda e fazer uma boa gestão da clínica.
Independentemente da sua decisão, se optou por convênio ou particular, vale ainda aplicar algumas técnicas de atendimento para melhorar a experiência do paciente. Vamos lá?
Melhores práticas de atendimento pelo convênio ou particular
Quando se trata de clínicas e consultórios médicos, devem ser considerados diversos aspectos que vão compor a estrutura do local. Um deles consiste no atendimento, que pode ser por convênio ou particular, de acordo com as políticas do estabelecimento.
Sabe-se que muitas instituições não optam por apenas um dos estilos em questão e, portanto, atendem tanto pacientes que provêm de operadoras de saúde como também os que arcam com as despesas de forma particular.
Diante disso, é preciso considerar diversas práticas que permeiam o atendimento associado ao aspecto do pagamento pelos serviços. Continue a leitura!
Entenda a importância de prestar um bom atendimento
Levando em consideração apenas o vínculo estabelecido entre médico e paciente, a empatia figura como palavra-chave para tal relacionamento.
Quando uma pessoa procura por atendimento em saúde, é possível inferir o caráter motivacional que a conduziu a isso, como check-up, prevenção ou tratamento. Em todos os âmbitos, o conceito da doença está presente.
Portanto, cabe a todos os profissionais de saúde manter o respeito para com aquele indivíduo que os procurou, prezando pela cordialidade e empatia a fim de assegurar uma melhor experiência ao paciente.
Analisando pelo ponto de vista da clínica, manter as boas práticas durante a assistência em saúde é uma forma de garantir com que seus usuários fiquem satisfeitos com o atendimento recebido. Dessa forma, é possível alcançar a tão almejada fidelização do paciente.
Conheça um erro comum no atendimento
Agora, vamos abordar o atendimento ao paciente do ponto de vista político da consulta, ou seja, se é por convênio ou particular.
É preciso ficar claro que a assistência prestada ao paciente não deve ser discriminatória em nenhum dos casos, respeitando sempre os direitos resguardados por contrato de ambas as partes.
Embora seja função do médico oferecer um tratamento universal aos pacientes, em algumas situações é cometido um erro bastante comum: diferenciar usuários de planos e particulares.
A etapa em que isso é mais observada retrata o agendamento que discrimina os horários de acordo com a política da consulta. Assim, consultas particulares possuem prazo de espera na agenda inferior àquelas cobertas pelo plano.
Reforçamos que essa prática é proibida por lei e, portanto, o paciente é resguardado de seus direitos, podendo notificar à operadora de saúde e até mesmo ao Procon.
Descubra 4 boas características do bom atendimento
Tendo em vista a importância do atendimento, apresentamos a seguir 4 boas práticas que podem melhorar a experiência do paciente, independentemente se você irá atender convênio ou particular. Confira!
1. Prepare sua equipe
É ideal que todos os colaboradores estejam aptos para lidar com suas funções e com o relacionamento interpessoal na clínica. Para isso, é interessante oferecer treinamentos periódicos, que capacitem os profissionais para as diversas situações do cotidiano local.
2. Adeque a infraestrutura
Além de preparar a equipe, é fundamental manter uma estrutura adequada para recepcionar os usuários. Isso inclui assegurar acessibilidade, manter o ambiente limpo e decorado, bem como utilizar métodos para uma boa organização.
3. Humanize a assistência
O atendimento humanizado deve ser o foco para resolver os problemas dos pacientes com eficiência e receptividade, seja em uma consulta por convênio ou particular.
Com as equipes e a infraestrutura da clínica contemplando parâmetros de excelência, é possível oferecer aos usuários um atendimento humanizado, considerando suas necessidades e movendo esforços pessoais e organizacionais a fim de garantir a qualidade na experiência.
4. Invista em tecnologia
Por fim, o investimento em software médico é indispensável para os empreendimentos que almejam crescer, visto que auxiliam na cultura organizacional, na automação de tarefas e na otimização do tempo.
Os recursos tecnológicos são aliados desde o planejamento de estratégias, atuando nas funcionalidades do local e até mesmo no controle financeiro.
A satisfação do paciente diante do atendimento recebido na clínica retrata a qualidade dos serviços prestados pela equipe de colaboradores e dos investimentos da gestão.
Reiteramos que, seja convênio, seja plano, as políticas adotadas devem tratar como iguais os usuários, sem discriminação ou limitação de serviços.
Conclusão
Agora que você conhece as diferenças dos métodos de consulta, é possível escolher entre convênio ou particular e até mesmo optar pelo equilíbrio entre ambos. Assim, o médico poderá receber clientes diversos e garantir mais atendimentos.
Contudo, é importante sempre se atentar às boas práticas de atendimento para satisfazer seus clientes, aumentar as chances de fidelização e, consequentemente, acelerar o crescimento do seu negócio.
Ainda nesse tema, descubra agora mesmo se vale a pena para um médico se filiar a uma operadora de saúde?