Vantagens do prontuário eletrônico para clínicas de dermatologia

Vantagens do prontuário eletrônico para clínicas de dermatologia

As clínicas de dermatologia precisam evoluir constantemente para se adequarem às novidades tecnológicas que surgem no mercado e o prontuário eletrônico de dermatologia é uma dessas ferramentas que podem ajudar muito no dia a dia da clínica.

Neste material, vamos falar sobre o que é o prontuário eletrônico, suas vantagens em relação ao prontuário físico e a importância do prontuário eletrônico de dermatologia. Acompanhe o conteúdo que preparamos e fique por dentro!

O que é um prontuário eletrônico?

Prontuário eletrônico do paciente é a versão digital do documento que carrega todos os dados clínicos do paciente. Na versão digital, todas as informações relativas ao paciente e sua condição são armazenadas em um servidor e os médicos têm acesso aos dados utilizando a internet. 

Pode ser utilizado para qualquer especialidade médica e não é diferente no caso do prontuário eletrônico de dermatologia. Com ele, a clínica médica ganha um instrumento que facilita a vida dos profissionais e dos pacientes.

Com um prontuário eletrônico personalizado para dermatologia, é possível desfrutar de muitos benefícios e muitas vantagens em relação ao prontuário físico. Veja mais sobre isso na sequência.

Prontuário eletrônico

Principais características do prontuário eletrônico

Segundo a Resolução 1638/2002 do CFM, que rege sobre a questão do prontuário médico, determinando a responsabilidade dos profissionais sobre o documento, dentre outras particularidades, as características de um prontuário eletrônico são:

  • Legalidade: as informações salvas ou registradas no prontuário eletrônico devem ter como base a legislação em vigor e estar de acordo com as condutas legais. 
  • Sigiloso: é importante que o prontuário registre o essencial para cada caso, sempre levando em consideração a questão do sigilo entre médico/paciente. 
  • Científico: é relevante que as ações tenham base científica, para que possam gerar a análise de hipóteses, teses, conclusões, etc. 

Vantagens do prontuário eletrônico para a clínica de dermatologia

Vamos pontuar as vantagens do prontuário eletrônico fazendo uma equiparação com o prontuário médico físico, de papel, assim ficará mais fácil perceber a diferença entre ambos:

Desvantagens na utilização do prontuário físico 

  • Precisa de um arquivo para guardar os papéis;
  • Perda de tempo procurando documentos físicos;
  • A possibilidade de perder documentos é maior;
  • Os arquivos ficam mais vulneráveis por incêndios, furtos, acidentes e erros humanos;
  • A letra dos profissionais pode prejudicar a leitura de outros;
  • O risco de ter informações vazadas é mais alto;

As vantagens em utilizar o prontuário eletrônico

  • Como o preenchimento é muito mais prático e simples, maiores detalhes e anotações são inseridos no prontuário;
  • O acesso aos dados ou informações do paciente é imediato;
  • Muito mais seguro, pois possui a mesma segurança utilizada nas instituições bancárias; 
  • O histórico do paciente está sempre sendo atualizado e isso ajuda na condução do caso e na tomada de decisão;
  • A leituras das informações é muito mais fácil e prática;
  • Tem a característica de melhorar e agilizar a interpretação dos dados e a tomada de decisão;
  • Com o prontuário eletrônico apenas os funcionários ou profissionais autorizados podem ter acesso aos dados dos pacientes.
Sistema de controle financeiro para clínicas

Não fique para trás, invista na tecnologia

Você pode basear sua decisão de investir em um prontuário eletrônico para sua clínica de dermatologia, levando em conta uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Os dados coletados pela pesquisa demonstram que, ainda em 2021,  88% dos ambientes ligados à saúde, no Brasil, estavam usando sistemas eletrônicos para registrar as informações dos seus pacientes.

“Houve um avanço no uso de sistemas eletrônicos para registro de dados dos pacientes – passou de 82%, em 2019, para 88%, em 2021”. Clique aqui e saiba mais sobre essa matéria.

Dessa forma, negar o avanço da tecnologia é ficar para trás e ver a concorrência crescer diante da sua falta de atitude. Por isso, é preciso investir e adequar sua clínica aos novos tempos. Veja o texto a seguir e compreenda melhor a importância do prontuário eletrônico para a sua clínica de dermatologia.  

A importância do prontuário eletrônico na sua clínica de dermatologia

Prontuário eletrônico de dermatologia é a solução para vários problemas enfrentados na sua empresa. Um exemplo é que você pode ter todo o histórico do seu paciente centralizado, armazenado na nuvem com total segurança, onde você pode anexar fotos, documentos, atestados, receitas e até procedimentos.

Além disso, todos os dermatologistas ou outros profissionais para quem você conceder acesso, podem visualizar o prontuário do paciente de qualquer lugar, podem alterar dados, inserir informações e integrar tudo com outras áreas, agilizando e simplificando o trabalho.

Sua clínica terá recursos, com o prontuário eletrônico de dermatologia, para tornar o ambiente muito mais prático e econômico, pois, como já pontuado, o prontuário eletrônico reduz drasticamente a utilização de papel e a necessidade de locais físicos para o armazenamento dos documentos.

No mais, o paciente também sai ganhando. Imagine que um paciente mude de clínica em determinado momento do tratamento. Com o prontuário eletrônico, é muito tranquilo para o paciente continuar o tratamento em outro local, já que as informações podem ser acessadas rapidamente por outro profissional.

Software para clínicas

Benefícios de um sistema para clínicas de dermatologia

Com um software médico de gestão para clínicas, como o Clínica nas Nuvens, você tem uma série de funcionalidades para ajudar sua clínica de dermatologia a crescer de forma mais organizada, otimizando o tempo dos funcionários, melhorando toda a rotina de trabalho e acelerando processos.

Dentre as funcionalidades do sistema para clínicas de dermatologia Clínica nas Nuvens, uma delas é justamente o prontuário eletrônico, que possui uma série de ferramentas como modelos de atestados, anamnese, armazenamento em nuvem, prescrição de medicamentos, solicitação de exames e muito mais. Conheça já o prontuário eletrônico!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se