5 vantagens do prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens 

5 vantagens do prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens 

O prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens é a opção ideal para clínicas que desejam otimizar os processos, melhorar o arquivamentos de informação dos pacientes, atender com mais qualidade e garantir a segurança dos dados. 

A seguir, conheça as principais funcionalidades dessa ferramenta e entenda como elas podem beneficiar a sua clínica, toda a equipe e os pacientes atendidos diariamente. Continue a leitura e confira. 

Prontuário eletrônico personalizável

Entre as principais vantagens que o prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens oferece é o fato de ser personalizável. Ou seja, ele possui campos que podem ser totalmente personalizados pelo usuário, de acordo com o padrão de consulta realizado e conforme as necessidades do paciente atendido. 

Assim, o profissional da saúde não precisa se sentir limitado a um padrão de arquivo definido. Ao invés disso, o prontuário eletrônico personalizável pode receber as informações que o médico desejar, com o organização estabelecida por ele.

Prontuário eletrônico

Assinatura e certificado digital

Com o sistema de prontuário, é possível contar com certificado e assinatura digital para validação dos documentos digitais. Assim, após emitir uma receita médica, por exemplo, o médico consegue realizar a assinatura digital e enviar o arquivo ao paciente por meio de um link, sem a necessidade imprimir papel. 

Além disso, o software para clínicas é protegido por senhas e segue o mesmo nível de segurança de sistemas bancários, assim como as recomendações de segurança do Conselho Federal de Medicina. Dessa forma, tudo que for registrado no prontuário e todos os documentos digitais assinados se mantêm seguros. 

Prescrição de medicamentos

O prontuário médico possui um banco de dados de medicamentos, protocolos e interações medicamentosas. Ou seja, por meio dessa possibilidade, pode-se comparar preços de medicamentos e enviar as receitas prescritas aos pacientes por e-mail, WhatsApp ou SMS. 

Dessa forma, se reduz a necessidade do uso de papel na clínica, tornando tudo mais digital. Além de economia para a empresa, a prescrição digital gera mais facilidade para o paciente que pode acessar e guardar o documento com mais praticidade.

Solicitação de exames

Ao utilizar o prontuário eletrônico é possível desenvolver modelos de exames, reduzindo, dessa forma, o retrabalho gerados com as solicitações feitas frequentemente. 

Essa é uma maneira eficaz de agilizar o atendimento aos pacientes, evitar possíveis erros no processo, deixar de preencher papeladas à mão e otimizar o trabalho do médico. 

Prontuário eletrônico

Modelos de atestados e laudos

Criar modelos de atestados e laudos fica mais fácil com o prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens. Com essa funcionalidade do sistema é possível criar documentos de acordo com as necessidades de cada profissional da clínica. 

Além disso, cada arquivo gerado pode ser configurado para uso próprio do profissional durante os atendimentos ou pode ser compartilhado com o restante da equipe. 

Extra: mais vantagens de quem usa o software médico

Como você viu até aqui, são muitos os benefícios que o prontuário eletrônico oferece para o dia a dia de uma clínica e de seus profissionais. Mas vai além. A seguir, confira mais algumas funcionalidades voltadas para áreas específicas da saúde. 

Prescrição oftalmológica

Clínicas oftalmológicas podem contar com mais facilidade na hora de prescrever receitas, já que todas as informações da consulta, como o grau dos óculos, ficam arquivadas no prontuário eletrônico do paciente, facilitando a emissão de receitas e o envio delas. 

Controle de próteses

Clínicas que trabalham com próteses ortopédicas podem utilizar o sistema para registrar informações sobre fornecedores, modelos, tamanhos e marcas dos equipamentos adquiridos. Além disso, é possível gerar documentos necessários para a assinatura do paciente que será tratado. 

Gráfico de pediatria 

Pediatras também se beneficiam do prontuário eletrônico, pois com base nas informações do paciente, como idade, tamanho e peso, é possível gerar a curva de crescimento de forma automática, por meio do modelo WHO Child Growth Standards. 

Software para clínicas

Pacotes de procedimentos

Para clínicas que trabalham com pacotes de procedimento, como estética e odontologia, é possível pré-estruturar modelos de pacotes e, com poucos cliques, inserir todos os procedimentos desejados no prontuário do paciente, sem precisar cadastrar cada item por vez. 

Armazenamento de imagens 

O armazenamento de imagens é essencial para clínicas que registram os procedimentos realizados para mostrá-los para outros pacientes, por exemplo. Nesses casos, o prontuário eletrônico oferece espaço ilimitado para clínicas que precisam salvar esse tipo de arquivo. 

Anamnese 

Muitas clínicas utilizam a anamnese nas rotinas de atendimento. Para auxiliar nisso, o prontuário eletrônico oferece uma sequência de perguntas padrões para uma primeira entrevista com o paciente. Essas questões também podem ser personalizadas de acordo com as preferências do profissional e da clínica. 

Diagnóstico CID

O CID é uma das principais ferramentas epidemiológicas utilizadas na rotina de médicos. Assim, o prontuário oferece uma base de dados CID 10 ou CID 11, possibilitando a realização do diagnóstico de doenças dos pacientes. 

Conheça o Clínica nas Nuvens

Caso sua clínicas ainda não conte com um sistema de prontuário eletrônico eficiente, esse é o momento de conhecer o Clínica nas Nuvens e conferir todas as funcionalidades que ele oferece para melhorar a organização das informações dos pacientes e facilitar a rotina dos profissionais. 

Para conferir tudo que o sistema médico oferece, acesse o site e conheça mais sobre essa ferramenta. Caso queira experimentar na prática, solicite uma demonstração gratuita e veja como o sistema funciona. 

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se