Podcasts de medicina: conheça os melhores!

Podcasts de medicina: conheça os melhores!

Na área da saúde a informação nunca é demais, por isso, conhecer a modalidade de podcast de medicina pode ser muito útil para o gestor de clínica médica e para os próprios profissionais da saúde.

Os podcasts são materiais ricos que promovem diversas informações e notícias sobre determinada área e ajudam o profissional a se manter atualizado nela. 

De maneira prática, é possível ficar em dia com novos estudos e tecnologias médicas ou mesmo aprofundar-se em assuntos relevantes da área acompanhando seus podcasts.

Quer conhecer alguns podcasts de medicina? Iremos explorar, juntos, os melhores neste conteúdo.

Telemedicina

O que são Podcasts? 

podcasts de medicina

Os materiais em áudio que tratam de um assunto específico podem ser ouvidos por meio de um arquivo ou plataforma de streaming, e são chamados de podcasts. 

Na medicina, esses materiais são muito aproveitados pelos profissionais, devido às agendas comumente agitadas.

Assim, é possível aproveitar o material inteiramente auditivo até mesmo enquanto se realiza outras tarefas. 

Por isso, é uma excelente opção tanto para quem precisa estudar quanto para conteúdos de lazer. 

Toda essa facilidade de acesso aos mais diversos conteúdos não passa despercebida no país. Os podcasts vem ganhando cada vez mais espaço com o público.

Uma pesquisa do Datafolha e do Itaú Cultura, divulgada pela Folha de São Paulo mostrou que mais de 56,7 milhões de brasileiros já aderiram ao formato, e afirmam escutar podcasts.

Quais os melhores podcasts de medicina?

Seja na academia, nas tarefas de casa ou mesmo antes de dormir, os podcasts de medicina também auxiliam profissionais que desejam aprofundar seus estudos. 

Por isso, separamos abaixo algumas opções de podcast para quem deseja acompanhar conteúdos de medicina. 

Vale ressaltar também que todos os dias surgem novos programas sobre o assunto, então escolhemos os principais do nicho. Acompanhe!

1. MedCast

Voltado principalmente para profissionais da saúde, o MedCast é um podcast de medicina muito popular, sendo um dos mais antigos existentes. Algumas de suas áreas de ensino são:

  • Prática geral;
  • Cuidados Intensivos; 
  • Cuidados a idosos;
  • Organizações e negócios.

Todos os conteúdos são voltados para médicos e estudantes de medicina, e o conteúdo é feito exclusivamente para o aprendizado.

Agenda médica

2. Maratona da Saúde

Diferentemente do MedCast, o Maratona da Saúde é um podcast mais voltado para a informação, e conta com entrevistas de profissionais renomados. 

O canal também disponibiliza conteúdos voltados para doenças específicas, como os casos cardiovasculares. 

Os podcasts também são feitos de Portugal, e disponibilizados gratuitamente tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes.

3. TEDTalks Health

Esse podcast de medicina já possui um formato que explora as novidades e descobertas da área.

O TED Talk, na verdade, possui diversos temas para os podcasts, e ganhou muita popularidade na área Health, pois traz especialistas de todo o mundo para diálogos.

Para quem atua na área de medicina, vale a pena acompanhar o TEDTalks, pois é uma excelente maneira de conhecer as discussões em alta do setor.

podcast discussões e atualidade medicina

4. PQU Podcast

Quem é um profissional da área de psiquiatria precisa acompanhar o PQU Podcast para oferecer uma melhor experiência ao paciente

O conteúdo é gratuito e voltado exclusivamente para estudantes e profissionais de medicina com enfoque na área psiquiátrica.

Essa plataforma é excelente para encontrar conteúdos aprofundados e com um forte embasamento científico. 

5. Neurocast

O podcast de medicina Neurocast é feito por estudantes de neurociência da UFABC, e possui conteúdos mais técnicos para os especialistas na área.

Com conteúdos atualizados sobre o assunto, o podcast pode ser ouvido pelo Spotify, e é uma excelente fonte de informações para profissionais de saúde neurológica.

Sistema de gestão para clínicas

6. Saúde Digital

Também presente no Spotify, o Saúde Digital é um podcast especialmente feito para apresentar novidades da área de saúde para médicos e estudantes de medicina.

Além disso, o podcast também disponibiliza conteúdos da área de gestão médica, e pode promover aprendizados multidisciplinares aos profissionais. Alguns dos temas já abordados foram:

Pode-se dizer que é um canal completo sobre atualidades e temas polêmicos da área médica. Vale a pena conferir!

7. AVASCast

Feito por estudantes de medicina, professores e jornalistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o AVASCast é um podcast voltado para explorar os impactos causados pela covid-19 na saúde brasileira.

Além disso, o programa também aborda temas que envolvem o impacto social do vírus para diversas classes sociais. 

Trata-se de uma visão ampla sobre a interligação de questões sociais e de saúde, ambas afetadas pela pandemia.

8. 15 minutos em emergência

Os médicos que já passaram pelo setor de emergência sabem a diferença que esse curto período faz para a vida dos pacientes. 

É pensando nisso que o podcast de medicina 15 minutos em emergência surge, desenvolvido por alunos do Hospital das Clínicas.

No programa, diversos assuntos da área de emergência são abordados, e a proposta é que os podcasts sejam enxutos e com durações mais curtas.

Trata-se de um conteúdo excelente para profissionais que desejam aprofundar conhecimentos na emergência clínica e de trauma.

Independentemente do podcast de medicina escolhido, vale a pena aprofundar-se em assuntos complexos da área, e acompanhar as novidades. 

A medicina se inova constantemente, e é fundamental que o profissional acompanhe essa mudança.

Software de gestão

Conclusão

Os podcasts de medicina são conteúdos em áudio que proporcionam maior aprendizado e acompanhamento de tendências para médicos e estudantes.

Com o ritmo acelerado das novidades tecnológicas, um profissional atualizado possui a capacidade de proporcionar uma experiência muito melhor ao paciente. 

Além disso, especializar-se constantemente também é muito importante para promover diagnósticos mais precisos de sua área de atuação. 

Assim, acompanhar algumas das opções disponíveis favorece o profissional e pode facilitar o contato com os pacientes de maneira direta. 
Continue acompanhando o blog do Clínica nas Nuvens para conhecer outras novidades de medicina e aprofundar ainda mais seus conhecimentos no setor.

Você também pode gostar deste conteúdos:

Sistema de gestão para clínicas
Compartilhe
Clínica nas Nuvens

Clínica nas Nuvens

Compartilhar Inscreva-se