Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Conheça 7 canais no YouTube para profissionais da saúde

Conheça 7 canais no YouTube para profissionais da saúde

Você sabe quais canais no YouTube são referências na área da saúde? A internet tornou-se um dos principais locais em que tudo acontece e tomou um lugar de destaque na rotina das pessoas, tanto para lazer quanto profissionalmente.

Nesse contexto, o YouTube desponta hoje como a segunda maior plataforma de pesquisa, perdendo apenas para o Google. Ele se tornou uma importante fonte de informação e conhecimento que pode ser bastante útil para a sua clínica.

Preparamos um artigo que comenta os canais mais relevantes na área da saúde e que são referências em bons conteúdos. Confira!

O que o YouTube oferece aos usuários?

Não ter uma presença na internet nos dias atuais é uma tarefa quase impossível. Estar nas mídias digitais é uma maneira que empresas da área médica encontraram para melhorar os resultados, além de construir uma marca sólida e aumentar a credibilidade junto aos pacientes.

É importante acompanhar canais relevantes na plataforma. Assim, é possível ficar por dentro das tendências e aprender assuntos novos. A área da saúde está sempre se renovando e ter uma ferramenta poderosa, como o YouTube, à disposição é uma maneira produtiva de acompanhar esses movimentos do mercado.

Quais os melhores canais no YouTube para profissionais da saúde?

Selecionamos alguns canais relevantes para profissionais da saúde. Confira quais são:

1. Dráuzio Varella

Encabeçando a lista de melhores canais da área da saúde, temos o maior canal médico do Brasil. Com mais de 2,5 milhões de inscritos, o canal do doutor Dráuzio Varella foi criado em 2011 e aborda diversos tipos de conteúdos.

De resfriado a questões sociais, como fala a apresentação do canal, o Dr. Dráuzio busca tratar de saúde para todos, em uma linguagem acessível e direta. É um canal que vale muito a pena acompanhar.

2. The Medical Futurist

O canal do Dr. Bertalan Mesko é o representante estrangeiro da nossa lista que não pode ficar de fora. O médico é PHD em genômica, autor de livros de sucesso, como “The Guide to the Future of Medicine”, e se identifica como um médico geek fanático por ficção científica.

Se o seu interesse é o futuro da medicina, tecnologia e novos dispositivos que terão funções importantes e são tendências no ramo, você vai encontrar muita informação útil e atual por lá.

3. Canal Médico

Médicos renomados e conhecidos no mundo acadêmico participam dos vídeos no canal. O foco é promover um diálogo e debates entre estudantes de medicina, médicos e demais profissionais da área que possam se interessar pelas mais diversas especialidades médicas.

Geralmente, são postadas séries de vídeos sobre uma mesma doença ou síndrome. Isso faz com que conhecimentos e experiências sejam compartilhados, enriquecendo o debate sobre o tema no meio acadêmico e entre os colegas de profissão.

4. Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

O corpo humano e seu complexo funcionamento é objeto de estudo de profissionais da saúde e desperta, também, a curiosidade em muitas pessoas que não são da área. No canal, o fisioterapeuta Rogério Gozzi explica, em vídeos simples e objetivos, pontos importantes sobre a anatomia humana.

O canal é destinado para estudantes e profissionais da saúde no geral que já atuam na área. Atualmente, tem mais de um milhão de inscritos, e toda semana um conteúdo novo é disponibilizado.

5. MedCanal

Em 2012, João Paulo Mauler teve um ataque cardíaco. Mesmo jovem e fora do grupo de risco, foi algo que impactou a sua vida e definiu a sua carreira. Em seguida à sua recuperação, passou em primeiro lugar em medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora. Após a doença, decidiu que seria médico, para oferecer um atendimento humanizado a seus pacientes.

No canal, encontra-se um conteúdo de alta qualidade sobre medicina. Ele é compartilhado de maneira didática e bem descontraída para todos que querem saber mais da área da saúde e ampliar o conhecimento sobre algum tema específico.

6. Dr. Marco Menelau

Médico renomado, o doutor Marco Menelau promove, em seu canal, conhecimentos sobre saúde integral, medicina quântica e Psicomedicina. Atualmente, é um canal importante para ter informações de qualidade sobre bem-estar.

O médico responde a dúvidas dos inscritos, aponta questionamentos relevantes e compartilha os seus aprendizados com o público do canal. É uma abordagem interessante para quem acredita que a medicina pode atuar de maneira integral no dia a dia dos indivíduos e na cura das mais variadas doenças.

7. Saúde da Mulher com a Dra. Laura Lucia

Toda quinta-feira, a médica ginecologista Laura Lucia compartilha um vídeo em seu canal com os mais variados temas relacionados à Ginecologia. Os assuntos são voltados tanto para o público feminino quanto para profissionais da área.

A Dra. Laura compartilha conhecimentos e explicações, além de promover diálogos e debates sobre a saúde da mulher. A médica é idealizadora da campanha “Saia com saia” para desenvolver o empoderamento feminino e ajudar mulheres a perderem a vergonha de falar sobre o seu corpo e sua intimidade.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Como avaliar se um canal é confiável?

A medicina é apresentada de diversas maneiras pelos criadores de conteúdos. Para saber se o canal é confiável, algumas dicas simples podem ser observadas.

Primeiro, pesquise sobre o youtuber. Uma diferença importante entre um profissional da saúde é a sua formação, de modo que apenas pessoas que concluíram o curso de medicina podem se apresentar como médicas. Caso contrário, poderá ser enquadrado como exercício ilegal da profissão, o que é crime no Brasil. A dica vale também para outros profissionais da saúde.

Além disso, verifique os comentários e observe a maneira como os vídeos são conduzidos. Um profissional capacitado e experiente vai sempre comentar as fontes e as origens das informações que estão sendo transmitidas. Afinal, medicina é ciência, milhares de pesquisas simultâneas acontecem nesse momento em busca de inovações e curas para as mais diversas enfermidades.

Como foi possível observar, criadores de conteúdos da área da saúde oferecem ao público dicas, informações e conhecimentos mais variados, servindo como importantes agentes de promoção à saúde e ao bem-estar. Além disso, esses canais no YouTube fornecem dicas valiosas que podem ser praticadas por clínicas e outros negócios da área da saúde, em benefício dos pacientes.

O que achou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais e leve as informações para os seus contatos.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.