4 livros para melhorar a gestão do seu consultório

4 livros para melhorar a gestão do seu consultório

Para melhorar a gestão do seu consultório, é preciso buscar informações relevantes. Essa informações podem ser encontradas inclusive em livros para melhorar a gestão do consultório. Com essas leituras, é possível conhecer novas técnicas e ferramentas eficazes, que facilitarão na hora de administrar o seu negócio de maneira satisfatória.

Até porque, além do conhecimento prático do dia a dia, um gestor precisa de uma boa base teórica para se apoiar. Isso dará mais segurança para suas decisões, que muitas vezes são um pouco mais complexas que o normal e, sendo assim, demandam embasamento e boas referências.

Por isso, a leitura de bons livros é indispensável para melhorar sua compreensão sobre os negócios e ampliar o conhecimento para tomar as decisões certas na clínica ou no consultório, mantendo o foco na prestação de um serviço de excelência.

Pensando nisso, separamos aqui neste conteúdo quatro livros que podem auxiliar a melhorar a gestão do seu consultório. Saiba quais são eles!

1Inteligência Emocional | David Goleman

Antes de tudo, para gerenciar qualquer tipo de negócio, é preciso ter inteligência emocional. 

Neste livro, publicado pela primeira vez em 1995, Goleman mostra que a falta dessa condição pode atrapalhar carreiras promissoras e, até mesmo, destruí-las. Inteligência emocional, segundo o autor, é o poder de lidar com as próprias emoções. Ele “separa” a inteligência racional da emocional, colocando a segunda como mais importante do que a razão. 

O ponto central nesse livro é que somos seres sensíveis e tomamos muitas decisões por impulso, com base na emoção, e que precisamos saber controlar isso por meio de treinamento comportamental. Dentre as características que englobam a inteligência emocional, é possível destacar a persistência, o autocontrole e a motivação.

Visto que o objetivo primordial de qualquer consultório e clínica é levar bem-estar e saúde para os pacientes, é preciso se perguntar se os profissionais e a gestão estão preparados emocionalmente para lidar com toda a complexidade de um negócio como esse.

Mesmo que tenha sido publicado há mais de uma década, o livro de David Goleman ainda é essencial e tido como referência quando o assunto é inteligência emocional. Essa leitura ajuda a refletir e tomar decisões mais assertivas, não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal.

2. Gestão de Clínicas Médicas ou Consultórios | Antônio Ribeiro

Aqui você encontra uma obra que tem como meta fazer de você um gestor preparado para administrar sua clínica ou consultório.

Com uma visão mais específica para o contexto médico e clínico, esse livro pode ser um grande aliado em todos os momentos, pois mostra como criar um plano de negócios, a fim de aumentar a lucratividade da clínica. 

Com dicas, estudos de caso, gráficos, tabelas e até passo a passo, o autor aborda os principais assuntos envolvidos com a rotina de clínicas e consultórios, debatendo cenários e tendências. Alguns desses assuntos são:

3. Gerenciando o Lado Humano da Empresa | Douglas McGregor

Um dos principais desafios em negócios é gerenciar de forma eficiente sem negligenciar o aspecto humano.

O clássico de Douglas McGregor, um dos principais teóricos da administração, prova que o aspecto humano no trabalho é o principal fator envolvido no sucesso.

Nessa obra, o autor foca no sujeito dentro da empresa e nos conflitos decorrentes da relação entre todos os profissionais envolvidos.

Com exemplos e estudos de casos, também traz ideias filosóficas, como de Ítalo Calvino, que prega a leveza, agilidade, precisão e a consistência como aspectos indispensáveis para o indivíduo. E tudo isso com uma linguagem fácil de assimilar e direta, sem enrolações.

Esse olhar vai de encontro com muitas das visões clássicas de gestão de pessoas que encontra no capital humano um problema a ser resolvido, mas também, um potencial a ser explorado.

Esse também é um livro antigo, publicado pela primeira vez em 1960, porém muito útil para os dias de hoje. Uma leitura que vale muito a pena ser feita.

4. Perspectivas da Relação Médico Paciente | Cyro Martins

Cyro Martins, um conceituado psicanalista, aborda nesse livro as diferentes concepções filosóficas e humanísticas da relação estabelecida no atendimento ao paciente.

Indicado para todos os profissionais de saúde, o autor apresenta técnicas modernas de abordagem ao paciente em diferentes situações, das mais simples às mais conflituosas. 

Com essas leituras, o olhar para o seu consultório não será mais o mesmo, o que vai ajudar a desmistificar muitos dos desafios encontrados e, dessa forma, melhorar a gestão constantemente.

Muitas vezes, o que falta para um gestor é a leitura certa para esclarecer questões intrínsecas da prática clínica.

O que achou dessas indicações de livros para melhorar a gestão do consultório? Gostou das nossas dicas? Esperamos que sejam úteis. Caso haja outra obra com foco em gestão, compartilhe com a gente nos comentários. E não deixe de continuar nos acompanhando para ficar por dentro dos assuntos mais importantes na área da saúde.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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