Pagamento recorrente: por que ele reduz o abandono em tratamentos médicos?

Pagamento recorrente: por que ele reduz o abandono em tratamentos médicos?

O abandono em tratamentos médicos é um verdadeiro problema para os profissionais dessa área.

Médicos, que além de serem médicos precisam ser os gestores das próprias carreiras e clínicas, acabam não sabendo lidar com isso devido à falta de conhecimento a respeito de recursos que lhes podem ser úteis.

Neste post, vamos falar de como o pagamento recorrente diminui a taxa de abandono em tratamentos médicos, além disso, mostraremos de que forma é possível implantar isso em sua clínica ou consultório.

O que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente é um modelo de pagamento para serviços e modelos de assinatura, renovados dentro de um período pré-determinado. O pagamento recorrente é uma excelente fonte de receita.

É o que fazemos, por exemplo, com a Netflix e outros streamings populares. Para continuar a receber acesso aos serviços, efetuamos um pagamento, geralmente mensal, que nos dá direito de utilizar as plataformas.

O pagamento recorrente é justamente essa recorrência. Nos tratamentos médicos, geralmente é uma mensalidade paga ao especialista.

Guia de gestão financeira para clínicas médicas

Benefícios do pagamento recorrente para tratamentos médicos

O pagamento recorrente está no centro do modelo de negócio médico. Isso porque não há melhor forma de garantir uma receita mensal do que ter pacientes fixos que pagam uma mensalidade.

Crescentemente, esse modelo está sendo adotado em união com soluções tecnológicas que facilitam o pagamento e aumentam a fidelização do cliente.

Tal fenômeno ocorre porque há benefícios incontáveis na adoção ao pagamento recorrente. Confira, a seguir, três deles:

Diminui a taxa de cancelamento

A taxa de cancelamento costuma apresentar uma série de razões para acontecer.

Uma boa prática de gestão é justamente mapear os motivos da taxa de cancelamento para conseguir remediar alguma falha que esteja ocorrendo nos processos.

Se você fizer esse mapeamento conseguirá identificar que, com certeza, uma das principais razões para o cancelamento está na questão do pagamento.

Pessoas desistem de tratamentos médicos porque não podem pagar ou, então, porque o consultório, clínica ou médico não oferecem meios de pagamento suficientes.

Ao adotar um sistema de pagamento recorrente esse problema é combatido: as pessoas poderão alterar sua forma de pagamento com facilidade, sempre escolhendo aquela que for a de sua preferência.

Aumento da fidelização

Uma consequência natural disso será o aumento da fidelização.

Combatendo uma das principais razões que geram cancelamentos, as pessoas ficarão por mais tempo em seu consultório ou clínica, sempre pagando em dia.

Isso ajudará até mesmo na captação de novos clientes. Altas taxas de fidelização geram indicações que, por sua vez, podem virar bons negócios.

Diminui a inadimplência

Outro problema muito comum quando falamos de tratamento médico é a inadimplência.

Muitos médicos sofrem porque seus consultórios acabam tendo uma porcentagem de inadimplência muito alta.

Uma medida importante a ser tomada é investigar as razões da inadimplência. Você conseguirá enxergar, por exemplo, que boa parte da inadimplência não ocorre devido à má-fé ou sequer falta de dinheiro, mas sim por esquecimento.

O pagamento recorrente acaba com isso, porque realiza lembretes ao cliente e, dependendo da forma de pagamento cadastrada, realiza cobranças automáticas.

Agenda médica online

Funções do sistema de pagamento recorrente

Um sistema de pagamento recorrente coleciona soluções e funções que tornam o pagamento algo positivo na sua empresa, e não mais um problema.

Chega de quebrar a cabeça por não saber o que fazer devido às taxas de inadimplência. É o momento de inaugurar uma forma inovadora de cobrança para tratamentos médicos, com a certeza de que você receberá pelo seu trabalho.

Conheça, a seguir, algumas das funções do sistema de pagamento recorrente Galax Pay:

Integração com as operadoras

O Galax Pay para pagamento recorrente contém integração direta com a Cielo, GetNet, Rede, Global Payments e Bin.

Isso significa que você poderá oferecer para seus clientes uma quantidade enorme de opções de cartões e bandeiras aceitas, sempre com foco em garantir que o pagamento seja realizado.

Gestão de clientes e cobranças

Com o Galax Pay também é possível fazer a gestão de clientes e cobranças, ou seja, levantar quem são os inadimplentes e enviar links de cobrança manualmente, ou então configurar o sistema para cobrar automaticamente.

No pagamento recorrente, o cliente é avisado em diversos canais sobre o vencimento da sua fatura ou do seu plano.

Link de pagamento

Galax Pay também gera links de pagamento que facilitam e dão velocidade ao pagamento.

O cliente não precisará baixar nenhum aplicativo para pagar sua fatura, basta clicar no link recebido e fazer toda a transação online.

Pagamento via PIX

Por fim, destacamos que o Galax Pay está atualizado nas mais recentes novidades do mundo de pagamentos, contando com pagamentos via PIX.

O cliente pode escolher acertar sua recorrência através do PIX. Com isso, o sistema irá gerar um link de PIX copia e cola ou, então, um QR Code para pagamento.

Como adotar um sistema de pagamento recorrente?

A adoção do sistema de pagamento recorrente pode ocorrer de forma muito facilitada. Basta procurar os especialistas do Galax Pay e explicar suas principais necessidades para eles.

Com um sistema de pagamento recorrente, as taxas de inadimplência caem em até 75%, além de reduzir os custos de cobrança e trazer mais previsibilidade para o orçamento.

Ah, e não confunda as coisas: estamos falando de um sistema de pagamento, e não de maquininha. Portanto, você não pagará nenhuma mensalidade sobre a máquina de cartão de crédito.

Você pode conferir outras funcionalidades na página disponível no site do Galax Pay.

Como simplificar a gestão da sua clínica ou consultório

Agora que já nos aprofundamos na questão do pagamento recorrente, vale a pena tocarmos em um último ponto: a gestão da sua clínica merece contar com uma gama de soluções que facilitem seu dia a dia.

Com o Clínica nas Nuvens isso é possível!

O software de gestão para clínicas que integra todos os setores da sua clínica, para você ganhar tempo deixando de gastar horas com tarefas chatas e dedicar a maior fatia do seu dia para fazer aquilo que gosta.

Sistema para clínicas e consultórios
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se