As APIs (Interface de Programação de Aplicações) permitem unificar vários softwares e aplicativos em um só lugar, facilitando a organização interna de clínicas e melhorando o atendimento ao público.
A integração de softwares, também chamada de API (Interface de Programação de Aplicações), é uma das tendências do futuro. Segundo pesquisa feita pela Gartner Group, até 2025 mais de 80% das empresas implementarão estratégias de API de nível avançado ou especializado em seus processos. Só em 2020, o mercado global de software de integração cresceu 11,7%. A previsão é que até 2025 essa expansão seja de 16,5%,é o que aponta o IDC Corporate USA.
Focando na área da saúde, um relatório divulgado pela Accenture em 2021, levantou que nos próximos anos, será cada vez mais importante investir em tecnologias como as APIs para criar vantagens competitivas.
Na prática, o uso de APIs permite que diferentes sistemas possam ser integrados e utilizados em um único lugar. Por exemplo, enviar pelo WhatsApp uma localização gerada pelo Google Maps para chegar até o endereço desejado. Essa é uma integração que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas e que facilita a comunicação entre elas.
Hoje, a integração de softwares também está presente na rotina de clínicas e consultórios médicos, como uma forma de organizar processos internos e melhorar a comunicação com os pacientes.
Para se beneficiar dessa tecnologia, as clínicas integram ferramentas a um único sistema de gestão para clínicas, possibilitando a realização de tarefas de forma unificada. Entre os principais benefícios do uso dessa solução tecnológica em clínicas, está o fato de oferecer mais segurança, pois é possível fazer o controle das informações de colaboradores, fornecedores e, principalmente, dos pacientes, de um único lugar. Além disso, as APIs oferecem a possibilidade de automatizar diversas tarefas, que antes precisavam ser realizadas manualmente, demandando bastante tempo. Por exemplo, hoje já é possível contar com um robô que liga para o paciente para confirmar a consulta. Isso, de forma totalmente integrada ao sistema de gestão.
De acordo com o CEO do Clínica nas Nuvens, empresa de sistema para clínicas e consultórios, André L. Forchesatto, o uso de API na gestão é algo que vem ganhando força a cada dia. “Hoje, toda a gestão de clínicas e consultórios pode ser realizada de forma integrada e automatizada. Antes, a secretária gastava horas no telefone ligando para pacientes confirmarem seus horários agendados. Agora, com a simples integração do WhatsApp a um sistema de gestão, mensagens automatizadas são enviadas para os pacientes, com lembretes de agendamentos e confirmação”, explica.
Essa possibilidade, torna-se ainda mais interessante quando levamos em conta o aumento do uso de canais digitais para uma comunicação entre empresas e clientes. Segundo pesquisa divulgada pelo portal E-commerce Brasil, 39% dos consumidores preferem atendimento digital feito pelo WhatsApp ou outra ferramenta de automação de comunicação, como chatbots, seguido por atendimento via site (26%) e aplicativo (19%).
Em conversa com um gestor de clínica que já utiliza APIs em seus processos, foram apontados alguns benefícios do uso dessa tecnologia no dia a dia. Segundo Malcolm Roberts Gunsch de Luca, gestor da Soma Saúde de Uberlândia (MG), após integrar o WhatsApp de sua clínica ao sistema de gestão, o atendimento tornou-se mais dinâmico e a comunicação com os pacientes melhorou. “As perdas de consulta diminuíram por conta das confirmações feitas automaticamente pelo WhatsApp e tivemos uma interação melhor com os pacientes, que nos permitiu um maior ganho de produtividade”, comenta.
Além de integração ao WhatsApp para facilitar a comunicação com os pacientes, é possível também integrar o próprio site da clínica a um sistema de gestão e, com isso, permitir que os próprios pacientes agendem suas consultas e efetuem seus pagamentos pelo site. “Essa é uma possibilidade que oferece funcionalidade para melhorar a rotina de uma clínica. No Clínica nas Nuvens, por exemplo, é possível fazer essa integração, dar autonomia ao paciente e facilidade aos profissionais que cuidam da agenda de consultas, pois após o paciente realizar o agendamento pelo site, a agenda médica e o financeiro são atualizados automaticamente”, explica André, CEO do Clínica das Nuvens.
Independente de qual seja a área de saúde, o uso de APIs é uma importante maneira de modernizar a forma de gestão da clínica e inovar na maneira de atender. Em um tempo onde a tecnologia já faz parte da rotina de milhares de empresas ao redor do mundo, investir em ferramentas que facilitam processos é uma ótima solução.