Compartilhar Inscreva-se

O que é API e como ela pode ajudar a sua clínica?

O que é API e como ela pode ajudar a sua clínica?

Você sabe o que é uma API e qual a função dela na integração dos dados da sua clínica com os sistemas e plataformas usados?

A integração de uma empresa, como um todo, entre pessoas, dados, informações e outros, já é um assunto cada vez mais difundido.

Além disso, quando o tema envolve o uso de um sistema, a realidade não é muito diferente e, por esse motivo, entender o que é uma API se tornou ainda mais importante.

Com esse tipo de ferramenta em mãos, é possível que controlemos todo tipo de conteúdo existente na empresa e com o máximo possível de segurança em mãos.

Independentemente do tipo de linguagem, a API realizará a interface necessária para prover todos os dados que são pertinentes aos usuários envolvidos.

Se a sua clínica já conta com sistemas de gestão de processos, mas ainda precisa se aprofundar quanto à integração, aproveite a leitura deste texto, pois nele explicaremos como ajudar o seu negócio!

Entenda o que é uma API de integração

Pela tradução da sigla API, que representa “Application Programming Interface”, temos “Interface de Programação de Aplicativos”.

Em poucas palavras, é um conjunto de ideias e técnicas que permitirá que diferentes sistemas, por exemplo, de gestão financeira, de pacientes e de operações no caso, exames e outros possam ser integrados.

A partir da implantação dessa interface, é possível que tenhamos todos os processos gerenciais integrados, tornando democrático e funcional o acesso às informações.

Essa aplicação melhora a produtividade e também faz com que todo o trabalho da sua clínica de exames seja mais estratégico.

Qual a diferença entre APIs Públicas ou Abertas e APIs Privadas?

As APIs, de maneira geral, podem ser divididas nesses dois grandes grupos de acordo com seus objetivos e características. 

 O que é API aberta ou pública

São aquelas APIs que podem ser usadas ou integradas por qualquer pessoa ou empresa, não só por quem os desenvolveu. São gratuitas e de uso livre.

Infográfico que mostra o funcionamento de uma API aberto ou público. Fonte: Vertigo Tecnlogia.

O que é API privada

São aquelas APIs de uso exclusivo de seus criadores e que só podem ser usadas mediante alguma forma de pagamento.

É nesse grupo que estão as APIs que integram os dados sensíveis e/ou confidenciais de empresas e organizações.

Infográfico que mostra o funcionamento de uma API privado. Fonte: Vertigo Tecnlogia.

Como as APIs podem ser utilizadas? 

Como nós já aprendemos, API é um conjunto de padrões responsáveis pela troca de informações entre dois sistemas diferentes. 

Elas são mais comuns do que você imagina. Veja alguns exemplos de APIs que podem ser utilizadas no nosso dia a dia: 

  • A API do Google Maps é usada em diversos sites de empresas para integrar a informação de endereço, localização, a página de contato do negócio.
  • Os sites de compras online usam APIs para integrar seus sistemas de cobrança com os sistemas das empresas cartões de crédito ou outras formas de cobrança como: Pagseguro, Paypal e outros.
  • Sabe aqueles anúncios de produtos que ficam te perseguindo depois de você visitar ele uma vez? Aquelas são APIs das mídias digitais integradas ao site que você visitou.

Confira alguns dos benefícios que você terá com uma API

Maior segurança

Quanto mais segurança, menores são os riscos de exposição do negócio, dos colaboradores, dos fornecedores e, principalmente, dos pacientes.

Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), esse tipo de cuidado deverá ser redobrado.

Aqui, uma API tem como objetivo controlar, em um ambiente só, todas as informações, evitando qualquer tipo de vazamento.

Contar com mais segurança, especialmente em um setor que armazena tantas informações sensíveis como o da saúde, sempre deve ser visto como um benefício.

Redução do trabalho manual

Outra solução processual com a API é a automatização de diversas tarefas, principalmente daquelas analíticas, que demandam maior tempo para gerar tomadas de decisão.

Quando trabalhamos com esse desenvolvimento, estamos tirando atividades que demandam tempo operacional e proporcionando maior espaço para focar naquilo que é mais estratégico para o seu negócio.

O tempo que seria gasto em determinadas funções lógicas, pode ser utilizado para cuidar de assuntos relevantes ao bem-estar dos seus clientes. É por isso que existe este conjunto de rotinas padronizadas conhecido como API.

Quem trabalha com pessoas, mas necessita utilizar algum sistema digital, precisa ter o dia a dia facilitado, a fim de focar em assuntos pertinentes ao atendimento dos clientes ou pacientes. E é aqui que entram as APIs! 

Maior agilidade

Como consequência do item anterior, a redução do esforço em tarefas manuais torna a execução de atividades simples, algo muito mais preciso e com mais agilidade.

Esse tipo de vantagem será fundamental para tornar melhor a qualidade dos dados e aprimorar a experiência dos pacientes com um atendimento mais humanizado.

Redução do volume de dados

Quanto melhor é a integração de sistemas e dos dados em relação ao software, mais superior será a performance da plataforma da clínica.

A restrição da manipulação de dados pode proporcionar um melhor aproveitamento do conteúdo e, consequentemente, uma análise mais aprofundada dos dados, evitando, assim, o uso inadequado do armazenamento do servidor.

Você também pode gostar desses conteúdos:

 

Hoje, é fundamental, além de entender o que é uma API, garantir que a sua aplicação esteja presente em todos os processos organizacionais e permitir a integração de informações.

Além disso, é necessário contar com empresas desenvolvedoras especialistas no segmento, e que possam assegurar que você e seu negócio crescerão absorvendo ao máximo os benefícios desse conjunto de ferramentas.

O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um sistema de gestão de clínicas e de consultórios que possibilita a confirmação de consultas por e-mail, a prescrição de medicamentos integrada ao bulário, o controle do tempo de espera, entre outras funcionalidades.

Nossos recursos incorporam APIs para fazer com que sua clínica esteja sempre bem servida quando o assunto é integração. Você nem vai perceber, pois esta é a exatamente a função das APIs, entregar soluções de comunicação, compartilhamento e incorporação de dois ou mais setores, gerando agregação entre as partes, sem que seja preciso estar em evidência. 

E já que estamos falando de uma empresa especialista no assunto, aproveite para conhecer o Clínica nas Nuvens!

Vamos te explicar quais são as nossas principais soluções com o uso da API. Confira!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.