Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

O que é um API e como ele pode ajudar a sua clínica?

O que é um API e como ele pode ajudar a sua clínica?

A integração de uma empresa, como um todo, entre pessoas, dados, informações e outros, já é um assunto cada vez mais difundido. Além disso, quando o tema envolve o uso de um sistema, a realidade não é muito diferente e, por esse motivo, entender o que é um API se tornou ainda mais importante.

Com esse tipo de ferramenta em mãos, é possível que controlemos todo tipo de conteúdo existente na empresa e com o máximo possível de segurança em mãos. Independentemente do tipo de linguagem, o API realizará a interface necessária para prover todos os dados que são pertinentes aos usuários envolvidos.

Se a sua clínica já conta com sistemas de gestão de processos, mas ainda precisa se aprofundar quanto à integração, aproveite a leitura deste texto, pois nele explicaremos como ajudar o seu negócio!

Entenda o que é um API

Pela tradução da sigla API, que representa “Application Programming Interface”, temos “Interface de Programação de Aplicativos”. Em poucas palavras, é um conjunto de ideias e técnicas que permitirá que diferentes sistemas, por exemplo, de gestão financeira, de pacientes e de operações no caso, exames e outros possam ser integrados.

A partir da implantação dessa interface, é possível que tenhamos todos os processos gerenciais integrados, tornando democrático e funcional o acesso às informações. Essa aplicação melhora a produtividade e também faz com que todo o trabalho da sua clínica de exames seja mais estratégico.

Confira alguns dos benefícios que você terá com um API

Maior segurança

Quanto mais segurança há, menores são os riscos de exposição do negócio, dos colaboradores, dos fornecedores e, principalmente, de pacientes. Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), esse tipo de cuidado deverá ser redobrado. Aqui, um API tem como objetivo controlar, em um ambiente só, todas as informações, evitando qualquer tipo de vazamento.

Redução do trabalho manual

Outra solução processual com o API é a automatização de diversas tarefas, principalmente daquelas analíticas, que demandam maior tempo para gerar tomadas de decisão. Quando trabalhamos com esse desenvolvimento, estamos tirando atividades que demandam tempo operacional e proporcionando maior espaço para focar aquilo que é mais estratégico para o seu negócio.

Maior agilidade

Como consequência do item anterior, a redução do esforço em tarefas manuais torna a execução de simples atividades mais precisa e com mais agilidade. Esse tipo de vantagem será fundamental para tornar melhor a qualidade dos dados e aprimorar a experiência dos pacientes com um atendimento mais humanizado.

Redução do volume de dados

Quanto melhor é a integração de sistemas e dos dados em relação ao software, mais superior será a perfomance da plataforma da clínica. A restrição da manipulação de dados pode proporcionar um melhor aproveitamento do conteúdo e, consequentemente, uma análise mais aprofundada dos dados, evitando, assim, o uso inadequado do armazenamento do servidor.

Você também pode gostar desses conteúdos:

 

Hoje, é fundamental, além de entender o que é um API, garantir que a sua aplicação esteja presente em todos os processos organizacionais e permitir a integração de informações. Além disso, é necessário contar com empresas desenvolvedoras especialistas no segmento e que possam assegurar que você e que o seu negócio crescerão absorvendo ao máximo os benefícios desse conjunto de ferramentas. O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um sistema de gestão de clínicas e de consultórios que possibilita a confirmação de consultas por e-mail, a prescrição de medicamentos integrada ao bulário, o controle do tempo de espera, entre outras funcionalidades.

Já que estamos falando de uma empresa especialista no assunto, aproveite para conhecer o Clínica nas Nuvens! Vamos te explicar quais são as nossas principais soluções com o uso do API. Confira!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.