Tipos de receita médica: conheça as diferenças entre as receitas e saiba identificar a correta para o paciente

Tipos de receita médica: conheça as diferenças entre as receitas e saiba identificar a correta para o paciente

Compreender quais tipos de receita médica devem ser preenchidos para cada atendimento é uma das funções dos profissionais da saúde, mas ainda existem muitas dúvidas acerca disso.

Pensando nisso, criamos este material para ajudar você a entender quais tipos de receita médica existem, o que significa cada um deles e como as receitas médicas online podem ser úteis no dia a dia da sua clínica. Acompanhe o texto e fique por dentro!

Os tipos de receitas médicas

Existem vários tipos de receita médica que chegam às farmácias diariamente. Obviamente, cabe tanto ao médico quanto ao farmacêutico entender qual é o papel, a cor e o tipo certo de receita a preencher.

Agora, veja quais são os tipos de receita médica existentes no nosso país, como cada uma delas deve ser preenchida e quais são as diferenças entre as prescrições.

Receita Branca Simples

A prescrição médica simples é um tipo de receituário de cor branca que, na verdade, é usado para medicamentos que não exigem prescrição. Pode parecer contraditório, mas é isso mesmo.

É sempre recomendado procurar um médico que prescreva o remédio certo para determinado diagnóstico. Então, para remédios mais “simples”, ele usa esse tipo de receita.

Receita Branca Especial

A receita especial é utilizada para medicamentos de uso controlado. Neste caso, ela também é feita de um papel na cor branca, mas é emitida em duas vias: uma fica com o paciente e a outra, com a farmácia.

Os remédios que podem ser prescritos nesse caso são, por exemplo, antibióticos, antirretrovirais e imunossupressores. Além disso, a validade desse tipo de receita é de até 30 dias.

Receita Azul

A receita médica azul é indicada para medicamentos que causam dependência ou anorexígenos, também conhecidos como moderadores de apetite. Ela só pode ter um medicamento prescrito, vale até 30 dias e tem um número que serve como controle para as vigilâncias sanitárias regionais.

Receita Amarela

Alguns tipos de receituários, como a já citada azul e a amarela agora, são muito específicos e requerem mais controle e cuidado. No caso da receita amarela, ela é indicada para medicamentos com alto poder de dependência, como os psicotrópicos e entorpecentes.

Mais uma vez, esta receita tem validade de 30 dias no máximo e a quantidade de medicamento que pode ser receitada também corresponde a 30 dias de tratamento no máximo.

como atender pacientes por telemedicina

Sobre a receita médica online

Agora que você já sabe quais são os tipos de prescrição médica, vamos falar sobre tecnologia. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, principalmente nos meios digitais, tem se tornado cada vez mais comum o uso da receita médica online. Clínicas, hospitais e vários centros de saúde já utilizam esse recurso.

A receita médica online proporciona muito mais agilidade, segurança e controle para todos os envolvidos: médico, paciente e farmacêutico. Por ser um documento digital integrado com software, com ela, tudo fica mais fácil.

Sobre as questões legais, os médicos precisam de um certificado digital para emitir a receita médica online, que deve ser expedido pela ICP-Brasil. Esse certificado também é necessário para os farmacêuticos. Em relação ao paciente, é tudo muito tranquilo, pois ele recebe o documento enviado pelo médico por WhatsApp ou e-mail e pode pegar o medicamento na farmácia utilizando o próprio celular.

Telemedicina

Tenha o Clínica nas Nuvens na gestão da sua clínica

Com Clínica nas Nuvens (sistema para clínicas), você tem a gestão completa do seu negócio, o que integra todos os setores da clínica, trazendo muito mais agilidade e dinamismo para o ambiente de trabalho.

Além disso, o Clínica nas Nuvens tem uma funcionalidade específica que é justamente a telemedicina. Com ela, você faz a consulta com seu paciente de qualquer lugar do mundo, podendo gerar e enviar a receita digital.

Isso acontece sem que o paciente se preocupe com a insegurança dos seus dados, pois nossa ferramenta proporciona tudo com total segurança. O nosso sistema para clínicas possui o mesmo nível de segurança utilizado nas instituições bancárias.

Sobre a questão dos pagamentos, a telemedicina do Clínica nas Nuvens tem integração com cartão de crédito. Portanto, logo após a consulta, o paciente já pode efetivar o pagamento usando o próprio cartão.

Sobre outros recursos da telemedicina do Clínica nas Nuvens

Em relação aos outros recursos da telemedicina, você pode preencher o prontuário eletrônico e compartilhá-lo com seu paciente em tempo real. Além disso, o prontuário do nosso software para clínicas pode ser personalizável como você quiser, se adaptando perfeitamente às necessidades da sua clínica.

É claro que existem muitas outras ferramentas da telemedicina para explorar, e cabe a você conhecê-las conforme as utiliza no dia a dia da sua clínica.

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se