Nos últimos tempos, as pessoas têm, cada vez mais, optado por maneiras alternativas de efetuar pagamentos nos mais diversos tipos de transações e estabelecimentos. Recursos como cartão – de crédito e débito – são mais frequentes.
Em clínicas e consultórios de grandes centros, essa é uma prática que já está disponível e tem trazido benefícios não somente aos profissionais da saúde, mas também aos pacientes.
Vantagens
Apesar de uma boa parte da população utilizar planos de saúde – e, assim, os pagamentos serem mediados pelo próprio plano -, há outra fatia a ser explorada que faz transações via cheques, cash e, como vimos, cartões de crédito e débito.
Dessa maneira, disponibilizar uma forma de pagamento que vem crescendo entre os consumidores é uma iniciativa inteligente de quem quer crescer no mercado. As clínicas e consultórios podem, por exemplo, para se certificar da viabilidade e do retorno, fazer uma breve pesquisa de mercado sobre a oferta da solução.
A partir dos resultados, fica mais fácil tomar uma decisão mais assertiva. Outras vantagens também podem ser levadas em consideração:
– Redução do risco de inadimplência;
– Agilidade no pagamento;
– Opções de pagamento: crédito (à vista/parcelado) ou débito (direto na conta ou parcelado);
– Vantagem competitiva.
Além disso, com a evolução tecnológica e o uso mais frequente de sistemas para gestão de consultórios e clínicas, é possível integrar essas ferramentas e tornar o atendimento e a organização financeira mais eficientes e mais rápidos.
Pontos a serem considerados
É claro que é preciso considerar o outro lado da moeda, de alguns cuidados para que essa forma de pagamento realmente seja eficaz. Pontos como clonagem, custos com aluguel e manutenção de máquinas – que são por conta do estabelecimento -, precisam ser considerados.
Entenda melhor como tornar a gestão da sua clínica ou consultório eficiente neste post: Saiba porque você precisa eliminar a papelada para o sucesso da sua clínica.