Por que disponibilizar pagamento via cartão de crédito na clínica?

Por que disponibilizar pagamento via cartão de crédito na clínica?

Nos últimos tempos, as pessoas têm optado cada vez mais por maneiras alternativas de pagar por bens e serviços nos mais diversos tipos de transações e estabelecimentos. Por isso, disponibilizar pagamento via cartão de crédito é a principal estratégia adotada por empresas.

Em clínicas e consultórios de grandes centros, essa prática já está disponível e traz benefícios não somente aos profissionais da saúde, mas também aos pacientes. Para entender mais sobre os benefícios do cartão de crédito, continue a leitura deste conteúdo. 

Vantagens de oferecer pagamento via cartão de crédito

Apesar de uma boa parte da população utilizar planos de saúde, e os pagamentos na clínica serem mediados pelo próprio plano, há outra fatia a ser explorada. Parte dos indivíduos não possui plano de saúde e opta por fazer transações via cheques, dinheiro (físico ou PIX) ou cartões de crédito e débito na hora de contratar um serviço.

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro trimestre de 2022, o pagamento via cartão de crédito cresceu 42,4% em comparação com o período de janeiro a março de 2021. 

Os brasileiros apostam cada vez mais no pagamento via cartão de crédito na hora de adquirir um produto ou contratar um serviço. Portanto, disponibilizar uma forma de pagamento que cresce entre os consumidores é uma iniciativa inteligente de crescer no mercado e atrair mais clientes. 

Clínicas que ainda não oferecem essa opção podem realizar uma pesquisa e identificar a melhor maneira de implementar esse método de cobrança. A partir dos resultados obtidos, fica mais fácil tomar uma decisão mais assertiva, identificando os benefícios oferecidos à empresa e aos pacientes. 

Outras vantagens também podem ser levadas em consideração:

  • redução do risco de pacientes inadimplentes; 
  • agilidade no pagamento e no recebimento; 
  • mais pacientes atraídos para a empresa por conta da facilidade do pagamento via cartão de crédito;
  • vantagem competitiva. 

Além disso, com a evolução tecnológica e o uso mais frequente de sistemas para gestão de consultórios e clínicas, é possível integrar essas ferramentas, tornando o atendimento e a organização financeira mais eficientes e rápidos.

Software para clínicas

Pontos a serem considerados 

É preciso observar o outro lado da moeda: há alguns cuidados para o pagamento via cartão de crédito realmente ser eficaz. Clonagem, custos com aluguel e manutenção de máquinas, por conta do estabelecimento, precisam ser considerados.

Essas questões devem ser analisadas durante a pesquisa, identificando a melhor forma de oferecer o cartão de crédito na clínica, tendo em vista os benefícios garantidos.  

Ao identificar uma boa empresa parceira para auxiliar nisso (fornecedora de maquininha para cartão de crédito, banco e software de gestão de pagamentos, por exemplo), tudo fica mais benéfico. 

Pagamento recorrente

Falando em benefícios, outro ponto positivo que o cartão de crédito oferece é a possibilidade de pagamento recorrente. Diferentemente do parcelamento disponível pelo cartão, essa opção funciona como uma cobrança de mensalidade que não usa o limite total do cartão de crédito.

Supondo que o cliente contrate um serviço da clínica, ele pode parcelar e ter o valor descontado a cada mês, sem implicar com o limite disponível. Essa é a forma que a Netflix realiza a cobrança aos usuários, por exemplo. 

É um jeito simples, eficiente e facilitado, tanto para a empresa quanto para o cliente, que não precisa se preocupar em ter um limite específico no cartão na hora de contratar um serviço da clínica. 

glosas

Pagamento online

Outro benefício que o cartão de crédito oferece para clínicas é a possibilidade de pagamento online. Caso o paciente opte por uma consulta por telemedicina, por exemplo, ele consegue realizar o pagamento de maneira digital.

Da mesma forma, clínicas que oferecem a opção de agendamento online podem fazer a integração da agenda médica com a cobrança por cartão de crédito no próprio site da clínica. Assim, quando o paciente realiza o agendamento, já pode efetuar o pagamento via cartão com muito mais facilidade e rapidez. 

Como fazer a gestão dos pagamentos recebidos por cartão de crédito?

Afinal, como fazer a gestão dos pagamentos recebidos por cartão de crédito? Felizmente, hoje, é possível contar com a tecnologia para auxiliar nesse processo. 

Com um sistema de cobranças, por exemplo, o gestor da clínica acompanha todas as entradas realizadas por meio de cartão de crédito de forma simples e rápida, pois todo o processo é feito automaticamente. 

Após o cliente pagar com cartão de crédito, o sistema logo registra e identifica a entrada feita, autorizando o profissional de saúde a prosseguir com a realização da consulta. 

Em caso de pagamento recorrente, o sistema identifica os valores que o paciente deve pagar a cada mês, a data de vencimento e as parcelas restantes do serviço contratado. Todo esse acompanhamento pode ser feito de um único lugar, de forma segura. 

Conheça o sistema de cobrança do Clínica nas Nuvens

Quando o assunto é sistema de cobrança e pagamento online, o Clínica nas Nuvens é um dos melhores softwares do mercado. Por meio dele, é possível fazer toda a gestão dos valores recebidos por cartão de crédito, acompanhando prazos e prevendo valores futuros. 

Para saber mais sobre os benefícios que o software para clínicas oferece, basta acessar o site. Conheça mais sobre o sistema de cobranças e tudo que ele oferece para as empresas de saúde.

Você também pode gostar destes conteúdos:

evite fraudes na clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se