Pagamento online: facilidade e praticidade para clínicas e médicos

Pagamento online: facilidade e praticidade para clínicas e médicos

O pagamento online é um método que permite aos usuários realizarem transações financeiras através da internet. É uma alternativa segura, rápida e conveniente, que beneficia tanto o consumidor quanto o fornecedor de produtos ou serviços.

No caso de clínicas, esse modelo pode ser facilmente implementado e melhorar ainda mais a forma de atender os pacientes,  fazendo toda a diferença na hora dele realizar o pagamento. A seguir, confira mais sobre esse assunto. 

Como cobrar o paciente de forma online

Cada vez mais, os brasileiros estão optando pelo pagamento online na hora de adquirir um serviço ou produto. De acordo com pesquisa feita pela FIS em parceria com a Ipsos, mais de 50% dos entrevistados afirmaram ter utilizado o pagamento online em 2021. Um percentual maior comparado ao levantamento do ano anterior. 

Aliado com essa tendência, as clínicas também podem adotar a cobrança online  como um método de pagamento para diferentes situações rotineiras. Imagine, por exemplo, que uma clínica de psicologia atende pacientes de todo o país de forma virtual, por meio de uma teleconsulta. 

Nesses casos, é normal que a clínica conte com um canal onde o paciente agende a consulta online e já realize o pagamento pela plataforma, que pode ser o próprio site da clínica. 

Em outros casos, mesmo que a consulta aconteça presencialmente, a clínica pode enviar um link de pagamento para o paciente de forma antecipada, permitindo que ele realize o pagamento antes do atendimento acontecer. 

Para fazer toda a gestão disso e saber como cobrar paciente de forma online, as clínicas podem utilizar um software de gestão que ofereça um sistema de cobranças facilitado, permitindo realizar as cobranças onlines aos pacientes e acompanhar os pagamentos realizados. 

Além de facilidade, esse método oferece mais segurança de recebimento para as clínicas, o que nem sempre acontece quando a cobrança é feita por outros métodos, como boleto ou cheque. Mas além desse benefício a cobrança online também oferece outras vantagens. 

Integração contábil

Vantagens que o pagamento online oferece para clínicas e profissionais da saúde

Existem diversas vantagens do pagamento online para clínicas e profissionais da saúde. A seguir, conheça as principais vantagens do pagamento online para esse público. 

  • Agilidade: o pagamento online é um processo rápido e eficiente, que permite aos médicos receberem o pagamento pelos serviços prestados de forma mais ágil. Para os pacientes, também se torna mais fácil, pois deixa de ser necessário se deslocar até um banco, lotérica ou ir até a clínica, por exemplo.
  • Redução de custos: o pagamento online elimina a necessidade de papel, o que muitas vezes ainda é necessário quando a clínica opta por pagamentos por meio de boletos, por exemplo. 
  • Automatização: com a automatização do processo de faturamento e pagamento, as clínicas podem reduzir a carga de trabalho administrativo, permitindo mais foco em atividades clínicas.
  • Integração com softwares de gestão: a maioria dos softwares médicos de gestão já possuem integrações com plataformas de pagamento online, o que torna o processo de cobrança mais fácil e seguro, assim como a administração dos valores recebidos. 
  • Maior controle financeiro: com o pagamento online, os médicos podem ter um maior controle financeiro, com informações mais precisas e atualizadas sobre os recebimentos e pagamentos realizados.
  • Mais segurança: o pagamento online para médicos oferece mais segurança, com a utilização de softwares que contam com criptografia e outras tecnologias que protegem as transações financeiras.
  • Maior competitividade no mercado: o pagamento online pode tornar a clínica mais competitiva, permitindo que ofereça uma experiência de pagamento mais moderna e conveniente para os pacientes.

Para conhecer mais sobre as vantagens do pagamento online para clínicas e médicos, acesse também o conteúdo: Importância do pagamento online para clínicas de saúde.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Software de gestão: a melhor opção para administrar os pagamentos onlines

Quando a clínica opta por oferecer o método de pagamento online, é importante, antes de tudo, encontrar uma ferramenta que ofereça suporte para fazer a administração de todo o processo. 

Hoje, é possível utilizar um software de gestão e unificar todos os processos em um único lugar, incluindo o controle dos pagamentos online. Com essa solução, a clínica consegue gerar links de pagamento, enviar cobrança para paciente online  e fazer o acompanhamento e gestão de todos os valores recebidos ou pendentes. 

Assim, caso a clínica realize atendimentos à distância, por meio da telemedicina, fica fácil realizar a cobrança e o recebimento, pois tudo é integrado e feito com total facilidade e rapidez. 

Da mesma forma, as clínicas podem disponibilizar aos pacientes agendamento online, integrando a agenda ao controle financeiro da clínica e realizar a cobrança totalmente digital, permitindo que o pagamento seja feito pelo paciente pelo site da clínica, por exemplo, com total segurança. 

Conheça o Clínica nas Nuvens e facilite a forma de cobrança na sua clínica

Como você viu neste conteúdo, o pagamento online é uma excelente alternativa para clínicas e médicos que buscam praticidade e segurança na hora de receber pelos serviços prestados, além de trazer benefícios para a gestão financeira do negócio. 

Caso sua clínica ainda não conte com um sistema de cobranças, conheça o Clínica nas Nuvens e confira todas as vantagens que ele pode oferecer para o seu negócio e para seus pacientes. 

sistema de gestão para clínica
Compartilhe
Ana Paula Dornelles

Ana Paula Dornelles

Redatora engajada na criação de conteúdos sobre tecnologia, mercado e gestão de clínicas. O foco é entregar informações e dicas relevantes, que auxiliem no dia a dia de profissionais da área da saúde.
Compartilhar Inscreva-se