Saiba tudo sobre a Memed receita digital

Saiba tudo sobre a Memed receita digital

As receitas digitais têm mudado a vida dos profissionais de saúde, pois simplificam a interação entre médico e paciente com a possibilidade, inclusive, de enviar a receita por Whats ou E-mail, por exemplo. Mas o assunto todo é mais amplo e, por isso, vamos agora de Memed receita digital.

Vamos falar sobre o que é a Memed receita digital e como ela pode ajudar a acelerar os processos na sua clínica, otimizando tempo dos profissionais e tornando tudo mais prático e assertivos

Acompanhe o conteúdo e fique por dentro do assunto, absorvendo os benefícios da Memed receita digital, e como ela pode funcionar integrada a um software de gestão de clínicas. Boa leitura!

O que é Memed receita digital?

A Memed receita digital é uma plataforma online e gratuita, que nasceu em 2011. Ela permite aos profissionais de saúde, como o médico, consultar remédios com até 60 mil informações detalhadas. Estas informações são sempre atualizadas, em tempo real, para que as receitas médicas estejam sempre organizadas.

É, de fato, um banco de dados com grande número de informações sobre medicamentos, para que os médicos possam acessar rapidamente e incluir os dados nas suas prescrições médicas. 

Com a evolução da tecnologia, a Memed receita digital tornou-se um aplicativo que disponibiliza aos pacientes a cópia da receita, seja por link ou SMS e, até mesmo, dispões de uma comparação entre remédios, analisando os preços em diversas farmácias e passando isso para o paciente.

A proposta da Memed

A proposta da Memed é fazer com que o médico consiga elaborar sua prescrição médica da forma mais fácil e prática possível, sem erros e atrasos, encontrando tudo o que precisa em pouco tempo. Que a jornada do profissional através da prescrição seja a mais dinâmica e assertiva.

O médico vai encontrar qualquer medicamente e mesmo exames, hoje em dia, utilizando a receita Memed, e já a partir de 2018, ele não precisa utilizar apenas o site para isso, pois pode baixar o aplicativo. 

Além disso, também é possível fazer a integração da plataforma Memed, ou seja, da prescrição médica elaborada com a ajuda da receita digital Memed, com o prontuário eletrônico, por exemplo.

A transformação na clínica é ampla

São muitos benefícios e condições que trazem uma verdadeira transformação no ambiente de trabalho das clínicas médicas, fazendo com os médicos possam atuar com muito mais agilidade e tranquilidade. Vejamos mais benefícios nos tópicos seguintes! 

Agora, vamos entender as nuances entre prescrição médica e a assinatura digital, para que servem e qual a correlação entre estas áreas diante do trabalho do médico na clínica.

Telemedicina

Receita médica online e assinatura digital

É importante entender esta questão que envolve receita médica e assinatura digital, ou seja, como funciona a receita médica online e como o médico pode prescrever medicamentos e enviar ao paciente.

Para você poder assinar a prescrição médica, você vai precisar de um certificado digital para pessoa física, no padrão ICP-Brasil, que é uma infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. 

Com o certificado digital, você terá acesso a assinatura digital, para poder garantir a validade jurídica da receita que você está elaborando e encaminhando para seu paciente. O paciente leva até a farmácia e o farmacêutico, com a Memed dispensação, executa a dispensação da receita.

Desde 2020, com a medida provisória Nº 983, a assinatura digital ganhou juridicidade, sendo desburocratizada. Com isso, os médicos que estiverem seguindo todas as regras poderão receitar através da Memed, sem maiores problemas.

Benefícios da Memed receita digital

Vamos pontuar alguns benefícios que a Memed tem para que você tenha uma ideia de todo o potencial desta plataforma e passe a utilizá-la na sua clínica, para simplificar sua vida:

  • Primeiramente, é o maior banco de medicamento do país, com um banco de dados atingindo a marca de mais de 60 mil medicamentos;
  • Hoje já são em torno de 120 mil médicos cadastrados na Memed;
  • Atualmente, são mais de 30 mil farmácias que aceitam as receitas digitais;
  • O acesso e o envio da receita para o paciente ficam mais fáceis e podem ser enviados por SMS, Whats ou E-mail;
  • O paciente pode acessar sua receita pelo celular. E caso ele precise de uma nova receita, pode pedir para o profissional fazer uma nova, através da Memed, e enviar para ele.
  • Integração com sistemas de gestão como o Clínica nas Nuvens para se conectar com o Prontuário Eletrônico, e a integração com as farmácias para o recebimento de prescrições digitais.
  • Com a Memed, há uma grande redução de custos na clínica, nos consultórios ou outros locais de saúde, pois há redução do uso de papel, prateleiras, carimbos e outros aparatos.
  • A segurança é total, pois tudo fica salvo na nuvem e só é possível que sejam acessadas por pessoas autorizadas, com criptografia e senhas personalizadas.

Estes são alguns benefícios que você encontra utilizando a Memed para trazer melhorias tecnológicas e gerar maior bem-estar no seu espaço de trabalho como um todo.

Prontuário eletrônico

Como funciona a prescrição com Memed no Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens, software de gestão para clínicas, está integrado com a Memed e, quando os profissionais de saúde forem criar suas receitas, podem utilizar a Memed através do Clínica nas Nuvens.

Além disso, como nosso software médico online é totalmente integrado com todos os outros setores da clínica, como agenda médica online, controle financeiro, sistema de cobranças, integração contábil e muitos outros, também é integrado com o prontuário eletrônico.

Desta maneira, é possível usar a Memed para a elaboração da receita e incorporá-la ao prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens. Tudo fica mais prático e eficiente para o médico e para o paciente.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se