Medicina de Precisão: o que é e como utilizar na sua clínica

Medicina de Precisão: o que é e como utilizar na sua clínica

Com os avanços científicos, a Medicina não para de se transformar, aperfeiçoando as técnicas e integrando-se com outras áreas. O objetivo é entregar diagnósticos cada vez mais eficientes e soluções cada vez melhores, como é o caso da Medicina de Precisão.

Neste conteúdo, trouxemos algumas informações relevantes sobre a Medicina de Precisão. Acompanhe o texto para entender o que é, como pode ser benéfica tanto para as clínicas quanto para os pacientes e de que modo pode ser utilizada na sua clínica.

Medicina de Precisão: o que é?

Para ilustrar o que é Medicina de Precisão, vamos utilizar como exemplo a atriz americana Angelina Jolie e a repercussão mundial que sua decisão gerou, resultando em uma série de debates e discussões.  

Poucos anos atrás, a informação de que a Angelina Jolie iria retirar os seios, ou seja, fazer uma cirurgia de mastectomia dupla, saiu em vários sites de notícias do mundo todo.

Na época, o mundo ficou em choque. Ninguém entendia por qual motivo uma celebridade, bonita, jovem e saudável passaria por um tratamento médico para retirada dos seios. O fato é que Angelina tinha procurado vários especialistas antes de tomar essa decisão. Nada foi feito por questões estéticas ou pura vaidade.

Ela descobriu que existe uma carga genética muito forte, ligada ao câncer de mama na família. Tias já haviam tido a doença e, poucos anos antes, a própria mãe da atriz morreu devido a essa condição.

A decisão da atriz foi baseada em estudos e probabilidade, por uma análise específica e individual, que apurou as condições que ela poderia viver no futuro. É possível usar esse exemplo para ter uma visão singular da Medicina de Precisão.

A Medicina de Precisão é um método em profundo crescimento, levando em conta questões genéticas, biológicas, ambientais e outras para determinar o melhor caminho para tratar a pessoa.

O conceito é diferente da Medicina tradicional, que enxerga o paciente de uma maneira mais universal, como se os mesmos remédios e os mesmos tratamentos servissem para todas as pessoas com determinados sintomas.

A Medicina de Precisão leva em consideração questões muito particulares de cada indivíduo, antes de determinar o que e como tratar o problema. Como o próprio nome diz, é muito mais precisa.

Software para clínicas -  Medicina de Precisão

Quais são os benefícios da Medicina de Precisão?

A ideia principal da Medicina de Precisão é que cada pessoa atendida tenha um tratamento que avalie histórico de vida, em vez de apenas sintomas e dores.

Neste tratamento personalizado, é feita uma avaliação geral do paciente para ter uma noção ampla e abrangente do indivíduo. Para isso, é possível que até testes genéticos sejam pedidos.

Além disso, com o avanço da tecnologia e dos estudos científicos, hoje, já sabemos que os medicamentos, por exemplo, trazem resultados distintos quando aplicados em diferentes pessoas.

Nesse cenário, depois de fazer exames e ter todas as informações pertinentes sobre a saúde do paciente, o ideal é contar com medicamentos personalizados, que se adequem exatamente ao corpo do indivíduo.

De fato, isso já existe, não apenas com o avanço da Medicina de Precisão, mas com o trabalho executado em farmácias de manipulação, onde os médicos podem indicar exatamente as doses certas de determinado remédio para o paciente.

São muitas as vantagens em contar com uma avaliação mais precisa da saúde da pessoa. Isso porque cada corpo reage de uma maneira diferente quando é atingido por determinadas doenças e entra em contato com determinados produtos, drogas, receitas, tratamentos, etc.

No mais, tudo ainda é muito recente no Brasil, visto que, apenas em 2017, foi criada a Associação Brasileira de Medicina Personalizada e de Precisão. O órgão chegou com a missão de unir instituições, escolas, entusiastas e profissionais para trabalhar em conjunto e difundir essa vertente da Medicina.

Prontuário eletrônico

Como utilizar a Medicina de Precisão na sua clínica?

Como se trata de algo ainda novo no mercado, é preciso tomar algumas ações para trazer esse conceito para o ambiente de trabalho. Antes de tudo, os profissionais da clínica precisam estar em sintonia com essa nova vertente.

Além disso, é preciso ter vários especialistas. A ideia de um clima multidisciplinar é um pré-requisito para a Medicina de Precisão, já que os diferentes pontos de vista e atendimento mais humanizado proporcionam uma melhor experiência para tratar o paciente.

Além de equipamentos e locais próprios para exames, é preciso ter um espaço adequado para cada profissional executar sua função com conforto e tranquilidade. Investir em uma estrutura personalizada faz muita diferença!

No mais, é elementar que as novas tecnologias façam parte do universo dos profissionais. Ter softwares médicos de gestão para o ambiente na clínica ser mais dinâmico e interativo, proporcionando maior integração entre todos os setores, é um ponto muito relevante para a Medicina de Precisão acontecer.

Falando em precisão e integração, escolha o software certo

É claro que estamos falando do Clínica nas Nuvens, o software para clínicas que integra todos os setores e faz a gestão do seu negócio de maneira simples e prática.

Com o Clínica nas Nuvens, você tem uma experiência diferenciada. É possível utilizar várias funcionalidades, como telemedicina, agenda médica online, prontuário eletrônico, business intelligence, atendimento do paciente, marketing médico, integração contábil, faturamento TISS, controle financeiro e muito mais.

Muitas clínicas estão trocando seus sistemas médicos pelo Clínica nas Nuvens. Hoje, já são mais de 14 mil profissionais utilizando o sistema, mais de 7 milhões de prontuários, 10 milhões de agendamentos e mais 1 bilhão em transações anuais.

Você precisa proteger a saúde do seu negócio utilizando um software para clínicas que realmente organize a casa, otimize o tempo dos profissionais, agilize as rotinas e seja seguro, prático e eficiente.

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se