Boas práticas para a consulta online: como encantar o paciente 

Boas práticas para a consulta online: como encantar o paciente 

É indiscutível que a telemedicina chegou para ficar. Segundo pesquisa do Grand Research Review, do ano passado até 2030, a modalidade deve ter um crescimento anual de 24,0%. Mas engana-se quem pensa que para ter sucesso basta ser um bom profissional. Há uma série de boas práticas na consulta online que devem ser seguidas para encantar o paciente durante o atendimento online.  

As consultas online tornaram-se uma ferramenta valiosa para conectar profissionais de saúde e pacientes. Então este artigo explora as boas práticas essenciais que as clínicas podem adotar para proporcionar uma experiência de consulta online excepcional, desde a anamnese até após o atendimento. Veja! 

Telemedicina

Motivos para aplicar boas práticas na consulta online 

Aplicar boas práticas na consulta online é essencial para garantir a eficácia e a qualidade do atendimento virtual. A eficiência no processo é aprimorada, permitindo interações fluidas e sem obstáculos desnecessários. 

Além disso, as boas práticas na telemedicina asseguram que os padrões de qualidade da consulta presencial sejam mantidos, garantindo precisão no diagnóstico e tratamento. A personalização e as facilidades da teleconsulta, junto com a empatia, contribui para um atendimento humanizado, ajudando na experiência do paciente. 

Ao adotar as boas práticas abaixo desde o início, os profissionais de saúde estão se preparando para uma integração mais suave e eficiente da consulta online no cenário médico do futuro.  

Como fazer uma consulta online 

Como fazer uma consulta online? A realização de consultas online eficazes requer uma abordagem estruturada e bem definida. Selecione uma plataforma de telemedicina confiável que ofereça recursos como videoconferência de qualidade, compartilhamento de tela e segurança robusta.  

Assegure-se de que seja fácil para pacientes e médicos acessarem e utilizarem a plataforma e que todos estejam confortáveis com as ferramentas, garantindo uma experiência online positiva. Após a definição da sua plataforma de telemedicina, basta seguir os passos seguintes para boas práticas na consulta online. 

  1. Comunicação empática 

Utilize linguagem clara e empática durante a consulta, transmitindo segurança e compreensão. Estabeleça uma relação virtual que vá além da transmissão de informações, gerando confiança e tranquilidade. 

Como aplicar: um sistema de gestão para clínicas com telemedicina pode aprimorar a comunicação empática durante as consultas online. Recursos avançados de videoconferência, áudio claro e uma interface intuitiva permitem uma interação mais próxima entre médico e paciente.  

Além disso, o sistema para clínicas pode incluir ferramentas de comunicação instantânea, como chatbot para WhatsApp, proporcionando um canal adicional para esclarecimentos e dúvidas após a consulta. 

Chatbot para WhatsApp
  1. Personalização da experiência 

Adapte a teleconsulta às preferências do paciente, criando um ambiente virtual acolhedor. Isso pode incluir o reconhecimento de preferências de comunicação e o fornecimento de informações relevantes e compreensíveis. 

Como aplicar: use um sistema para clínicas que contam com a telemedicina como recurso. Informações personalizadas, como histórico médico, lembretes e informações importantes da saúde do paciente, proporcionam um ambiente virtual mais acolhedor e uma boa experiência. 

  1. Anamnese online 

Faça uso de questionários online para coletar informações de forma eficiente e personalizada. As respostas da anamnese online ajudam a garantir que as informações essenciais sejam obtidas de maneira completa e precisa. 

Ao realizar a anamnese online, adote uma abordagem centrada no paciente, fazendo perguntas detalhadas e fornecendo espaço para que o paciente compartilhe informações relevantes. Isso contribui para um entendimento claro da saúde do paciente. 

Como aplicar: questionários online interativos vindos de um software médico, coletando as informações do paciente e preenchendo o perfil do paciente de maneira eficiente e centralizada, contribuindo para uma anamnese mais completa e precisa. 

  1. Verificação de conexão e segurança da informação 

Recomende que pacientes realizem uma verificação prévia da conexão de internet para evitar interrupções durante a consulta. Essa prática simples pode melhorar significativamente a qualidade da experiência online. 

Outro ponto é certificar-se de que a plataforma de telemedicina atende às normativas de segurança e privacidade. Explique aos pacientes as medidas tomadas para proteger suas informações e incentive a utilização de conexões seguras durante a consulta. 

Como aplicar: Basta se assegurar de que o sistema escolhido atende as normativas de segurança para ter a confiança de uma teleconsulta de confiança 

  1. Otimização do tempo 

O tempo é um recurso valioso em consultas online, e sua otimização beneficia ambas as partes. Utilize sistemas de agendamento online eficientes para otimizar o tempo. Isso inclui a confirmação automática de consultas e a redução do tempo de espera virtual. 

Implemente follow-ups personalizados e estratégicos para maximizar o valor das consultas online. Isso pode incluir o envio de informações adicionais, lembretes de cuidados posteriores e a oferta de suporte contínuo. 

Como aplicar: é possível que simples aplicações de telemedicina não seja o suficiente. Buscar sistemas completos e que atendam objetivos adicionais de envio de lembretes, confirmação de consultas e ações de pós-atendimento, vai ajudar a tornar o tempo melhor aproveitado. 

  1. Explicando o processo 

Certifique-se de que o paciente compreenda o processo da consulta online. Explique como a tecnologia será utilizada, esclareça as etapas da consulta e esteja aberto para responder às dúvidas. Esse cuidado em informar é uma das práticas para encantar o paciente e contribui para a confiança mútua. 

Como aplicar: sistema para clínicas completos com telemedicina intuitiva, são fundamentais para que o paciente compreenda todos os passos e se concentre apenas no que importa. 

Um sistema completo para boas práticas na consulta online 

Ao adotar um software para clínicas com telemedicina, os profissionais de saúde podem efetivamente implementar essas práticas para encantar o paciente, proporcionando uma experiência de consulta online envolvente, segura e personalizada. 

Com o Clínica nas Nuvens é possível alinhar a eficiência na rotina médica com a prestação de um atendimento humanizado e centrado no paciente.  

Tenha a facilidade de um sistema para clínicas completo para as suas teleconsultas. Peça sua demonstração gratuita! 

Software médico
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se