Atendimento médico domiciliar: porque implementar na sua clínica

Atendimento médico domiciliar: porque implementar na sua clínica

O atendimento médico domiciliar, também chamado de home care, é um modelo que visa proporcionar bem-estar e mais conforto para os pacientes. Os clientes recebem assistência de qualidade nas próprias casas, sem exigir deslocamento até um hospital. 

Esse método cresceu nos últimos anos e virou a preferência de muitas pessoas. A seguir, entenda mais sobre o home care e saiba quais são os benefícios de implementar esse modelo de atendimento na sua clínica. 

O atendimento médico domiciliar no Brasil

O atendimento médico domiciliar é uma modalidade que oferece benefícios tanto para os pacientes quanto para instituições da saúde de modo geral. Para ter uma ideia, durante a pandemia de COVID-19, o home care cumpriu um importante papel de desafogar o sistema hospitalar. 

De acordo com o Núcleo Nacional de Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (Nead), em 2020, quando a crise sanitária atingiu o mundo, esse método de atendimento cresceu 15%. 

Além disso, segundo o último censo publicado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo Nead, em 2020, foram registrados 830 empresas de home care no país, assim como uma receita anual de R$ 10,6 bilhões. 

Isso mostra que os brasileiros estão considerando cada vez mais os benefícios desse método na hora de cuidar da saúde. Entre eles, estão: o conforto de estar em casa, o não enfrentamento de filas, a redução das chances de contrair infecções hospitalares, a atenção individualizada e a manutenção da rotina. 

agenda médica online

Porém, como exatamente uma clínica pode implementar o atendimento domiciliar nos processos? Como ele funciona? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre esse assunto.

Como o atendimento médico domiciliar funciona

Imagine, por exemplo, que um paciente idoso e com dificuldade de locomoção precise de acompanhamento médico particular domiciliar periodicamente. Por conta disso, a família decide realizar os tratamentos na própria casa, priorizando o conforto e a qualidade de vida. 

A partir desse momento, em vez dele ir até à clínica realizar as consultas necessárias, um médico desloca-se à residência do paciente, em horários e dias agendados. Assim, cabe à família ou ao próprio paciente a contratação de uma empresa específica para esse serviço. 

Esse método de atendimento também pode ser oferecido para pessoas que necessitam de internação e optam pelo acompanhamento de um profissional na própria casa em vez de um hospital. 

Para a clínica que fornece esse atendimento médico residencial, as vantagens são muitas, desde a diferenciação no mercado, já que a empresa se destaca em relação aos concorrentes que não oferecem esse modelo de atendimento, até a humanização nos atendimentos realizados. 

A seguir, confira de forma mais detalhada cada uma das vantagens que o serviço médico domiciliar oferece para instituições da saúde, independentemente da especialidade.

Atendimento médico domiciliar

Benefícios do atendimento médico domiciliar para clínicas

A prestação de serviço no formato de atendimento médico domiciliar particular oferece benefícios referentes ao faturamento, à fidelização de pacientes e ao destaque no mercado. Confira!

Diferenciação no mercado

Diferenciar-se da concorrência significa oferecer um serviço que os demais ainda não implementaram na gestão. Dessa forma, sabendo que a procura por home care está aumentando, vale colocar-se à frente dos concorrentes e oferecer esse serviço aos pacientes. 

Humanização nos atendimentos 

A humanização é um ponto essencial em qualquer atendimento médico. Pois, só assim, é possível criar uma relação de fidelização com o paciente. Quando o atendimento é realizado na própria casa do paciente, a chance de conquistá-lo torna-se ainda maior, fazendo com que ele não troque de profissional 

Mais lucratividade

Oferecer o modelo de consulta médica domiciliar particular é uma maneira de atrair mais pessoas, que buscam exclusivamente por atendimento realizado em domicílio. Quando a clínica oferece essa opção, além de atendimento presencial, a cartela de clientes aumenta, assim como o lucro. 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Normas técnicas necessárias à assistência médica domiciliar

Em 2003, o Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução n°1.668, principal legislação que regulamenta o exercício do atendimento médico domiciliar no Brasil. O documento traz normas técnicas que devem ser seguidas pelos profissionais e pelas instituições que oferecem esse tipo de serviço. Confira alguns pontos abaixo.

  • As empresas responsáveis pela assistência ao paciente internado em regime domiciliar devem ter convênio com hospital de retaguarda, que garanta a reinternação em casos que não seja possível continuar o tratamento domiciliar e exija a internação formal;
  • As empresas que prestam assistência em regime de internação domiciliar devem manter um médico de plantão 24 horas, para atendimento às   eventuais intercorrências clínicas; 
  • As  equipes  multidisciplinares  de  assistência a pacientes internados em  regime domiciliar devem dispor, sob a forma de contrato ou terceirização,  de profissionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia  Ocupacional,  Fonoaudiologia,  Serviço  Social, Nutrição e Psicologia;
  • O número máximo de pacientes internados no domicílio sob a responsabilidade de um único médico não pode exceder a 15;
  • Em  caso  de  óbito  durante  a  assistência  domiciliar, o médico do atendimento domiciliar que assistia o paciente assume a responsabilidade pela emissão da competente declaração.

Como a tecnologia ajuda no atendimento domiciliar

Como você viu até aqui, o atendimento médico domiciliar é um modelo de prestação de serviço que cresce, atraindo muitos pacientes e profissionais. Quando uma clínica opta por oferecer esse modelo, é importante contar com o suporte da tecnologia. 

Isso porque, na hora de visitar o paciente, é essencial estar com todas as informações sobre a saúde dele à mão. Da mesma forma, é imprescindível manter a agenda médica sempre atualizada, evitando enganos nos dias em que o atendimento deve ser realizado. 

Para isso, a melhor estratégia é contar com um software médico que oferece funcionalidades como prontuário eletrônico, agenda médica ou telemedicina. Isso possibilita que o atendimento também possa acontecer de forma virtual, conciliado com o atendimento presencial domiciliar. 

Com essas ferramentas, é possível garantir que o paciente seja atendido em casa com a mesma qualidade que um atendimento convencional. Da mesma forma, é uma maneira do médico acompanhar melhor a saúde do paciente durante o atendimento médico domiciliar. 

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Conheça o Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens é um software para clínicas que ajuda o profissional da saúde a oferecer um atendimento com mais qualidade e assertividade ao paciente. Com o sistema, é possível acessar todas as funcionalidades de qualquer lugar, onde o paciente estiver. 

Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre como oferecer um atendimento diferenciado aos pacientes, confira o blog post Como aumentar a satisfação dos pacientes na sua clínica?

Prontuário eletrônico
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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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