Como aumentar a satisfação dos pacientes é algo que todo gestor de clínica ou consultório médico deseja saber. Mas conquistar isso nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso adotar algumas atitudes, tanto na gestão como no atendimento.
Para ajudar nisso, neste conteúdo vamos mostrar algumas atitudes que devem ser tomadas para garantir a satisfação dos pacientes e como usar um sistema para clínica pode ser essencial. Fique atento às dicas e lembre-se que quando o paciente está feliz com o atendimento, é sinal de que a empresa e seus colaboradores estão entregando qualidade e cumprindo com as expectativas.
Então, continue lendo o conteúdo e confira como aumentar a satisfação dos pacientes!
Oferecer um atendimento humanizado
Humanizar o atendimento ao paciente é uma atitude essencial que não só o médico, mas todos os colaboradores da clínica devem adotar.
Isso porque, desde o primeiro contato, o paciente deseja sentir-se confortável e bem recebido. Portanto, não basta apenas incluí-lo em um horário na agenda e esperar que ele compareça até a clínica.
É preciso ir além e oferecer algo mais. Por exemplo, enviar mensagens em datas especiais, como o aniversário do paciente, é uma forma de mostrar que a equipe está atenta e se importa com ele. E não tem nada mais prazeroso do que ver o sorriso no rosto do paciente e perceber que ele está contente com o atendimento recebido, não é mesmo?!
Além disso, outra atitude essencial, é oferecer formas diferenciadas de atendimento, que não se limitem apenas ao paciente ter de ir até a clínica e conversar pessoalmente com o médico. Às vezes, os clientes preferem ser atendidos sem sair de casa, seja por dificuldade de se deslocar em determinado dia ou por sentirem-se mais confortáveis dessa forma.
Assim, disponibilizar um atendimento online, por meio da telemedicina, também é um diferencial que sua clínica pode oferecer, humanizando ainda mais a relação médico / paciente.
Ter as informações do paciente sempre a mão
Vamos imaginar a seguinte situação: durante um atendimento o médico não encontra as informações sobre o paciente e precisa fazer as mesmas perguntas que ele já havia respondido sobre sua saúde.
Situações assim, podem dar a impressão que o médico não se manteve atento sobre o quadro de saúde do paciente e não teve organização em relação às informações que lhe foram passadas anteriormente.
Para evitar isso, é essencial contar com ferramentas que facilitem o acesso ao prontuário do paciente de forma rápida e fácil. Assim, durante o atendimento será possível visualizar todo o histórico daquela pessoa, sem risco de constrangimentos.
Uma boa solução é o prontuário eletrônico, ferramenta que permite organizar todas as informações do paciente, como atestados, tratamentos feitos anteriormente, exames, receitas médicas, características pessoais e de saúde. Tudo isso reunido em um único lugar, agilizando o trabalho do médico, que pode acessar todas as informações necessárias em apenas alguns cliques.
Um recurso útil para todos os profissionais da saúde.
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Oferecer formas facilitadas de pagamento
Muitas vezes, os pacientes deixam de escolher uma clínica ou param de entrar em contato, por conta das formas de pagamento que a empresa oferece, que em muitos casos não são tão benéficas aos clientes.
Por isso, é importante oferecer opções de pagamento facilitadas, que sejam vantajosas tanto para a clínica como para os pacientes. Cartão de crédito, PIX, boleto, cheques, enfim, é importante oferecer métodos que vão de encontro com a preferência do público-alvo.
Claro que também é importante analisar as vantagens que cada uma dessas formas de pagamento oferecem para o negócio. Muitas vezes, algumas delas são descartadas por parecerem difíceis de manter um controle sobre os recebimentos. Felizmente, hoje é possível contar com o auxílio da tecnologia para isso.
Ao usar um sistema para clínica, por exemplo, é possível ter total controle sobre os pagamentos recebidos e os que estão pendentes, independente do modo de pagamento escolhido pelo cliente.
No caso de cheques, é possível vinculá-lo ao recebimento de uma conta e gerenciar se o mesmo foi compensado ou devolvido. Além disso, pode-se fazer a integração do sistema com a opção de pagamento por cartão de crédito e realizar cobranças recorrentes. Para isso, basta apenas cadastrar os dados do paciente e esperar que o valor seja cobrado na data definida, de forma automatizada.
E no caso de clientes com pagamentos em atraso, um sistema para clínica auxilia o gestor na renegociação de dívidas, criando um novo plano de pagamentos para o paciente e, assim, facilitando o parcelamento de dívidas pendentes. Também é possível aplicar a incidência de juros e multas nas renegociações de títulos.
Não deixar o paciente esperando
Uma das reclamações mais comuns em consultórios e clínicas é a demora no atendimento. Evitar que isso aconteça é essencial para garantir a satisfação dos pacientes.
Uma maneira eficaz para esses casos, é contar com uma agenda médica eletrônica, que permita organizar os horários de forma mais efetiva, evitando falhas humanas, como agendar pacientes para o mesmo horário ou ignorar o tempo de pausa de uma consulta para outra.
Além disso, é importante contar com um painel de chamadas eficiente, que faça o gerenciamento das filas e facilite o controle dos atendimento, dando preferência para os pacientes que forem chegando primeiro.
Quer saber mais sobre como evitar filas e o descontentamento dos pacientes, então confira o conteúdo: Como reduzir o tempo de espera no consultório?
Modernizar a clínica
Como você viu até aqui, há alguns pontos essenciais na gestão da clínica e na maneira de atender que devem ser observados para evitar a insatisfação dos pacientes. Mas para adotar essas melhorias é essencial contar com o suporte da tecnologia.
Clínica parada no tempo também não satisfaz os clientes, pois passa a impressão de estar desatualizada e sem foco na inovação, porém todo mundo sabe que na área da saúde novas ferramentas estão sempre surgindo, ajudando a modernizar os ambientes de trabalho e o dia a dia dos profissionais.
Por isso, usar um software médico que automatize todos os processos e integre todos os setores é fundamental e muito vantajoso para o negócio.
O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um software que oferece muitas funcionalidades, garantindo mais organização na gestão, ajudando a melhorar o atendimento aos pacientes e, consequentemente, aumentando a satisfação de todos que frequentam a clínica.
Ainda não conta com essa tecnologia na sua clínica? Então, está na hora de rever isso. Para te ajudar a tomar essa decisão, preparamos outro conteúdo: Saiba o que avaliar ao contratar um sistema para clínica. Acompanhe e saiba mais sobre porque usar um software médico.
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