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Como aumentar a satisfação dos pacientes na sua clínica?

Como aumentar a satisfação dos pacientes na sua clínica?

Como aumentar a satisfação dos pacientes é algo que todo gestor de clínica ou consultório médico deseja saber. Mas conquistar isso nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso adotar algumas atitudes, tanto na gestão como no atendimento. 

Para ajudar nisso, neste conteúdo vamos mostrar algumas atitudes que devem ser tomadas para garantir a satisfação dos pacientes e como usar um sistema para clínica pode ser essencial. Fique atento às dicas e lembre-se que quando o paciente está feliz com o atendimento, é sinal de que a empresa e seus colaboradores estão entregando qualidade e cumprindo com as expectativas.

Então, continue lendo o conteúdo e confira como aumentar a satisfação dos pacientes! 

Oferecer um atendimento humanizado 

Humanizar o atendimento ao paciente é uma atitude essencial que não só o médico, mas todos os colaboradores da clínica devem adotar. 

Isso porque, desde o primeiro contato, o paciente deseja sentir-se confortável e bem recebido. Portanto, não basta apenas incluí-lo em um horário na agenda e esperar que ele compareça até a clínica. 

É preciso ir além e oferecer algo mais. Por exemplo, enviar mensagens em datas especiais, como o aniversário do paciente, é uma forma de mostrar que a equipe está atenta e se importa com ele. E não tem nada mais prazeroso do que ver o sorriso no rosto do paciente e perceber que ele está contente com o atendimento recebido, não é mesmo?!

Além disso, outra atitude essencial, é oferecer formas diferenciadas de atendimento, que não se limitem apenas ao paciente ter de ir até a clínica e conversar pessoalmente com o médico. Às vezes, os clientes preferem ser atendidos sem sair de casa, seja por dificuldade de se deslocar em determinado dia ou por sentirem-se mais confortáveis dessa forma. 

Assim, disponibilizar um atendimento online, por meio da telemedicina, também é um diferencial que sua clínica pode oferecer, humanizando ainda mais a relação médico / paciente.

Ter as informações do paciente sempre a mão

Vamos imaginar a seguinte situação: durante um atendimento o médico não encontra as informações sobre o paciente e precisa fazer as mesmas perguntas que ele já havia respondido sobre sua saúde.

Situações assim, podem dar a impressão que o médico não se manteve atento sobre o quadro de saúde do paciente e não teve organização em relação às informações que lhe foram passadas anteriormente. 

Para evitar isso, é essencial contar com ferramentas que facilitem o acesso ao prontuário do paciente de forma rápida e fácil. Assim, durante o atendimento será possível visualizar todo o histórico daquela pessoa, sem risco de constrangimentos. 

Uma boa solução é o prontuário eletrônico, ferramenta que permite organizar todas as informações do paciente, como atestados, tratamentos feitos anteriormente, exames, receitas médicas, características pessoais e de saúde. Tudo isso reunido em um único lugar, agilizando o trabalho do médico, que pode acessar todas as informações necessárias em apenas alguns cliques. 

Um recurso útil para todos os profissionais da saúde. 

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Oferecer formas facilitadas de pagamento

Muitas vezes, os pacientes deixam de escolher uma clínica ou param de entrar em contato, por conta das formas de pagamento que a empresa oferece, que em muitos casos não são tão benéficas aos clientes. 

Por isso, é importante oferecer opções de pagamento facilitadas, que sejam vantajosas tanto para a clínica como para os pacientes. Cartão de crédito, PIX, boleto, cheques, enfim, é importante oferecer métodos que vão de encontro com a preferência do público-alvo. 

Claro que também é importante analisar as vantagens que cada uma dessas formas de pagamento oferecem para o negócio. Muitas vezes, algumas delas são descartadas por parecerem difíceis de manter um controle sobre os recebimentos. Felizmente, hoje é possível contar com o auxílio da tecnologia para isso.

Ao usar um sistema para clínica, por exemplo, é possível ter total controle sobre os pagamentos recebidos e os que estão pendentes, independente do modo de pagamento escolhido pelo cliente. 

No caso de cheques, é possível vinculá-lo ao recebimento de uma conta e gerenciar se o mesmo foi compensado ou devolvido. Além disso, pode-se fazer a integração do sistema com a opção de pagamento por cartão de crédito e realizar cobranças recorrentes. Para isso, basta apenas cadastrar os dados do paciente e esperar que o valor seja cobrado na data definida, de forma automatizada. 

E no caso de clientes com pagamentos em atraso, um sistema para clínica auxilia o gestor na renegociação de dívidas, criando um novo plano de pagamentos para o paciente e, assim, facilitando o parcelamento de dívidas pendentes. Também é possível aplicar a incidência de juros e multas nas renegociações de títulos. 

Não deixar o paciente esperando 

Não deixar o paciente esperando 

Uma das reclamações mais comuns em consultórios e clínicas é a demora no atendimento. Evitar que isso aconteça é essencial para garantir a satisfação dos pacientes. 

Uma maneira eficaz para esses casos, é contar com uma agenda médica eletrônica, que permita organizar os horários de forma mais efetiva, evitando falhas humanas, como agendar pacientes para o mesmo horário ou ignorar o tempo de pausa de uma consulta para outra. 

Além disso, é importante contar com um painel de chamadas eficiente, que faça o gerenciamento das filas e facilite o controle dos atendimento, dando preferência para os pacientes que forem chegando primeiro. 

Quer saber mais sobre como evitar filas e o descontentamento dos pacientes, então confira o conteúdo: Como reduzir o tempo de espera no consultório?

Modernizar a clínica

Como você viu até aqui, há alguns pontos essenciais na gestão da clínica e na maneira de atender que devem ser observados para evitar a insatisfação dos pacientes. Mas para adotar essas melhorias é essencial contar com o suporte da tecnologia. 

Clínica parada no tempo também não satisfaz os clientes, pois passa a impressão de estar desatualizada e sem foco na inovação, porém todo mundo sabe que na área da saúde novas ferramentas estão sempre surgindo, ajudando a modernizar os ambientes de trabalho e o dia a dia dos profissionais. 

Por isso, usar um software médico que automatize todos os processos e integre todos os setores é fundamental e muito vantajoso para o negócio. 

O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um software que oferece muitas funcionalidades, garantindo mais organização na gestão, ajudando a melhorar o atendimento aos pacientes e, consequentemente, aumentando a satisfação de todos que frequentam a clínica. 

Ainda não conta com essa tecnologia na sua clínica? Então, está na hora de rever isso. Para te ajudar a tomar essa decisão, preparamos outro conteúdo: Saiba o que avaliar ao contratar um sistema para clínica. Acompanhe e saiba mais sobre porque usar um software médico

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.