Como é o paciente da era digital?

Como é o paciente da era digital?

A tecnologia, em parceria com a saúde, está inserindo uma mudança fundamental nas demandas de saúde do paciente da era digital. No passado, a saúde era tradicional e nem tão flexível com novas tecnologias.

Não só os médicos, mas também os gestores tiveram um papel central na tomada de decisões sobre a saúde dos pacientes, porém, com a pandemia, os pacientes na era digital perceberam que podem ter mais autonomia nisso.

Novas tendências de tecnologia de saúde estão mudando radicalmente o cenário da saúde, com relação a isso.

O que é a era digital?

A terceira revolução industrial, também conhecida como era da informação ou era digital. As coisas se movimentam com mais evidência, no meio do século 20, quando a eletrônica se tornou a marca da modernidade industrial.

Há discordância sobre sua origem, com muitos pesquisadores acreditando que ela começou nos Estados Unidos e em alguns países europeus na época em que a ciência permitiu o uso da energia nuclear e do átomo.

Outras pessoas creem que o evento ocorreu por volta de 1970, após o descobrimento da robótica usada na montagem de automóveis. Por fim, outro grupo especifica que o início ocorreu na década de 1990, com a chegada do computador pessoal e da internet.

De qualquer forma, podemos perceber que essa fase mudou o cotidiano. Todos os avanços recursos e ferramentas que emergiram nesse período trouxeram muito mais conforto e agilidade, mostrando que a tecnologia pode surpreender ainda mais.

Na saúde não é diferente. Nesse caso, a tecnologia só chegou para ajudar ainda mais ao paciente e às ciências médicas, para trazer mais comodidade a ambos os lados. Seja com a telemedicina, sistema de marcação de consultas ou de cobrança.

Telemedicina

Quais as mudanças nas demandas do paciente da era digital?

Anteriormente destinatários passivos de serviços, os pacientes agora lideram sua própria experiência de assistência à saúde e se tornam participantes ativos de seus próprios cuidados de saúde.

Devido ao maior acesso às informações por meio de uma simples busca no Google, o paciente na era digital está ciente de sua saúde e quer entender o que está acontecendo com ele antes de entrar no consultório médico. 

Os pacientes agora esperam o máximo de informações e transparência sobre possíveis resultados, além de usar medicamentos e valores.

Segundo um estudo realizado pela Minuto Saudável, quase 95% das pessoas procuram on-line para seu diagnóstico e metade delas acessam a internet, quando sentem um sintoma, uma estatística que é verdadeira em todas as faixas etárias. 

Com o aumento do acesso à informação vem a expectativa de maior controle sobre sua experiência de saúde. Além disso, na era digital, os pacientes arcam com mais custos de saúde, portanto, o consumidor desempenha um papel fundamental na tomada de decisões sobre seus cuidados com a saúde.

Na forma de pagar o médico, a clínica ou determinado tratamento isso não é diferente. Até porque parte dos pacientes costumam, atualmente, deixar o pagamento recorrente em vigor, como em um plano de saúde, no qual é cobrada uma mensalidade. 

Tem tratamentos específicos que duram meses ou até anos, que os médicos podem buscar a cobrança recorrente através de um sistema online para modificar seu parâmetro de pagamento. Nesse caso, é uma aceleração competitiva, que o deixa na frente dos concorrentes.

Quais as vantagens de acompanhar a era digital?

Vantagem competitiva

Empresas de sucesso transformam suas estratégias em vantagens competitivas. 

Nos próximos anos, veremos que empresas cada vez mais impulsionando atualizações digitais. A adoção da tecnologia digital pode melhorar ou substituir os processos existentes, além de estimular inovações que transformam negócios e definem novos desafios.

Satisfação do cliente

Um dos benefícios da era digital é a capacidade de tornar seu negócio acessível aos clientes a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Nesse caso, os pacientes que desejam atendimento de urgência, de forma online, possuem um prato cheio, se determinada clínica fizer o atendimento via zoom ou aplicativo independente da própria instituição. 

Hoje, os usuários de tecnologia querem tudo combinado com facilidade de uso. Se você não oferecer isso a ele, ele definitivamente escolherá um concorrente.

Melhora no desempenho

As empresas a serem direcionadas para se transformar na era digital podem eliminar muitos gargalos. 

A substituição de processos manuais por fluxos automatizados garante maior controle sobre as etapas de acompanhamento, o que reduz o potencial de equívocos de produção.

Redução de custos

Usar a era digital para otimizar a infraestrutura de negócios gera economia de custo por transação e aumento de vendas. Quanto maior o lucro, mais decisões podem ser tomadas em relação à eficiência dos processos, além de melhorar a qualidade do atendimento ao cliente.

A tecnologia é um parceiro que ajuda a alcançar o processo evolutivo. Nesses casos, a mudança organizacional é essencial. Se você quer mudar a cultura da sua empresa, precisa adotar novas formas de pensar e agir.

Investir nesse novo momento na era digital traz muitos benefícios. Portanto, não espere colocá-lo em prática.

Sistema para clínica

O paciente está adequado à era digital? 

Sem dúvidas, os pacientes estão aderindo, cada vez mais, a ferramentas digitais, que estão na frente do médico, mas poucos usam. Nesse caso, é necessário que as ferramentas sejam úteis e administradas por uma equipe efetiva para gerar relatórios constantes.

Dessa forma, a tomada de decisão ficará mais fácil, além de o médico e o gestor da clínica, hospital ou consultório observar como está a receita. Criar um planejamento para atingir determinado público é a melhor coisa a se fazer. Assim, o faturamento aumenta.

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Os meios oferecidos pelo Galax Pay são úteis e subestimam as soluções oferecidas pelo mercado. Já que a empresa possui um meio de pagamento recorrente e também de execução de cobrança, sistema de gestão e muito mais. 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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