Médico online: como a telemedicina é uma oportunidade para clínica

Médico online: como a telemedicina é uma oportunidade para clínica

A época do advento de tecnologias para aproximar médicos e pacientes, mesmo que ambos estejam longe fisicamente, é agora. Este é o momento do médico online

Neste conteúdo vamos falar mais sobre esse conceito de médico online e de como a telemedicina tem se destacado e proporcionado um grande salto evolutivo no relacionamento entre profissionais de saúde e seus pacientes.

Otimize o tempo da sua equipe

Um dos recursos importantes quando pensamos em telemedicina para clínicas médicas é a otimização do tempo dos profissionais. A agilidade para cumprir funções é determinante em uma época em que tudo está mudando constantemente. 

Um dos pontos altos da telemedicina é exatamente sua simplicidade e praticidade tanto para o médico como experiência do cliente. Visto que o médico pode atender o paciente à distância, através do uso das tecnologias digitais, como um computador com internet e uma câmera, tudo fica mais dinâmico. 

Imagine um médico que precisou viajar para a Espanha. Enquanto estava no Brasil, esse mesmo profissional acompanhou o tratamento de um paciente por meses e, em um momento de emergência, precisa rever esse paciente, conversar com ele, entender seus sintomas e prescrever o que deve ser feito.

O médico não precisa voltar da Espanha para que essa consulta ocorra. E nem o paciente precisa atravessar o oceano Atlântico para rever seu médico. Aqui entra a telemedicina e o conceito chave deste tópico, que é a otimização de tempo. Todos ganham em tempo com o uso da tecnologia.

Telemedicina

Aumente o leque de serviços da sua clínica

Sua clínica certamente presta vários serviços essenciais para cuidar dos pacientes, com o que há de melhor em termos de recursos humanos, ambientação, conforto e tecnologia.

Porém, principalmente depois da pandemia de Covid-19, ocorreu um crescimento de videoconferência, home office, atendimento online, dentre outras atividades, com profissionais, colaboradores, gestores, etc., trabalhando à distância. 

Nesse turbilhão de mudanças, a telemedicina se instaurou com muita velocidade. E mais do que isso, em pouco tempo foi legalizada. Este ano, o Conselho Federal de Medicina, através da resolução nº 2131/2022, regulamentou a telemedicina no país.

Por isso, é importante que a sua clínica comece a utilizar essa tecnologia no dia a dia. A ideia de ter um médico online, consultando, trocando informações, prescrevendo receitas digitais e atendendo pacientes à distância, é, certamente, um serviço que vai oferecer melhores resultados para sua clínica.

Software para clínicas

Reduza os custos da sua clínica com a telemedicina

Dentre os vários benefícios de contar com o sistema de telemedicina na sua clínica médica, a redução de custos está entre eles. De fato, a instauração dessa tecnologia na rotina do seu empreendimento pode diminuir alguns gastos.

Comece imaginando uma primeira situação em que o hospital, centro de saúde ou clínica médica, se encontra na cidade. Então, o paciente é alguém que, com frequência, precisa consultar com um especialista na cidade, porém, reside no interior, há muitos quilômetros de distância.

Sempre que o paciente precisa ir até seu médico, ele gasta e tem todo o transtorno do deslocamento. Imaginando que esse paciente tenha problemas de locomoção, a dificuldade de ir até a clínica pode ser ainda maior. 

Este é um caso onde a telessaúde cai como uma luva, pois não apenas diminui o tempo que o paciente gasta para buscar assistência, mas também reduz drasticamente seu investimento.

Na segunda situação, vamos pensar na sua clínica ou em um médico que precise se deslocar constantemente e em como a medicina online pode diminuir os gastos de ambos. 

No caso do médico, imaginando que ele precise visitar um paciente ou correr de um hospital a outro para consultas, então, a questão do deslocamento também implica em investimentos como carro, gasolina, alimentação, imprevistos que possam ocorrer na estrada e outras questões. 

Nesse caso, com uma consulta online, o médico pode dar todo o suporte necessário ao seu paciente, sem precisar sair do lugar, apenas com um notebook, computador, câmera e internet.

No caso da clínica, vamos imaginar que você tenha alguns médicos especialistas trabalhando em suas salas. Nesse caso, você tem gastos com limpeza das salas, equipamentos, luz, etc. Além disso, talvez o médico que ali esteja só precise assinar laudos ou outros documentos. 

Nesse caso, seria muito mais interessante para você trabalhar com profissionais que lhe dessem assistência à distância, o que é o caso do médico online, em que você paga apenas pelo serviço prestado. 

Com o uso de protocolos eletrônicos e outros recursos, documentos como receitas digitais, atestado médico online e demais arquivos, podem ser criados e compartilhados em tempo real na nuvem. 

agenda médica online

Conheça o recurso de telemedicina do Clínica nas Nuvens

Com a telemedicina do Clínica nas Nuvens, o médico online e a clínica médica têm uma série de ferramentas valiosas para a rotina de trabalho. Tudo fica mais prático, ágil e seguro para os profissionais e pacientes.  

Utilizando o software para clínicas e a plataforma de telemedicina, você tem o recurso de agendamento integrado com o cartão de crédito, simplificando o pagamento. E, caso preferir, as cobranças podem ser feitas por boleto bancário.

Além disso, você pode contar com recursos como assinatura e receita digital, dispensação digital, preenchimento e compartilhamento do prontuário online, em que você pode até mesmo personalizar e deixar da maneira que achar melhor.

São muitas possibilidades com as ferramentas de telemedicina do Clínica nas Nuvens. Sua clínica certamente vai elevar o desempenho da equipe, melhorar os resultados e lucrar mais. 

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se