Telemedicina: o sistema que aproxima médicos e pacientes em tempos de crise

Telemedicina: o sistema que aproxima médicos e pacientes em tempos de crise

Regulamentada em março, a telemedicina auxilia profissionais de saúde a manter contato e tratar seus pacientes a distância. 

A tecnologia transforma a todo momento hábitos, e em momentos de crise ou dificuldades muda vidas. Prova disso, são os profissionais de saúde, que desde o final de março deste ano estão autorizados a praticarem o uso da telemedicina para prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças a distância, tanto em atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) como da rede privada.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu na Resolução CFM nº 1.643/2002 o uso dessa tecnologia excepcionalmente para o atual momento da pandemia da COVID-19. Essa regulamentação determina que todas as consultas deverão ser obrigatoriamente registradas em prontuário clínico com indicação de data, hora, tecnologia da informação e comunicação utilizadas. 

Algumas das opções que podem auxiliar no tratamento de pacientes a distância são:

Teleorientação: orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento.

Telemonitoramento: monitoramento ou manutenção de procedimento de saúde e/ou doença. 

Teleinterconsulta: troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico. 

Para atender a essa demanda, principalmente com segurança e sigilo de informações, empresas de softwares também estão se adaptando a essa nova realidade, oferecendo a área da saúde o suporte necessário para a telemedicina acontecer.  

O CEO do Clínica nas Nuvens, software médico para clínicas, André L. Forchesatto, destaca que integrado a outras ferramentas, a telemedicina facilita o trabalho dos profissionais da saúde. 

“Além de desafogar hospitais e centros de saúde, o uso da telemedicina acompanhada de outros recursos, como: prontuário eletrônico, possibilidade de prescrever medicamentos, atestados, controlar a agenda e tantos outros, todos integrados a telemedicina, estão mudando a forma de atender e ajudando profissionais de saúde a salvarem vidas. É estar longe mas muito perto do paciente.”

Porém, não é apenas entrar em uma sala de videoconferência e realizar a consulta, “regras precisam ser seguidas para garantir a segurança do paciente e do profissional. O Clínica nas Nuvens possui essa ferramenta que proporciona total sigilo de informações e suporte especializado. Além de ajudar a quem precisa, o médico cobra pela sua consulta por boleto ou cartão de crédito”, comenta André. 

software telemedicina

A contribuição que essa inovação tecnológica traz beneficia a toda a sociedade, principalmente a locais mais distantes, que não tem acesso com facilidade a profissionais de saúde. A telemedicina é excelente para o paciente, que não deixa de ter auxílio médico, e também para que esse profissional exerça seu trabalho, sem desestabilizar a saúde financeira da clínica.

[custom-related-posts title=”Você também pode gostar desses conteúdos:” none_text=”None found” order_by=”title” order=”ASC”]

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se