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5 dicas para melhorar a recepção da sua clínica ou consultório

5 dicas para melhorar a recepção da sua clínica ou consultório

A qualidade do trabalho desempenhado pelo profissional de saúde é sempre o que mais importa na clínica médica ou consultório. No entanto, existem outros fatores que precisam ser levados em consideração para passar uma boa impressão. São atributos que fazem com que as pessoas se sintam mais confortáveis e, por isso mesmo, ajudam na fidelização e na conquista de novos pacientes.

Dentre esses fatores, a recepção (no nível estético mesmo) é certamente um dos mais relevantes. Uma recepção de mau gosto, esteticamente feia e que não proporciona bem-estar para o paciente, joga por água abaixo todo o bom trabalho que as secretárias possam estar fazendo no atendimento, além das ótimas consultas que os médicos possam estar desempenhando. Portanto, certifique-se de que a recepção do seu consultório esteja sempre no mais alto nível.

Quer saber como conseguir a melhor recepção para o seu consultório? Continue lendo esse artigo e confira!

Ofereça um tratamento de primeira

O primeiro passo é garantir que os profissionais mostrem-se de bom humor, receptivos e amigáveis. Essa é a maneira mais simples e barata de conquistar e cativar os clientes, fazendo com que se sintam confortáveis, importantes e prestigiados.

Tratando as pessoas com gentileza, criando um cenário mais comunicativo e demonstrando proatividade, fica tudo mais harmonioso e a chance das pessoas voltarem a consultar é grande. Ninguém se sente bem em um lugar onde o tratamento é frio, indiferente e antipático.

Por isso, a importância de gerar bem-estar e humanizar, não só o atendimento, mas também a clínica ou consultório como um todo. Cumprindo esses pré-requisitos, você já terá caminhado bastante na busca por uma recepção impecável.

Traga detalhes importantes

Para melhorar a recepção da sua clínica ou consultório, você precisa pensar nos detalhes. Que tal uma boa cafeteira para manter os clientes relaxados, tomando aquele café gostoso enquanto aguardam? É uma ótima decisão. Não se pode esquecer também, obviamente, de deixar espaço para filtro de água, um elemento básico.

Além disso, em algum lugar, fixada na parede, no teto ou em cima de um móvel, é interessante colocar uma televisão sintonizada nos canais de filmes “leves”, ou que mostrem lugares paradisíacos, natureza, enfim, que possam gerar tranquilidade para o telespectador. Essa atitude pode ser útil até mesmo em caso de atraso, já que uma boa programação na TV tende a distrair e as pessoas nem percebem as horas passando.

É claro que os elementos de ambientação serão escolhidos de acordo com sua área de especialização. Se você for dono de uma clínica pediátrica, por exemplo, a TV terá canais infantis, quem sabe você tenha algum doce ou brinquedo para as crianças se sentirem mais descontraídas. Tudo que possa somar para deixar sua recepção mais interessante e atrativa, é válido. O importante é cuidar bem dos seus pacientes já na chegada!

Disponibilize wi-fi

Hoje não dá mais para ter uma clínica ou consultório e não disponibilizar wi-fi para as pessoas que lá se encontram. Nem pode ser considerado mais um fator diferencial, é uma obrigatoriedade.

Não seja econômico a ponto de ter uma internet fraca e que atenda apenas a demanda dos seus funcionários. A primeira coisa que você precisa pensar é em agradar os seus pacientes. 

Muitas vezes, as pessoas não querem apenas a senha da wi-fi para entretenimento, ver o Instagram, Facebook ou jogar conversa fora no WhatsApp. Em alguns casos, ocorre também de ter que resolver alguma coisa mais importante do trabalho, mandar uma mensagem para a esposa ou o marido, acessar um site para comprar algum item, enfim, são muitas possibilidades.

Pode ter certeza que seus pacientes vão considerar sua clínica ou consultório por este mero “detalhe” de disponibilizar uma internet de qualidade, mesmo porque, nem todo mundo tem dados móveis e, quando tem, por vezes é insuficiente para o que se pretende fazer. Você vai ganhar pontos só por ter um roteador enviando sinais e compartilhando com seu público uma boa conexão. 

Uma dica legal é deixar a senha em destaque já na entrada, aos olhos do paciente. E se você está preocupado que algum “vizinho” ou outra pessoa, que não seja seu paciente, esteja usando a internet sem ser convidado, bom, é possível bloquear a rede para quem não estejam no seu estabelecimento, sem complicar o acesso dos seus pacientes. Muito útil, não?

Decore o seu ambiente

Decoração é uma questão muito relevante. As pessoas chegam e já observam se o ambiente é bonito, requintado, interessante, organizado, limpo, e, claro, bem decorado.

A decoração deve estar alinhada com a imagem que a sua clínica pretende passar aos pacientes. Pode ser mais sóbria ou mais colorida, mas, no fim das contas, o que importa é que os clientes relacionem o ambiente com o seu trabalho e sintam-se confortáveis e satisfeitos.

Pense em quadros, mesinha de centro, tapetes, lustres, abajures, livros, estantes, enfim, são muitas opções e elas devem seguir uma identidade visual.

No mais, compre quantas cadeiras forem necessárias, mas certifique-se de haver um espaço entre elas, para resguardar a privacidade de cada paciente. Obviamente, nem é preciso dizer que a mesa dos recepcionistas deve estar sempre muito organizada e limpa.

E se ainda assim você não se sentir seguro quanto à decoração, que tal consultar um designer de interiores para a sua clínica? Pode representar um custo a mais, mas trazer ótimos retornos.

Trabalhe bem a questão da iluminação

Por último, fique de olho na iluminação. Um ambiente bem iluminado, com luzes que tragam conforto e sensação de tranquilidade, é muito importante e pode fazer toda a diferença para o cliente.

Utilize a iluminação correta e evite luzes muito fortes, como lâmpadas fluorescentes. Lâmpadas de led são mais caras, porém conferem uma atmosfera mais aconchegante, como se fosse uma luz natural.

Você pode inserir spots no teto ou em pontos estratégicos e trabalhar com luzes mais amareladas também, que trazem mais leveza e sofisticação para o ambiente. Pense sobre isso e aplique na sua clínica.

Seguindo essas dicas, você certamente oferecerá aos clientes uma melhor recepção, com a cara do seu espaço profissional. Os pacientes satisfeitos irão comentar com amigos e parentes e, assim, você poderá conquistar ainda mais clientes para o seu consultório ou clínica.

Ah, nunca esqueça de pedir um feedback para clientes, a fim de saber se eles estão aprovando e gostando do que você está entregando, ok?

Gostou das dicas para ter uma melhor recepção no seu consultório? Tem alguma sugestão? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com outros profissionais.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.