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Agenda médica: como evitar erros que prejudicam a qualidade do seu atendimento

Agenda médica: como evitar erros que prejudicam a qualidade do seu atendimento

Os relatos por atendimento de baixa qualidade em clínicas e consultórios têm aumentado substancialmente. Não é incomum encontrar pacientes descontentes por algum acontecimento pontual.

Atrasos nos horários que resultam em recepções lotadas de pacientes “impacientes”: os desencontros de informações entre a equipe pode gerar muitas dores de cabeça para os médicos.

No post de hoje, compartilhamos algumas dicas para evitar erros com a agenda e, assim, manter a satisfação de seus pacientes!

Flexibilidade

Independente da área, contar com processos engessados demais apenas dificultam a construção de um bom relacionamento com clientes e, neste caso, pacientes. A correria do dia a dia requer um feeling apurado de secretárias e médicos para entender que, algumas vezes, pacientes atrasam ou desmarcam de última hora.

Assim, o ideal é que a agenda do dia preveja uma “folga” para essas eventualidades, evitando que o profissional ou o paciente saiam prejudicados.

Atendimento

A recorrência em problemas de atendimento pode denunciar uma situação maior: as falhas na gestão da agenda. Neste caso, os fatores externos têm menor proporção e a solução está em reorganizar a casa, buscando ajuda em ferramentas como softwares e sistemas.

Essas soluções se apresentam como um investimento que impactará positivamente na credibilidade diante dos pacientes e também no aumento da lucratividade.

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Gastos

Você já mensurou, na ponta do lápis, os valores que perdeu por não contar com uma agenda organizada e prática? Encaixar horários, evitando “buracos” no atendimento significa aumentar o faturamento da clínica.

Por exemplo, você pode orientar sua equipe para que tenha sempre à mão uma lista de espera de pacientes para que, caso alguém desmarque ou não apareça, você consiga, em tempo, entrar em contato com outro paciente para preencher aquela vaga.

Manter a agenda funcionando corretamente, com um fluxo de pacientes regular, contribui para o aumento da lucratividade e garante a satisfação dos pacientes, além, é claro, de melhorar a produtividade de todos.

Confira também: Integração de sistemas facilita agendamentos e pagamentos de consultas médicas.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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