Como usar o WhatsApp para vender mais na sua clínica

Como usar o WhatsApp para vender mais na sua clínica

A pandemia trouxe uma necessidade adversa para a comunicação. Muitas marcas tiveram que se adaptar às plataformas digitais para atender os clientes de forma efetiva, facilitada e, também, pensando na prospecção de novos.

O WhatsApp já se integrou em nossa rotina, seja para falar com amigos e familiares ou até para entrar em contato com marcas, tirar dúvidas, agendar consultas e fazer pedidos. Segundo uma pesquisa da Mobile Time, 80% dos usuários usam o aplicativo de mensagens para se comunicar com as marcas e as principais finalidades estão na busca por informações, suporte técnico e a compra de produtos e serviços.

O aplicativo de mensagens tem facilitado bastante o contato entre pessoas e empresas, além de conseguir resolver problemas de maneira efetiva e rápida, mantendo um contato mais próximo com o cliente.

Marketing conversacional

O marketing conversacional se trata de uma estratégia que busca trazer uma conversação em tempo real com o paciente, de forma personalizada e com o objetivo de vendas.

O foco é construir um relacionamento com potenciais pacientes e ajudá-los no processo de compra. Isso tudo de uma maneira que ofereça uma interação em tempo real, já que é preciso um atendimento rápido e de prontidão.

Essa estratégia também promove uma personalização maior, oferecendo as informações que o paciente precisa, no tempo certo. Uma forma de colocar isso em prática é por meio dos chatbots.

Chatbot

O chatbot é um robô com inteligência artificial capaz de realizar diversas ações em contato com o paciente, como atendimento ao público, agendamento de consultas, esclarecimento de dúvidas e até prospecção de leads. Tudo isso sem precisar de contato humano, já que o atendimento é totalmente automatizado e rápido.

Outro problema importante que os chatbots resolvem é a disponibilidade. Atualmente, 64% das solicitações de agendamento são feitas fora do horário comercial, ou seja, nos horários em que os pacientes estão com tempo para entrar em contato.

Com um chatbot, é possível estar disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana para o contato do paciente. Além disso, também é possível configurar para que atendimento aconteça em diferentes plataformas.

Por que usar o WhatsApp na clínica?

Uma combinação perfeita é utilizar o WhatsApp juntamente com um chatbot, pois além de oferecer mais opções de contato aos pacientes, também torna o processo de entrar em contato, tirar dúvidas e agendar uma consulta muito mais eficiente.

O uso da ferramenta também desafoga o fluxo de atividades, permitindo que os funcionários da clínica foquem em atividades que demandam mais atenção e não em atividades repetitivas.

Diferenças entre as contas de WhatsApp

Atualmente existem três tipos de contas no WhatsApp:

  • WhatsApp Pessoal: essa é a versão usada para comunicação com colegas, familiares e amigos. Com essa versão do aplicativo, é possível o envio de mensagens de texto e áudio, envio de arquivos, documentos, vídeos e até realizar pagamentos. Porém, a conta não possui nenhuma ferramenta que possa auxiliar no uso comercial.
  • WhatsApp Business: essa é a versão de negócios do WhatsApp na qual permite-se a criação de uma conta comercial. O WhatsApp Business traz uma série de ferramentas que facilitam a comunicação com o cliente, tais como: descrição das atividades prestadas, catálogo de produtos e serviços, reutilização de mensagens, categorização dos contatos e muito mais.
  • WhatsApp Business API: essa versão é igual ao WhatsApp Business, a diferença é que possibilita integrar chatbots, CRMs e plataformas omnichannel ao aplicativo, promovendo uma comunicação automatizada. Diferente das outras contas, essa é paga e precisa passar por alguns requisitos, além de obter uma validação do Meta.
software para clínicas

Melhores estratégias para usar o WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta muito útil para trabalhar nas campanhas de marketing digital. Veja aqui algumas das possibilidades que o aplicativo de mensagens oferece:

Atração de leads

Ao criar campanhas de anúncios no Facebook ou Instagram, é possível direcionar para que a pessoa entre em contato com a clínica via WhatsApp. Dessa forma, é possível trabalhar melhor o potencial paciente com um dos atendentes ou chatbot.

Marketing de relacionamento

Como o nome já diz, a ideia é criar um relacionamento com o paciente, de forma que a clínica crie proximidade. Assim, é possível mandar um lembrete da consulta ao paciente, dicas de como chegar na clínica, instruções para um pós-tratamento, enviar uma pesquisa de satisfação e até parabenizar no aniversário.

Atendimento

Usar o WhatsApp para atender é um dos pontos principais da ferramenta. É possível realizar agendamento, remarcação de consultas e procedimentos, tirar dúvidas, envio de lembretes, confirmação de consultas, entre outras demandas. 

Ao automatizar o atendimento com um chatbot, o robô coleta as informações mais importantes de cada usuário antes de repassá-lo a um atendente humano, o que economiza tempo e oferece agilidade para as equipes.

Chatbot para WhatsApp

Conclusão

Como visto neste conteúdo, o WhatsApp é uma ferramenta que agrega muito à vida pessoal e profissional. Facilita de diversas formas as tarefas que antes demoraria bastante para serem concluídas, além de capturar e nutrir leads.

Ao utilizar essa estratégia, a clínica estará promovendo uma experiência melhor aos pacientes, os quais não mais precisarão esperar para serem atendidos e terem suas dúvidas respondidas. O aplicativo de mensagem é uma solução muito boa para transformar o relacionamento dos pacientes com a clínica.

Se ficou interessado e quer saber mais sobre o uso do WhatsApp na sua clínica, baixe este e-book e veja o guia completo.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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