Dicas vitais para planejamento tributário de clínicas 

Dicas vitais para planejamento tributário de clínicas 

Fazer a gestão de um empreendimento na área de saúde é um verdadeiro desafio, não é mesmo? É inevitável que os responsáveis procurem ter conhecimentos mínimos em gestão e procedimentos financeiros. Afinal, uma categoria que demanda atenção é controle dos impostos. E para ter benefícios e pagar o que é necessário, é importante entender sobre planejamento tributário de clínicas

Preparamos este conteúdo especial para você compreender melhor esse conceito e facilitar os seus negócios. Ficou interessado? Confira o nosso post e entenda mais sobre o planejamento tributário para clínica médica

fluxo de caixa para clínica

O que é o planejamento tributário de clínicas e qual a sua importância? 

O planejamento tributário de clínicas é a gestão dos impostos a serem pagos pelo empreendimento e o estudo das finanças para reduzir legalmente a carga tributária sobre ela. Ele envolve os processos necessários para cumprir as exigências da legislação e estratégia para planejar, de forma a minimizar, os impactos dos encargos no orçamento

Apesar da importância, boa parte das empresas enfrentam dificuldades relacionadas aos procedimentos fiscais. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem), apontou que 90% das empresas enfrentam problemas fiscais. 

Os motivos podem ser o não cumprimento das normas do Fisco. A irregularidade também se dá por atrasos no pagamento de impostos e obrigações acessórias. Em um país com alta carga fiscal como o Brasil, o planejamento tributário é fundamental para manter a saúde financeira da clínica e evitar problemas tributários.  

Com estudos, análises e conhecimento sobre a lei, é possível obter condições mais vantajosas de pagamento das despesas, o que ajuda a manter mais dinheiro em caixa para as outras operações ou para armazenar na poupança da corporação. 

Quais são os benefícios do planejamento tributário para clínicas? 

Um dos benefícios do planejamento tributário para clínicas e consultórios inclui o fato de ajudar a diminuir as despesas da clínica, o que possibilita estabelecer um preço mais competitivo para os serviços oferecidos.  

A prática também contribui para que a organização opere na legalidade e mantenha a saúde financeira a longo prazo. Esse escopo permite que o negócio tenha mais sustentabilidade e durabilidade. 

O planejamento tributário de clínicas é fundamental para as corporações. Na clínica, ele pode contribuir para a manutenção de um padrão de preços mais atrativo, o que é um diferencial para o estabelecimento.  

Com o apoio dos profissionais certos e contando com os conhecimentos e um software médico com ferramentas adequadas, é possível se planejar de maneira sólida e garantir mais estabilidade para o negócio. 

Software médico

Como fazer o planejamento tributário de clínicas? 

Veja a seguir dicas valiosas de como fazer o planejamento tributário de clínicas e saiba como reduzir custos na clínica. 

Tenha um contador de confiança 

Por mais que você conheça sobre números e sobre a legislação, ter o apoio de um contador de confiança é fundamental para fazer um bom planejamento tributário para clínicas e consultórios. Esse profissional tem conhecimentos sólidos em economia, além da experiência na profissão. Assim, ele pode dar contribuições valiosas para o pagamento de impostos. 

O contador vai ajudar na determinação do melhor regime tributário para clínica médica e no aproveitamento das facilidades e oportunidades que a lei oferece. Isso contribui para que você tenha melhores resultados, além de garantir que a corporação se mantenha regular perante as autoridades estatais. 

Mantenha as informações da clínica bem-organizadas 

Manter as informações do negócio bem-organizadas auxilia na realização de análises e a fazer o planejamento tributário. Com os dados reunidos de forma coerente, é muito mais fácil encontrar os números necessários para a efetivação de cálculos e previsões. 

Uma prática importante de planejamento tributário é fazer simulações do cenário por meio de cálculos, mas, para isso, é preciso ter os indicadores, números e finanças muito claros. 

Conheça os tributos fiscais 

Há uma série de tributos fiscais distintos e é importante conhecê-los para realizar um bom planejamento tributário. Alguns exemplos incluem: 

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): Cobrado sobre o lucro das empresas e é calculado com base no resultado contábil do período; 
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS): É uma contribuição social incidente sobre o faturamento das empresas; 
  • Contribuição Previdenciária Patronal: As clínicas também podem ter que pagar a contribuição previdenciária patronal, que incide sobre a folha de pagamento dos funcionários. 
  • Taxa de Licença e Funcionamento: Algumas prefeituras cobram uma taxa de licença e funcionamento para estabelecimentos comerciais, incluindo clínicas médicas. 
  • Entre outras. 

Ao ter expertise no assunto, você tem mais facilidade nas reuniões com a equipe de finanças, com o contador e no desenvolvimento dos cálculos e planos para o dinheiro da empresa. Esse conhecimento também torna mais simples a elaboração de estratégias e o encontro de alternativas viáveis e que estejam dentro da lei. 

Saiba mais sobre como um planejamento tributário pode reduzir custos na clínica:  

Conte com o apoio da tecnologia 

A tecnologia pode ser uma aliada no planejamento tributário de uma clínica médica. É possível otimizar a realização dos cálculos, integrando as diferentes variáveis e trazendo soluções que agilizam e facilitam o processo.  

Os softwares de gestão para clínicas tornam a conexão de dados e o compartilhamento de informação mais ágeis e coerentes. Software médicos como o Clínica nas Nuvens fazem a conexão entre os procedimentos burocráticos da clínica com o financeiro, tornando a contabilidade mais prática e eficiente. 

Quer saber mais? Conheça o Clínica nas Nuvens

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se