Cuidar adequadamente da segurança é muito importante a fim de proteger seu patrimônio e o bem-estar de funcionários e pacientes. Melhorar a estrutura nessa área necessita de práticas rotineiras e sistemáticas.
Tomar medidas preventivas, como a criação de protocolos e o uso de câmeras, traz mais segurança para a realização do trabalho. Afinal, clínicas e consultórios são suscetíveis à ação de criminosos por serem menores e mais vulneráveis.
Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas de segurança para que o seu foco seja apenas no atendimento dos pacientes. Leia mais e aproveite as iniciativas para proteger seu negócio e quem você atende!
Invista em um sistema de segurança para a sua clínica ou consultório
Existem várias empresas que oferecem sistemas de proteção a diferentes empreendimentos. O avanço da tecnologia permite o monitoramento por câmeras, acesso aos ambientes por meio de biometria, sistemas de alarme e muitos outros.
Nesses casos, quando alguém tenta burlar o sistema ou invadir o local, o serviço de segurança recebe um sinal e imediatamente liga para a sua empresa. Ou, ainda, toma outras medidas necessárias para garantir a sua proteção.
Os alarmes de incêndio e sistemas capazes de fazer o controle do fogo também são bons investimentos. No entanto, não deixe de treinar sua equipe e criar protocolos para agilizar os processos e garantir maior proteção. Além disso, não forneça as senhas para qualquer pessoa.
Evite manter uma grande quantia de dinheiro no caixa
Uma boa prática de segurança é evitar manter muito dinheiro guardado dentro do consultório. Procure conservar apenas o necessário para as despesas mais básicas e deposite o restante no banco. Assim, se ocorrer um assalto, você não tem grandes prejuízos.
Outra dica é não realizar esses depósitos sempre no mesmo dia ou horário. É possível que os criminosos prestem atenção a esse tipo de rotina e fiquem aguardando o momento em que você ou seu funcionário vai até o banco para surpreendê-lo no caminho.
Procure usar aplicativos de transferência e cheques nominais ao invés de dinheiro em espécie. Além disso, não deixe de fazer os registros e recibos para facilitar bloqueios, no caso de furtos.
Peça referências de quem você vai contratar
Por mais que a pessoa que você deseja contratar tenha um currículo exemplar e você tenha gostado dela de primeira, não descuide da análise de suas referências. Ligue para um ou mais dos empregadores anteriores e questione sobre a atuação dela.
Estabelecer uma relação de confiança é muito importante, ainda mais se essa pessoa vai cuidar da sua agenda ou dos pagamentos das consultas. Não dê as chaves do seu estabelecimento a um desconhecido.
A equipe que trabalha com você também é responsável pela segurança do ambiente. Portanto, seja cuidadoso.
Cuidar da segurança do seu empreendimento é muito importante. Afinal, só você sabe o quanto foi difícil alcançar o que você conseguiu. Entre as principais dicas de segurança estão: prestar atenção a quem você contrata para a sua equipe, investir em sistemas de monitoramento — incluindo a segurança digital — e evitar movimentar muito dinheiro em espécie.
Só você conhece a área onde está instalado e as principais necessidades de segurança do seu empreendimento. Cuide delas.
E aí? Conhece mais alguma dica de segurança? Conte para nós nos comentários!