Dicas para treinamento de secretária na clínica

Dicas para treinamento de secretária na clínica

Um bom treinamento de secretária para sua clínica, vai proporcionar um ambiente mais profissional e preparado para atender as pessoas com mais qualidade. As secretarias precisam estar muito bem capacitadas, pois são o primeiro contato do paciente com a sua clínica médica.

Neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas importantes para que você, como gestor, conheça melhor o que envolve o treinamento de secretária e possa estar mais instruído diante da contratação e preparação de profissionais para sua clínica.  

Chatbot para WhatsApp

Atendimento e padronização 

A secretária de clínica médica é uma profissional de extrema importância para o atendimento de pacientes, por isso, é preciso que ela tenha competência, habilidades para o dia a dia de trabalho e que, além disso, seja bem treinada.

Nesse sentido, definir processos, estabelecer boas condições para que a secretária desenvolva suas funções com tranquilidade, além de investir em recursos e tecnologias para facilitar a rotina, é muito determinante para o sucesso do negócio como um todo.

Assim, é válido implementar padronizações de processos dentro da clínica em conjunto com o treinamento de secretária, para que ela possa compreender como deve atuar diante das mais diversas etapas de atendimento, assistência e organização nas consultas.

A padronização pode ser conquistada utilizando um bom software para gestão de clínicas. Com esse tipo de sistema, você economiza tempo dos profissionais e minimiza os erros humanos, pois muitos compromissos são automatizados. 

Os treinamentos para a secretária 

Quando falamos de treinamento, estamos falando de algo que vai muito além de estudos teóricos, cursos para secretárias de consultórios médicos, livros especializados no assunto, etc. É preciso que as atividades práticas também façam parte do ambiente profissional. 

A parte conceitual deve ser construída junto da questão prática. Assim, a secretária vai desenvolver seu conhecimento sobre as funções através de instruções e simulações, combinando a parte intelectual com a parte de experiência. 

Trabalhe técnicas de atendimento, invista em recursos tecnológicos, busque incorporar o treinamento de secretária com a resolução de situações de crise e a solução de problemas dentro da sua clínica médica.  

É importante que as secretarias repitam várias vezes os procedimentos requeridos, os treinamentos que são pedidos, para que desenvolvam competências através da recorrência de suas ações. 

treinamento de secretária

Solução de problemas na clínica

É normal que todos os profissionais queiram estar cada vez mais prontos para exercer suas funções na empresa, na indústria, no hospital ou na clínica médica. A pessoa quer saber como ser uma boa secretária de dentista, de clínico geral, de cardiologista, psicólogo, enfim, da especialidade que for.  

Nesse sentido, busca-se sempre aprimorar o repertório e buscar novos saberes, para que a pessoa tenha destaque diante da concorrência no mercado. E nesse contexto, a capacidade de resolver problemas é um dos pontos mais interessantes para quem pretende exercer o cargo de secretária de clínica médica. 

Por isso, é indispensável que você, como gestor de clínica, avalie a profissional que mais se enquadra dentro dessa perspectiva, a de conseguir resolver problemas complexos com certa tranquilidade e “jogo de cintura”. 

Além disso, vale investir em treinamentos nesse quesito, para aprimorar o talento e a perícia, principalmente de quem já tem alguma facilidade na resolução de problemas. De fato, ter calma e ser eficiente diante de situações complicadas que envolvam pessoas, é um ponto a ser considerado para uma secretária.

Minimizar erros e organizar processos

A aprendizagem, nas mais diversas áreas profissionais, acontece mediante erros e alguns equívocos. É claro que, no caso das secretárias de clínicas médicas, isso também ocorre, mesmo diante de dicas de secretariado e os demais treinamentos.

Aliás, é possível, e podemos dizer que até mesmo natural, que os erros ocorram não apenas diante da capacitação profissional, mas também no dia a dia de trabalho.

É por isso que o treinamento para secretárias deve ser muito bem feito, exatamente para minimizar esses erros e buscar um padrão de qualidade, de organização, otimização e gerenciamento do tempo, a fim de que o trabalho flua com mais tranquilidade e assertividade.

Aliás, a questão da organização de processos é elementar para que as falhas sejam reduzidas ao máximo dentro da clínica, e isso, mais uma vez cabe lembrar, é fruto de um bom treinamento para recepcionista ou secretária.

agenda médica online

A secretária e as novas tecnologias

A secretária de clínica médica precisa ter alguns pré-requisitos, obviamente, para assumir a função. O treinamento virá para aprimorar seus conhecimentos e talentos. Nesse ponto, é válido que ela já saiba trabalhar com um computador, por exemplo, e tenha algumas competências para usar novas tecnologias

Mesmo assim, é importante que o gestor aplique treinamentos para que a secretária conheça os sistemas utilizados, os equipamentos que serão relevantes para o seu trabalho, as ferramentas essenciais para o dia a dia e, assim, que ela vá refinando suas competências constantemente.

Nesse ponto, uma decisão que terá muito valor para sua clínica, é a instalação de um software para clínicas médicas, com funcionalidades como prontuário eletrônico, agenda médica online e telemedicina, e que possua automatização de processos, envio de mensagens através do WhatsApp, SMS e e-mail, dentre outros recursos. 

Como o Clínica nas Nuvens pode ajudar as secretárias da clínica

Agora que você já teve uma boa ideia da importância do treinamento de secretária, além de entender como a tecnologia é fundamental nesse processo todo, vale buscar o investimento em um sistema que ajude não apenas sua secretária, mas a clínica como um todo.
Seu espaço profissional precisa de um software para gestão de clínicas como o Clínica nas Nuvens, que possui uma variedade de ferramentas para agilizar os processos do dia a dia e melhorar seus resultados. Por isso, solicite uma demonstração e conheça melhor o Clínica nas Nuvens e transforme sua rotina.

sistema de gestão clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se