Tipos de clínicas: quais são e como atuam 

Tipos de clínicas: quais são e como atuam 

Ao longo da carreira, abrir a própria clínica se torna o foco de muitos profissionais da área da saúde. Porém, entre tantas coisas, investir nesse setor requer definir quais dos tipos de clínicas é o mais indicado, de acordo com os objetivos do gestor. 

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre as características de cada um dos tipos de clínicas médicas atuantes no mercado, a forma de gestão e o tipo de público, desenvolvemos este conteúdo com informações importantes. Continue a leitura e confira. 

Software para clínicas

Quais são os modelos de negócios para clínicas médicas? 

Clínicas populares, integradas, consultórios especializados e franquias: confira um pouco sobre cada um desses modelos e identifique aquele que melhor se encaixa nos seus objetivos. 

Clínicas populares

Clínicas populares focam, principalmente, em um público que utiliza planos de saúde ou cartão de benefícios, oferecendo valores mais acessíveis à comunidade. Por conta disso, elas possuem um grande fluxo de pessoas, tornando-se um negócio altamente rentável. 

De acordo com último levantamento divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2022, já são mais de 49 milhões de beneficiários de plano de saúde para assistência médica. 

Outra característica das clínicas populares é em relação ao número de especialidades oferecidas. Normalmente, esse tipo de negócio foca na grande demanda do público, atendendo a diversas áreas da saúde. Assim, o fluxo de atendimentos se mantém sempre alto, e a agenda permanece sempre cheia. 

Leia também: Especialidades médicas que clínicas populares podem oferecer aos pacientes.

Clínicas integradas

Entre os tipos de clínicas existentes, as clínicas integradas focam em oferecer uma variedade de serviços, contando, muitas vezes, com parcerias de outros profissionais. Nesse modelo, é possível oferecer determinadas especialidades e ter o suporte de outras clínicas para continuar o tratamento do paciente. 

Uma clínica médica pode contar com a parceria de outra responsável por exames para coletar amostras de sangue do paciente e dar sequência ao tratamento, por exemplo. 

Esse modelo de negócio nem sempre exige altos investimentos em equipe de profissionais de diferentes áreas. Ao mesmo tempo, deixa de perder pacientes para outras clínicas por não oferecer determinado serviço, pois consegue suprir a demanda por meio dos parceiros. 

Consultórios especializados

Consultórios especializados caracterizam-se como um modelo de negócio mais simples, focado em uma única área da saúde. Porém, exigem estratégias inteligentes de divulgação dos serviços, tendo em vista, principalmente, a alta concorrência. 

Dessa forma, é extremamente importante trabalhar o nome do profissional no mercado, apontando a experiência e a carreira já consolidada. Por esse motivo, muitas vezes, o profissional que opta por esse modelo de negócio já possui uma longa trajetória no mercado.

Caso você seja um profissional com anos de experiência, apostar em um consultório especializado pode ser uma boa alternativa, tendo em vista que seu nome já é reconhecido no mercado da saúde e já existem clientes fidelizados. 

Leia também: Experiência do paciente: 3 dicas para fidelizar seus pacientes.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Franquias de saúde

Franquias de saúde são tipos de clínicas muito interessantes, principalmente, para profissionais que desejam lucro rápido, sem tempo de construir marca. Isso porque a empresa já está consolidada e é reconhecida na área. Cabe ao gestor apenas investir em uma nova unidade na região em que deseja atuar. 

Dessa forma, assim que for inaugurada, a unidade já se torna referência na região, recebendo pacientes que já conhecem a clínica, pois já ouviram o nome e associam a marca à qualidade e ao bom atendimento.  

Logicamente, o custo para investir em uma franquia é alto, pois, além de gastar dinheiro no espaço, é preciso pagar o direito de trabalhar com a marca para o franqueador. Também é preciso seguir padrões já definidos pela franquia, como forma de atendimento, arquitetura do ambiente, entre outras questões. 

Leia também: Como lidar com os desafios na gestão de franquia de clínicas.

Tipos de clínicas

Como saber qual modelo de negócio implementar? 

Como você pôde ver ao longo do texto, antes de investir em um negócio na área da saúde, é preciso estudar os tipos de clínicas existentes e compreender qual deles melhor se encaixa nos seus objetivos profissionais. 

Portanto, analise todos os pontos, desde a questão de investimento exigido até a forma de divulgação adotada para promover o negócio. Tenha em mente qual o público-alvo deseja atingir e não se esqueça de contar com uma equipe altamente qualificada de profissionais para realizar os serviços. 

Elaborar um plano de negócio é o caminho inicial para tudo sair da forma programada, sem erros e incômodos futuros. Para entender mais sobre a importância do plano de negócios, acesse o conteúdo: Plano de Negócios: Como Organizar a Clínica Médica.

Não se esqueça da gestão!

Entre tantos tipos de clínicas, cabe a você entender qual modelo de negócio seguir. Independentemente disso, uma coisa é certa: para ter sucesso desde a inauguração, a clínica precisa contar com uma gestão eficiente. Para isso, é imprescindível ter um software de gestão. 

Com o Clínica nas Nuvens, você tem mais controle dos processos e consegue otimizar o trabalho de toda a equipe, resultando em um atendimento de qualidade aos pacientes. Então, durante a elaboração do seu negócio, que tal conhecer mais sobre o sistema? Acesse outro conteúdo e conheça algumas funcionalidades.  

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se