Telemedicina em planos de saúde: como funciona e quais as vantagens para a clínica 

Telemedicina em planos de saúde: como funciona e quais as vantagens para a clínica 

Que a telemedicina já é uma realidade importante no setor de saúde, não restam dúvidas. Mas o que ainda tem muitos pontos a serem esclarecidos é a telemedicina em planos de saúde. 

Quais os benefícios? Como gerir estes atendimentos? Quais as formas mais práticas de receber o pagamento das operadoras?  

A verdade é que desde a pandemia, com a Lei 13.989/20 que se consolidou na resolução CFM nº 2.314/2022 todas as clínicas buscaram meios de integrar a telemedicina na rotina de atendimento, mas será que a relação com planos de saúde tem um bom aproveitamento e gestão? Entenda! 

Como funciona a telemedicina em planos de saúde 

De maneira bem objetiva, a telemedicina em planos de saúde é o uso de operadoras para viabilizar o atendimento remoto a pacientes. Geralmente o agendamento da consulta pode ser feito por meio da plataforma do plano ou por softwares de gestão de clínicas. 

A consulta deve ser realizada em um ambiente virtual seguro, que garante a confidencialidade das informações. Para maior eficiência, ferramentas como prontuários eletrônicos e assinatura digital são fundamentais para a documentação e validação legal das consultas. 

Uma boa infraestrutura possibilita que o paciente tenha acesso a um atendimento de qualidade através do plano de saúde, sem precisar se deslocar até a clínica. 

O que o Conselho Federal de Medicina diz sobre telemedicina e planos de saúde 

A Resolução CFM nº 2.314/2022, publicada em 5 de maio de 2022, regulamenta a prática da telemedicina no Brasil, e a define como a prestação de serviços médicos mediados por tecnologias de comunicação.  

Embora a resolução não trate especificamente da relação entre telemedicina e planos de saúde, ela estabelece diretrizes que impactam diretamente essa interação. A norma define modalidades de telemedicina, como teleconsulta, teleinterconsulta, telediagnóstico, telecirurgia, teletriagem e telemonitoramento.  

A decisão de utilizar a telemedicina cabe ao médico, que deve avaliar se essa é a melhor opção para o paciente em cada situação. E enfatiza a importância de garantir a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes, conforme as normas legais vigentes.  

No contexto dos planos de saúde, a resolução permite que as operadoras ofereçam atendimentos por teleconsulta, ficando a critério de cada plano decidir sobre a oferta desse serviço.  

Ou seja, a Resolução CFM nº 2.314/2022 estabelece as bases para a prática da telemedicina no Brasil, influenciando a forma como os serviços de saúde suplementar podem integrar essas tecnologias em seus atendimentos. 

Agendamento de telemedicina 

O processo começa com o agendamento, que já dispensa a necessidade de contato presencial e até mesmo telefônico. Ele pode ser feito por plataformas online disponibilizadas pelos planos de saúde ou pela clínica.  

Durante o agendamento, o paciente escolhe o profissional e o horário desejado, e um link é gerado para a consulta. Na data e horário marcados, o paciente acessa o link para a consulta e pronto! Já pode ter acesso.  

Prescrição 

Aqui a gente destaca a importância de contar com plataformas próprias para telemedicina e evitar sistemas de vídeo chamada comuns. Um dos grandes diferenciais da telemedicina em planos de saúde é a possibilidade de emitir prescrições eletrônicas de forma remota. 

Em alguns casos essas prescrições podem ser enviadas para o e-mail do paciente. Esse processo torna tudo mais prático, elimina a necessidade de deslocamentos e faz com que o paciente tenha acesso rápido ao tratamento

Prontuário eletrônico 

Se desejar uma experiência de telemedicina mais completa, o profissional de saúde pode utilizar um sistema de prontuário eletrônico para registrar o histórico médico, sintomas relatados e as orientações fornecidas durante a consulta. Esse registro é essencial para evitar glosas na autorização do plano.   

Por ser digital, o prontuário está sempre à mão, podendo ser acessado com facilidade em consultas futuras. Isso só melhora a qualidade do atendimento, porque facilita a troca de informações entre diferentes profissionais, quando necessário. 

Assinatura digital 

Para garantir a validade legal das consultas e dos documentos emitidos, a assinatura digital é indispensável. Com ela, o médico pode assinar receitas, atestados e laudos diretamente na plataforma utilizada. 

Essa tecnologia garante que os documentos tenham autenticidade e sejam aceitos em farmácias, laboratórios e demais serviços de saúde. Além disso, traz segurança tanto para o paciente quanto para o profissional. 

Pagamento da operadora 

Para as clínicas, um ponto de suma importância é a questão do pagamento pelas consultas realizadas via telemedicina. Os planos de saúde possuem processos bem definidos para registrar e validar os atendimentos remotos, e garantir que o médico receba os pagamentos devidos. 

Softwares de gestão para clínicas podem facilitar o envio automático das informações necessárias para a operadora do plano de saúde, reduzir burocracias e agilizar o processo de pagamento. Além disso, pacientes que realizam consultas particulares podem solicitar o reembolso diretamente ao plano, desde que o profissional seja credenciado. 

Como evitar glosas na telemedicina 

Evitar glosas da telemedicina em planos de saúde não se afasta muito das boas práticas da consulta presencial. Veja as dicas: 

  • Garanta uma documentação completa e precisa; 
  • Tente evitar erros de digitação ou informações incompletas; 
  • Utiliza plataformas próprias para telemedicina; 
  • Atente-se as normas de cada operadora de saúde; 
  • Tenha controle sobre os pedidos de exames e prescrições; 
  • Invista no treinamento da equipe. 

Seguindo essas práticas, sua clínica pode reduzir as chances de glosas, para ter um fluxo financeiro estável e mais segurança para investir no crescimento dos serviços de telemedicina. 

Gestão de telemedicina e planos de saúde 

A telemedicina em planos de saúde oferece uma oportunidade única para clínicas e profissionais de saúde inovarem no atendimento ao paciente. Essa modalidade requer um investimento em tecnologias e no treinamento das equipes, mas os benefícios compensam os esforços iniciais. 

Se você quer saber como um software para clínicas pode ajudar a implementar a telemedicina de forma eficiente, otimizando cada etapa do processo, desde o agendamento até o pagamento, conheça as soluções do Clínica nas Nuvens.  

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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