Teleoftalmologia: entenda as vantagens do atendimento online 

Teleoftalmologia: entenda as vantagens do atendimento online 

A teleoftalmogia é uma das especialidades da telemedicina que vem se destacando em termos de tecnologia e acessibilidade. O recurso vem trazendo uma série de benefícios em diversas etapas do atendimento médico para a área. 

Em termos de investimento em inovação, a oftamologia é uma especialidade médica que se destaca. São diversas ferramentas para proporcionar tratamentos e diagnóstico de forma cada vez mais simples e precisa, e a teleoftalmologia faz parte disso. 

Entenda como integrar a telemedicina na oftalmologia e as vantagens que sua clínica pode obter em atendimento. Continue a leitura! 

Como funciona a teleoftalmologia? 

A teleoftalmologia é uma modalidade de atendimento oftalmológico que faz uso de platafrma de telemedicina para viabilizar consultas e avaliações à distância. Utilizando plataformas online, oftalmologista e paciente podem se conectar com o objetivo de avaliar sintomas, analisar imagens e até mesmo prescrever tratamentos e medicações eletronicamente. 

Além disso, a teleoftalmologia pode englobar o compartilhamento de informações entre profissionais de diferentes localidades, possibilitando colaborações e segundas opiniões de forma rápida e eficaz. 

Na prática, softwares para clínicas mais completos disponibilizam uma plataforma de telemedicina conectada a uma agenda online, com o controle financeiro e pós-venda. Para dar início ao atendimento, basta abrir o painel de chamada de vídeo, fazer os ajustes de câmera e áudio, e enviar o link para o paciente entrar. 

Como pode ser feita a consulta através da teleoftalmologia? 

Por conta da prática clínica que envolve a oftalmologia, fica bastante evidente que quadros mais complexos necessitam da consulta e realização de exames de forma presencial. Mas o teleatendimento em oftalmologia atende a necessidade quando se trate de: 

  • Acompanhamento de patologias; 
  • Assistências para quadros simples; 
  • Análises para casos de baixa complexidade; 
  • Acompanhamento de evolução de tratamento; 
  • Prescrição de medicamentos; 
  • Prescrição de exames que precedem uma consulta presencial; 
  • Entre outros 

Vale salientar que hoje em dia é possível realizar exame oftalmológicos básicos bastante precisos com recursos certos. Tais como: exame de mobilidade ocular, reflexos fotomotores, avaliação básica do fundo de olho e retina, exame de estrabismo e entre outros. 

Telemedicina

Benefícios da teleoftalmologia 

A telemedicina oftalmológica assim como em outras especialidades, tem como principal vantagem a acessibilidade. Independentemente da distância entre paciente e profissional, a consulta acontece.  

O destaque especificamente para estes casos se dá por conta de dados alarmantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de problema de visão. Por outro, lado 34% dos brasileiros nunca passaram por uma consulta com o médico oftalmologista. 

A acessibilidade se faz necessária para que diagnósticos possam ser feitos com antecedência e as consultas cheguem a áreas com menos acessos para que, dentro do que é possível, possa auxiliar pacientes que precisam.  

Além disso, outros benefícios da oftalmologia online são bastante evidentes, como a gestão de tempo e a praticidade. Como consequência, o oftalmologista também conta com a redução de custos.  

Ela elimina a necessidade de deslocamento para pacientes e profissionais da saúde, acaba com a necessidade de filas de espera em ambiente físico e reduz despesas associadas a infraestrutura física, e se torna uma alternativa financeiramente viável para clínicas e pacientes. 

Como escolher uma plataforma para teleoftamologia 

Existem diversas plataformas de teleoftalmologia disponíveis como Zoom, Skype entre outras, mas elas não são exatamente direcionadas para consultas. Por outro lado, existem plataformas específicas para medicina e algumas se estacam mais por suas funcionalidades. 

Quanto mais completa for a forma de realizar as consultas através da telemedicina, melhor! Tanto para médicos quanto para pacientes. Com um software para clínicas como o Clínica nas Nuvens, a gestão do atendimento e a experiência do paciente começam antes da consulta.  

O paciente tem acesso aos horários disponíveis em uma agenda online, que além de bloquear o horário escolhido automaticamente para não ter confusão, ainda emite um lembrete para o paciente quando tiver próximo. 

A cobrança da consulta também acontece através da plataforma e pode ser integrada ao cartão de crédito. Além disso, você também consegue emitir boletos bancários, evitando contratempos com pagamento. 

No momento da consulta, o paciente que já recebeu o link da consulta enviado via SMS, WhatsApp ou e-mail, tem acesso a uma sala de espera virtual com informações básicas do atendimento, só aguardando a entrada do médico. 

Realiza suas teleconsultas em oftalmologia de forma prática, profissional e segura. Conte com o Clínica nas Nuvens! Peça já sua demonstração gratuita

software médico
Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se