As doenças vasculares requerem um monitoramento de pacientes que seja bem planejado, pois podem ter variações em gravidade e abrangem uma ampla gama de condições.
Nesse conteúdo vamos mostrar como a telemedicina pode ser útil no monitoramento de pacientes com doenças vasculares.
A principal causa de morte no mundo
Segundo dados da OMS, em seu relatório das estimativas globais em saúde, as doenças cardiovasculares foram a principal causa de morte no planeta nos últimos 20 anos.
A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), através do seu contador chamado de Cardiômetro, indica que são mais ou menos 46 mortes por hora no Brasil, ligadas a doenças cardiovasculares.
Além disso, o site Portal de Transparência do Registro Civil, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, trouxe números alarmantes em um levantamento feito ainda em 2021. Segundo a pesquisa, mais de 300 mil pessoas morreram de AVC, infarto ou outras doenças cardiovasculares inespecíficas em 2021.
Com esse aumento no número de pessoas com problemas cardiovasculares, é necessário que a clínica tenha formas de aumentar o volume de atendimentos e cuidados com o paciente.
Como a telemedicina pode ser útil no monitoramento de pacientes com problemas vasculares
A telemedicina, tecnologia que fornece cuidados de saúde à distância, pode ser extremamente útil no monitoramento de pacientes com doenças vasculares.
Uma das principais vantagens da telemedicina é que ela traz acessibilidade para os cuidados especializados, independentemente da localização geográfica do paciente.
Assim, pessoas que vivem em áreas remotas ou com acesso limitado a serviços de saúde, podem receber o atendimento do especialista em doenças vasculares com qualidade e segurança, o que é importantíssimo para diagnósticos precoces e intervenções emergenciais.
Além disso, essas consultas virtuais possibilitam o acompanhamento regular do paciente, a revisão de sintomas, consulta rápida ao histórico médico, envio de laudos e exames, conforme necessário.
Isso melhora a eficácia do cuidado e também fortalece a relação médico-paciente, através de um suporte contínuo e personalizado.
Sem contar que, assim como o paciente vai evitar gastos com deslocamento, a utilização da telemedicina de monitoramento em doenças vasculares também pode resultar em uma redução significativa nos custos da clínica médica.
Isso acontece porque o profissional não precisa sequer estar na clínica para atender, o que vai reduzir gastos com equipamentos, luz, água, limpeza, materiais, etc., além economizar por não precisar se deslocar até o local de trabalho, se assim preferir.
Por isso, a telemedicina se mostra uma ótima opção tecnológicas para o monitoramento de pacientes com problemas vasculares, oferecendo acessibilidade, continuidade do cuidado, eficiência nos custos, e garantindo a segurança das informações pessoais dos pacientes através de uma proteção cibernética robusta.
Telemonitoramento de pacientes com doenças vasculares
O telemonitoramento de pacientes nada mais é que o monitoramento à distância de pacientes. Através da telemedicina, é possível monitorar o paciente e avaliar o progresso ou reversão de sintomas do paciente, orientando a pessoa regularmente através desses encontros virtuais.
Qual o melhor software de telemedicina?
O melhor é o Clínica nas Nuvens! Com ele você simplifica o atendimento e o telemonitoramento de pacientes com doenças vasculares.
A telemedicina do Clínica nas Nuvens entrega a você, por exemplo, uma sala de espera virtual, para que seu paciente possa acessar, através de um link que é enviado a ele no momento do agendamento. Nessa sala, ele encontra dados sobre dia, horário e profissional responsável pela consulta.
Além disso, o software médico também facilita a cobrança à distância, dando a opção de o paciente pagar por cartão ou por boleto. Outro ponto importante é que a telemedicina do Clínica nas Nuvens é integrada a plataforma Memed, o que simplifica muito a assinatura digital e prescrição de receitas.
É simples, você envia a receita pela Memed e o paciente recebe um link com a receita. Esse link pode ser enviado por WhatsApp ou SMS. Assim, é só o paciente apresentar a receita digital na farmácia e pronto, a farmácia fará a dispensação digital.
São muitas vantagens em contar com a telemedicina do Clínica nas Nuvens. Portanto, peça agora mesmo uma demonstração gratuita dessa funcionalidade e transforme o dia a dia na sua clínica.