O dia a dia de uma clínica é agitado, são sempre muitos processos para gerir, muitos pacientes para atender e profissionais para auxiliar. E a secretária de clínica médica é a pessoa que está sempre atenta a tudo isso, acompanhando todas as ações realizadas, o que deixa sua rotina de trabalho sobrecarregada.
Felizmente, hoje a utilização de um software médico é uma solução que torna o dia a dia dessa profissional mais otimizado, facilitando o cumprimento das tarefas e agilizando a realização dos trabalhos. A seguir, elencamos algumas soluções que um sistema para clínica possui e que é focado para auxiliar a secretária. Confira.
Painel de chamadas
Imagine uma clínica cheia, em que é preciso organizar o atendimento de cada paciente, evitando atrasos ou desorganização. Fazer o controle das pessoas que chegam primeiro e devem ser atendidas antes, pode ser complicado sem a utilização de ferramentas adequadas para isso.
Por meio de um software médico, é possível fazer corretamente essa organização, graças à funcionalidade do painel de chamadas. Utilizando essa solução, é possível controlar as filas de atendimento na clínica, permitindo que o atendimento médico seja feito por ordem de chegada, sem transtornos.
Dessa forma, a secretária não precisa ocupar sem tempo de trabalho fazendo essa organização, pois tudo é controlado de forma automática por meio de tecnologia inteligente.
Lista de espera
Outra funcionalidade que um software para clínica oferece é a lista de espera. Através dessa solução, é possível montar uma lista priorizando as pessoas que não conseguiram marcar um agendamento na clínica, por falta de horários.
Assim, a secretária consegue organizar com mais agilidade e qualidade essa lista, diminuindo os espaços em branco na agenda médica, conforme resgata os pacientes da lista de espera.
Mensagens automatizadas
Imagine ter de escrever mensagens para cada paciente, lembrando eles sobre as consultas agendadas. Fazer isso de forma manual acaba exigindo muito tempo de trabalho da secretária de clínica médica, além de ser uma tarefa bastante repetitiva e nada agradável.
Para facilitar isso, um software médico permite enviar mensagens automatizadas a cada paciente, com informações sobre data e horário das consultas marcadas. Dessa forma, o paciente não esquece o compromisso e a secretária garante efetividade no envio dos lembretes.
Além disso, contando com uma funcionalidade de envio de mensagens automatizadas, também é possível enviar mensagens de aniversário aos pacientes, sem depender da secretária de clínica médica para isso. É uma forma de garantir que uma data importante como essa não seja passada em branco.
Documentos vinculados ao cadastro dos pacientes
Com um software médico, é possível vincular ao cadastro do paciente todos os modelos de documentos desejados, com os dados já pré-definidos. Dessa forma, fica muito mais fácil acessar cada arquivo que o paciente precisa assinar, sem ficar acessando várias abas ou pastas do computador.
Basta apenas abrir o cadastro do paciente e visualizar todos os documentos que estiverem vinculados. Tudo organizado em uma única aba do sistema, de forma digital. É uma maneira fácil e padronizada da clínica ter seus documentos digitalizados, sair do papel e facilitar o trabalho da secretária de clínica médica.
Alteração em massa da agenda médica
Surgiu um imprevisto na clínica e será necessário alterar os agendamentos dos próximos dez dias. O que fazer nessa situação? Sem um software médico, a secretária levaria muito tempo para realizar essa ação.
Com o uso da ferramenta certa, basta apenas filtrar um grupo de pacientes por data, sala ou profissional e alterar simultaneamente as informações desejadas. Dessa forma, o que antes levava tempo pode ser revolvido com poucos cliques, facilitando a vida de quem organiza as agendas médicas diárias.
Chatbot
Hoje em dia, por conta da facilidade de enviar mensagens pelas redes sociais, é comum que pacientes solicitem informações em finais de semana, feriados ou, até mesmo, em horários que a clínica não está mais atendendo e a secretária de clínica médica não está trabalhando.
Nessas situações, ao invés de deixar o cliente totalmente sem resposta, é possível utilizar um chatbot, por meio de um software para clínicas, para responder as mensagens que chegarem nos canais de comunicação, melhorando a conectividade com os pacientes e mantendo um atendimento sempre disponível e automatizado.
Alertas para controle de estoque
O controle de estoque é, em muitos casos, outra das funções da secretária de médico, que precisa acompanhar o prazo de validade e evitar que o estoque fique sem os produtos necessários.
Dessa forma, com um software para clínicas, é possível receber alertas quando os produtos estiverem acabando. Além disso, o sistema envia notificações informando quais itens precisam ser repostos imediatamente.
E quando os produtos estiverem próximos da data de vencimento, é possível receber avisos pelo próprio software, deixando de lado a necessidade de ficar conferindo pranchetas ou planilhas, garantindo um trabalho mais otimizado à profissional responsável por esse controle.
Conheça o Clínica nas Nuvens
Como você viu, contar com um software médico é essencial para otimizar o trabalho da secretária e garantir mais resultados para a clínica. E o Clínica nas Nuvens é um software completo, que garante isso e muito mais. Conheça mais sobre as funcionalidades do sistema citadas ao longo deste texto.