Como escolher o melhor sistema para franquias de estética  

Como escolher o melhor sistema para franquias de estética  

Quanto mais o setor de estética cresce, maior é a demanda por uma gestão eficiente. Se apenas uma clínica exige consistência na qualidade dos serviços e segurança de dados, imagine várias delas. É aí que entra o sistema para franquias de estética, que vai possibilitar gestão e atendimento uniformes e de qualidade. 

O mercado de franquias de estética cresceu 17,5% em 2023, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Para aproveitar esse potencial de mercado, os gestores precisam pensar em rotinas administrativas funcionais, reputação da marca e a satisfação dos clientes primários (franqueado) e secundários. 

Um software para franquias de estética consegue padronizar todo o funcionamento das clínicas facilitando a rotina operacional de ponta a ponta. Descubra as principais funcionalidades e como escolher a melhor opção no decorrer do texto. Boa leitura! 

sistema para gestão de franquias

Desafios na gestão de franquias de estética 

A gestão de franquias de estética apresenta desafios únicos que requerem atenção especial dos gestores. O primeiro deles é, sem dúvidas, garantir que as unidades tenham os mesmos padrões de qualidade no atendimento.  

Essa questão pode envolver facilidade de agendamento, tempo de espera para ser atendido, opções de pagamento, entre outros. O responsável pela franquia deve garantir que todos os franqueados da clínica possam oferecer a mesma qualidade para os pacientes, para manter o nome da franquia relacionado a uma experiência positiva. 

Outro desafio é possibilitar a gestão de estoque de produtos em várias unidades. Manter o equilíbrio entre a quantidade de insumos que entram e saem do estoque, verificar se, por exemplo, unidades com a mesma quantidade de atendimentos utilizam as mesmas quantidades de produtos, ou se precisam de ajustes, são casos que exigem um bom sistema para clínicas de estética com recurso de controle de estoque. 

Entre muitos outros desafios das franquias de estética podemos destacar o marketing localizado, ou seja, possibilitar que cada unidade tenha as mesmas opções de funcionalidades e ao mesmo tempo possam adaptar as estratégias de marketing para diferentes regiões sempre preservando a marca. 

Todos e muitos outros pontos que envolvem a gestão podem ser otimizados com um sistema para franquias de estética. 

O papel fundamental do sistema para clínica de estética 

Pensar numa franquia de estética sem um sistema de gestão para clínicas é como tentar pintar um quadro sem os pincéis adequados. É possível, mas muito mais difícil e com resultados de qualidade inferior. 

Analogias a parte, o sistema para franquias de estética vai organizar a gestão das unidades proporcionando uma visão holística do funcionamento de cada uma delas. Além disso, vai disponibilizar as melhores funcionalidades para atender as particularidades de cada uma delas sempre respeitando o posicionamento de marca. 

Através do software para franquias de estética, a gestão pode observar pontos de melhoria, encontrar oportunidades e manter a qualidade dos serviços.  

É possível automatizar processos e centralizar informações com uma gama de funcionalidades que impactam desde o controle financeiro ao marketing. Ter tudo em um só lugar faz total diferença pois facilita na padronização das atividades independentemente da localidade. 

fluxo de caixa para clínica

Critérios para a escolha do sistema ideal para clínica de estética 

Ao selecionar um sistema de gestão para uma franquia de estética, é importante considerar diversos fatores para garantir que atenda às necessidades específicas do negócio. Alguns critérios importantes a serem considerados incluem: 

  • Escalabilidade: o sistema deve ser capaz de crescer junto com a franquia, suportando múltiplas unidades e um aumento no volume de operações. 
  • Facilidade de uso: deve ser intuitivo e fácil de usar tanto para colaboradores quanto para os clientes, minimizando o tempo de treinamento e aumentando a eficiência operacional. 
  • Personalização: deve permitir personalizar recursos e funcionalidades de acordo com as necessidades específicas da franquia. 
  • Integração: deve ser capaz de fazer integração com outros sistemas e ferramentas utilizadas pela franquia, como sistemas de pagamento, marketing e contabilidade. 
  • Suporte técnico: deve oferecer um bom suporte técnico e recursos de assistência para garantir que qualquer problema seja resolvido rapidamente. 

Recursos chave do Clínica nas Nuvens para a sua franquia 

O Clínica nas Nuvens conhece a fundo as necessidades e especificidades tanto da área de estética quanto da gestão de múltiplas clínicas. A união dessas expertises fez com que as melhores funcionalidades fossem desenvolvidas. 

Para se ter uma ideia, ao mesmo tempo em que temos a integração das agendas das diferentes unidades temos também um sistema para central de atendimento. Dessa forma você simplifica o processo de agendamento, otimiza o fluxo de clientes e proporciona uma experiência positiva. 

Além disso, a franquia conta com controle de acesso, permitindo que cada unidade ou colaborador utilize apenas os recursos adequados a sua função. E para ações estratégicas, o gestor tem também uma visão detalhada e em tempo real dos resultados de cada unidade, permitindo uma análise dos indicadores individuais e identificação de possíveis áreas de melhoria. 

Cada unidade da franquia possui suas próprias configurações e fluxo de caixa, garantindo uma gestão eficiente e evitando a mistura de informações. Com o Clínica nas Nuvens, a franquia separa o que é necessário mas também consegue integrar o que é importante. 

Um dos diferenciais do sistema é a possibilidade de compartilhamento do prontuário do paciente entre as unidades, criando uma rede de estética integrada e coesa. Facilitando a comunicação entre profissionais e garantindo um acompanhamento mais completo e eficaz. 

Tenha o Clínica nas Nuvens como software de gestão para a sua franquia de estética! Conheça as funcionalidades em uma demonstração gratuita

Gestão de franquias de clínicas
Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se