Clínica de estética: como escolher o melhor software de gestão

Clínica de estética: como escolher o melhor software de gestão

Ter uma clínica de estética de sucesso exige muita organização, profissionais experientes, clientes satisfeitos, serviços prestados com qualidade e gestão bem feita. Para isso, é essencial contar com um sistema para clínica de estética, que ofereça todo o suporte necessário para a empresa crescer.

É justamente com o objetivo de falar mais sobre a importância de contar com um software para clínica de estética na gestão que desenvolvemos este conteúdo. A seguir, você vai entender como escolher um bom sistema e quais funcionalidades ele deve oferecer. Continue a leitura. 

O que analisar na hora de escolher um software para clínica de estética?

Um bom software para clínicas deve atender a todas as necessidades da empresa, desde a organização da equipe até a fidelização dos pacientes. Dessa forma, é importante que ele possua as funcionalidades essenciais. 

Antes de tudo, é preciso que a clínica identifique e determine os pontos em que a empresa necessita de mais atenção e podem ser melhorados por meio da utilização de um software

Por exemplo, vamos supor que a clínica de estética possua um grande número de profissionais e sinta dificuldade de administrar a agenda de todos eles, de forma rápida e eficiente. 

Nesse cenário, a utilização de um sistema para clínica de estética que possua a funcionalidade de múltiplas agendas é o mais indicado, pois possibilita a organização de várias agendas ao mesmo tempo, sem dificuldade.

Se o problema da clínica está atrelado à falta de organização do estoque, é essencial que o software de gestão de clínica possua ferramentas voltadas ao controle de estoque, garantindo mais facilidade na hora de organizar pedidos, planejar compras e acompanhar a movimentação dos itens. 

Enfim, na hora de escolher um sistema para clínica de estética, o passo mais importante é saber se ele atende às demandas que a empresa possui, ajudando a solucionar possíveis problemas. 

Software para clínicas

Principais funcionalidades de um software para clínica de estética

Algumas funcionalidades são essenciais para a gestão de uma clínica ser feita com qualidade. É primordial que elas estejam presentes em um sistema de gestão para clínica estética. A seguir, confira as principais ferramentas que não podem faltar em um software. 

Prontuário eletrônico 

O prontuário eletrônico é uma ferramenta que permite manter todas as informações do paciente organizadas em um único lugar. Assim, é possível arquivar desde dados pessoais até documentos que mostrem procedimentos feitos anteriormente, imagens de antes e depois, receitas, atestados, entre outros arquivos importantes. 

Dessa forma, é possível acompanhar com mais controle e assertividade o tratamento realizado no paciente, garantindo que nenhum erro seja cometido por falta de informações suficientes, por exemplo. 

Prontuário eletrônico

Orçamentos

Outra importante funcionalidade que um sistema para clínica de estética deve possuir é relacionada à criação de orçamentos. Quando o software se preocupa em oferecer essa facilidade, a vida do gestor torna-se muito mais simples.

Isso porque, por meio da tecnologia, é possível criar e enviar orçamentos em minutos aos pacientes, acompanhando o status de aprovado ou não. Além disso, é possível vincular essa funcionalidade ao agendamento e integrá-la automaticamente ao “contas a receber”. 

Dessa forma, após o cliente aprovar o orçamento do serviço, o sistema automaticamente inclui as informações necessárias, tanto na agenda quanto no controle financeiro, para a gestão dos atendimentos àquele paciente seja feita.

sistema para clínica de estética

Controle de estoque

A organização da clínica depende de muitos fatores, entre eles, o controle eficaz do estoque. Ou seja, é importante acompanhar a movimentação dos itens utilizados, fazer o registro correto da quantidade de unidades disponíveis e saber em que momento realizar um novo pedido de produtos, evitando o risco de faltar insumos. 

Para isso, a tecnologia é uma aliada essencial. Por meio de um software para clínicas que possua a funcionalidade de controle de estoque, é possível ter total supervisão sobre os itens que entram e saem, fazendo a integração com o prontuário eletrônico, por exemplo. 

Dessa forma, assim que atende ao paciente e inclui a utilização de determinado item no prontuário, o estoque pode ser automaticamente atualizado, dando baixa naquele produto, melhorando a organização e facilitando a vida do profissional. 

agenda médica online

Pacotes de procedimentos integrados à agenda

Outra funcionalidade interessante e muito eficiente que um sistema para clínica de estética deve possuir está relacionado à gestão dos pacotes de procedimentos, uma estratégia de venda muito utilizada em clínicas de estética. 

Com essa facilidade, por meio do sistema, é possível pré-estruturar um pacote de procedimentos. No momento de encaixar o paciente na agenda, basta apenas selecionar o pacote com todos os procedimentos contratados. 

Dessa forma, não é preciso cadastrar procedimento por procedimento. Os resultados disso são mais controle sobre os serviços oferecidos e ganho de tempo na organização da agenda, pois tudo é feito em poucos minutos.

Conheça o Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens é um sistema para clínica médica que, além das funcionalidades citadas ao longo do texto, possui outras muitas ferramentas eficazes para a gestão na área de estética. 
São funcionalidades que garantem a melhora do relacionamento com os pacientes, mais lucratividade para a clínica e otimização do tempo da equipe. Se você deseja saber mais sobre como impulsionar os resultados da sua clínica de estética, acesse o conteúdo Como Acelerar o Crescimento e Manter o Sucesso de Clínicas Estéticas.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se