Como escolher sistema para clínica de estética

Como escolher sistema para clínica de estética

Ter uma clínica de estética de sucesso exige muita organização, profissionais experientes, clientes satisfeitos, serviços prestados com qualidade e gestão bem feita. Para isso, é essencial contar com um sistema para clínica de estética, que ofereça todo o suporte necessário para a empresa crescer.

É justamente com o objetivo de falar mais sobre a importância de contar com um software para clínica de estética na gestão que desenvolvemos este conteúdo. A seguir, você vai entender como escolher um bom sistema e quais funcionalidades ele deve oferecer. Continue a leitura.

Software para clínica de estética

O que analisar na hora de escolher um software para clínica de estética?

Um bom software para clínicas deve atender a todas as necessidades da empresa, desde a organização da equipe até a experiência dos clientes para uma possível fidelização. Dessa forma, é importante que ele possua as funcionalidades essenciais. 

Antes de tudo, é preciso que a clínica identifique e determine os pontos em que a empresa necessita de mais atenção e podem ser melhorados por meio da utilização de um software

Por exemplo, vamos supor que a clínica de estética possua um grande número de profissionais e sinta dificuldade de administrar a agenda de todos eles, de forma rápida e eficiente. 

Nesse cenário, a utilização de um sistema para clínica de estética que possua a funcionalidade de múltiplas agendas é o mais indicado, pois possibilita a organização de várias agendas ao mesmo tempo, sem dificuldade.

Se o problema da clínica está atrelado à falta de organização do estoque, é essencial que o software de gestão de clínica possua ferramentas voltadas ao controle de estoque, garantindo mais facilidade na hora de organizar pedidos, planejar compras e acompanhar a movimentação dos itens. 

Enfim, na hora de escolher um sistema para clínica de estética, o passo mais importante é saber se ele atende às demandas que a empresa possui, ajudando a solucionar possíveis problemas e atrair mais clientes.

Principais funcionalidades de um software para clínica de estética

Algumas funcionalidades são essenciais para a gestão de uma clínica ser feita com qualidade. É primordial que elas estejam presentes em um sistema de gestão para clínica estética. A seguir, confira as principais ferramentas que não podem faltar em um software para clínica de estética.

  • Agendamento de consultas
  • Faturamento e Pagamento
  • Prontuário eletrônico 
  • Orçamentos
  • Controle de Estoque
  • Pacotes de procedimentos integrados à agenda
  • Relatório e Análise

Agendamento de consultas

A ferramenta de agendamento online de consultas é uma das funcionalidades mais importantes em um programa para clínica de estética. Isso porque essa ferramenta permite que os clientes possam agendar consultas de forma fácil e conveniente, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, sem precisar entrar em contato com a clínica por telefone ou pessoalmente.

Além disso, uma ferramenta permite que o clínico gerencie seus agendamentos de forma mais eficiente, evitando a sobreposição de horário e as chances de falhas no agendamento. Com uma ferramenta de agendamento online, a clínica também pode enviar orientações de consultas aos clientes, atender o número de faltas e gerenciar a produtividade dos profissionais.

Outra vantagem é que ela pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes, já que eles podem escolher os horários que melhor se adequam às suas agendas, sem precisar esperar na fila para serem atendidos. 

Além disso, o agendamento online pode ser integrado com outras funcionalidades do sistema de gestão para clínica estética, como o prontuário eletrônico e o controle de estoque, permitindo que um clínico possa gerenciar seus processos de forma mais integrada e eficiente. 

Em resumo, a ferramenta de agendamento online de consultas é uma fundamental para sua clínica de estética, permitindo que ela possa gerenciar seus agendamentos de forma eficiente, reduzir faltas, aumentar a satisfação dos clientes e melhorar sua produtividade e eficiência.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Faturamento e pagamento

Esta funcionalidade permite que a clínica possa gerenciar suas receitas e despesas de forma mais eficiente, além de controlar o fluxo de caixa e manter as finanças da clínica em dia.

Utilizando o recurso de faturamento e pagamento, é possível emitir faturas, notas fiscais e recibos de forma automatizada e integrada com outras funcionalidades do software de gestão, como o prontuário eletrônico e o agendamento de consultas. 

Além disso, a ferramenta também permite que a clínica possa controlar seus pagamentos, como contas a pagar, fornecedores e despesas em geral.

Outra questão relevante é a possibilidade da clínica gerar relatórios financeiros e análises de desempenho, como a receita gerada, o faturamento por cliente ou serviço, a margem de lucro e a rentabilidade da clínica. Informações que são cruciais para a tomada de decisões estratégicas e para a identificação de oportunidades de melhoria nos processos financeiros da clínica.

Por fim, o recurso de faturamento e pagamento é uma ótima ferramenta para a clínica de estética, permitindo que ela possa gerenciar suas finanças de forma mais eficiente, automatizada e integrada, além de obter informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas

Aumente sua produtividade, reduza custos, melhore seu desempenho financeiro e, consequentemente, aumentar sua competitividade no mercado investindo em um sistema que contemple com competência a parte de faturamento e pagamento.

Prontuário eletrônico 

O prontuário eletrônico é uma ferramenta do software para clínica de estética que permite manter todas as informações do paciente organizadas em um único lugar

Assim, é possível arquivar desde dados pessoais até documentos que mostrem procedimentos feitos anteriormente, imagens de antes e depois, receitas, atestados, entre outros arquivos importantes. 

Dessa forma, é possível acompanhar com mais controle e assertividade o tratamento realizado no paciente, garantindo que nenhum erro seja cometido por falta de informações suficientes, por exemplo.

Outra vantagem do prontuário eletrônico é que ele permite que a clínica possa compartilhar informações com outros profissionais de saúde, como médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, de forma integrada e segura, garantindo um atendimento mais completo e eficiente para o paciente.

Por fim, o prontuário eletrônico também pode ser integrado com outras funcionalidades do software de gestão para clínica estética, como o agendamento de consultas, a emissão de receitas e a gestão de estoque, permitindo que a clínica possa automatizar processos e aumentar sua produtividade.

Prontuário eletrônico

Orçamentos

Outra importante funcionalidade que um programa de gestão para clínica estética deve possuir está relacionada à criação de orçamentos. Quando o software para clínica de estética oferece essa facilidade, a vida do gestor torna-se muito mais simples.

Isso porque, por meio da tecnologia, é possível criar e enviar orçamentos em minutos aos pacientes, acompanhando o status de aprovado ou não. Além disso, é possível vincular essa funcionalidade ao agendamento e integrá-la automaticamente ao “contas a receber”. 

Dessa forma, após o cliente aprovar o orçamento do serviço, o sistema automaticamente inclui as informações necessárias, tanto na agenda quanto no controle financeiro, para a gestão dos atendimentos àquele paciente seja feita.

Outro recurso interessante é que tudo isso também pode ajudar a clínica a aumentar suas vendas e fidelizar os pacientes. Com a possibilidade de criar pacotes personalizados de serviços e tratamentos, a clínica pode oferecer opções mais atraentes e vantajosas para os pacientes, incentivando-os a realizar mais procedimentos e tratamentos na clínica.

Por fim, o orçamento também é útil para a clínica realizar análises e planejamentos estratégicos, permitindo que ela possa monitorar as vendas, identificar as oportunidades de crescimento e otimizar suas estratégias comerciais.

Controle de estoque

A organização da clínica depende de muitos fatores, entre eles, o controle eficaz do estoque. Ou seja, é importante acompanhar a movimentação dos itens utilizados, fazer o registro correto da quantidade de unidades disponíveis e saber em que momento realizar um novo pedido de produtos, evitando o risco de faltar insumos. 

Para isso, a tecnologia é uma aliada essencial. Por meio de um software para clínicas que possua a funcionalidade de controle de estoque, é possível ter total supervisão sobre os itens que entram e saem, fazendo a integração com o prontuário eletrônico, por exemplo. 

Dessa forma, assim que atende ao paciente e inclui a utilização de determinado item no prontuário, o estoque pode ser automaticamente atualizado, dando baixa naquele produto, melhorando a organização e facilitando a vida do profissional.

Pacotes de procedimentos integrados à agenda

Outra funcionalidade interessante e muito eficiente que um sistema para clínica de estética deve possuir está relacionado à gestão dos pacotes de procedimentos, uma estratégia de venda muito utilizada em clínicas de estética. 

Com essa facilidade, por meio do software para clínica de estética, é possível pré-estruturar um pacote de procedimentos. No momento de encaixar o paciente na agenda, basta apenas selecionar o pacote com todos os procedimentos contratados. 

Dessa forma, não é preciso cadastrar procedimento por procedimento. Os resultados disso são mais controle sobre os serviços oferecidos e ganho de tempo na organização da agenda, pois tudo é feito em poucos minutos.

Business Intelligence para clínicas

Relatórios e análises

Ter um sistema que seja assertivo quanto ao relatório e análise de dados na clínica, é elementar. Desta forma, a clínica consegue coletar, analisar e monitorar informações sobre suas atividades, clientes, serviços e resultados, gerando insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas.

Com relatórios personalizados e controlados sobre diversos aspectos da clínica, como o número de consultas realizadas, a quantidade de serviços prestados, a receita gerada, o perfil dos clientes, entre outros, ocorre uma melhora quanto a organização, desempenho e conquista de objetivos

Além disso, a parte de relatório e análise também permite que a clínica possa comparar seus resultados com metas e alcançar objetivos, identificando pontos de melhoria e oportunidades de crescimento.

Outra vantagem é que a clínica pode monitorar o desempenho dos médicos e da equipe, como um todo, identificando padrões de atendimento, falhas na execução de processos e oportunidades de treinamento e capacitação. 

Com isso, é possível aumentar a eficiência e qualidade dos serviços prestados, melhorar a experiência dos clientes e aumentar a competitividade da clínica no mercado.

No fim das contas, o recurso de relatório e análise faz com que você possa recolher, analisar e monitorar informações valiosas sobre suas atividades, clientes e resultados, gerando insights para a tomada de decisões estratégicas na clínica. 

Conheça o Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens é um sistema para clínicas que, além das funcionalidades citadas ao longo do texto, possui outras muitas ferramentas eficazes para a gestão na área de estética.

São funcionalidades que garantem a melhora do relacionamento com os pacientes, mais lucratividade para a clínica e otimização do tempo da equipe. Por isso, conheça melhor nosso software para clínicas solicitando uma demonstração gratuita.

E se você deseja saber mais sobre como impulsionar os resultados da sua clínica de estética, acesse o conteúdo Como Acelerar o Crescimento e Manter o Sucesso de Clínicas Estéticas.

sistema de gestão para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se