Saiba como lidar com inadimplência no consultório médico

Saiba como lidar com inadimplência no consultório médico

Um dos problemas mais complexos de lidar quando se tem um negócio é a inadimplência. Nesse caso, a inadimplência no consultório médico.

Como se trata de um serviço de saúde, em que as pessoas muitas vezes se encontram em situações delicadas, alguns profissionais têm dificuldade de resolver a parte financeira do consultório, principalmente a cobrança dos inadimplentes.

Além disso, não faz parte da formação tradicional de médicos assuntos relacionados à administração de um consultório. Com isso, somente a necessidade é que torna importante aprender como lidar com esse aspecto que é essencial para a prática clínica.

Diante disso, preparamos um material com dicas que te ajudam a lidar com a inadimplência no consultório médico, trazendo alternativas para prevenir e corrigir esse problema.

Registre todos as informações dos pacientes em um mesmo local

A primeira medida que o profissional precisa ter para controlar a inadimplência no consultório é a mais importante de todas: manter um cadastro de cada paciente.

Quando se tem tudo registrado, é possível entrar em contato com a pessoa sem perder tempo. Para isso funcionar, é preciso ter esse hábito internalizado nas práticas diárias, sempre atualizando cada consulta e seus devidos pagamentos.

Lembre-se de ter também dados referentes ao contato atualizados.

controle de repasses e cobranças na clínica

Automatize o controle dos pagamentos

Manter a organização quando todos os processos são manuais é muito difícil, principalmente quando o número de paciente é razoável.

E nos dias de hoje não há mais motivos para resistir às tecnologias. Além de acessíveis, são facilmente encontradas nos mais variados formatos.

No caso de um software de gestão, o profissional tem a vantagem de ter não só o controle do pagamento, mas de todos os dados referentes ao paciente em um só lugar. Além disso, muitas dessas plataformas têm esquemas de controle e sinalizam quando há alguma inadimplência.

Dessa forma. é possível ter uma visão geral, mostrando os pacientes que possuem as dificuldade de pagar em dia. Assim, é possível buscar entender o porquê desses atrasos e propor alternativas para evitá-los.

Invista em uma excelente comunicação com o seu público

Explore todos os seus canais de contato com o cliente (e-mail, redes sociais, WhatsApp Business…) e não deixe para se comunicar com ele apenas quando estiver devendo alguma consulta.

Quanto mais próximo estiver de seu público, mais fácil será resolver esse problema.

Mas lembre-se de que essa comunicação deve ser de uma forma profissional, sempre mostrando a importância de manter o rigor no pagamento para o funcionamento do consultório.

A inadimplência no consultório médico precisa ser resolvida antes que comece a interferir no funcionamento do local.

Portanto, em vez de aguardar casos isolados acontecerem e resolver cada um de uma forma, crie um sistema de processos para isso e dentro dele busque alternativas ao seu alcance. O grande segredo para uma gestão eficiente é estar preparado para esse tipo de “imprevisto” que faz parte das relações comerciais e precisam ser solucionados antes que se tornem crônicos.

Quer saber o que mais influencia na relação entre médicos e pacientes? Leia o conteúdo que preparamos sobre os critérios que o público tem na hora de escolher o seu médico!

guia de gestão para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se