Como escolher um prontuário eletrônico para estética 

Como escolher um prontuário eletrônico para estética 

O prontuário eletrônico se tornou uma ferramenta indispensável na área da saúde. Foi-se o tempo em que clínicas e profissionais utilizavam papel para registrar as informações dos pacientes e os tratamentos realizados. 

Caso você ainda não utilize essa ferramenta no seu negócio, pois possui dúvidas de como escolher o prontuário eletrônico para estética ideal, continue a leitura e confira algumas dicas sobre isso. 

Quais as vantagens do prontuário eletrônico para clínicas de estética

A utilização do prontuário estético oferece uma série de vantagens que auxiliam na melhoria do atendimento aos pacientes, aprimoramento da gestão clínica e garantia da segurança das informações. Abaixo, destacamos alguns dos principais pontos. 

Organização e facilidade de acesso às informações do paciente

O prontuário eletrônico permite armazenar de forma organizada e centralizada todas as informações dos pacientes, como histórico médico, resultados de exames, tratamentos realizados, prescrições e procedimentos estéticos anteriores. 

Isso facilita o acesso rápido e fácil às informações sempre que necessário. Além disso, é uma maneira de tornar o atendimento mais eficiente e evitar a perda de dados importantes.  

Melhoria na comunicação interna da clínica

Com um modelo de prontuário para estética, a equipe da clínica pode compartilhar informações de forma rápida e segura. Isso possibilita uma comunicação mais eficiente entre médicos, enfermeiros, esteticistas e outros profissionais, garantindo que todos estejam cientes do histórico do paciente e de suas necessidades específicas.

Mais segurança e privacidade dos dados do paciente

Os prontuários eletrônicos geralmente têm medidas de segurança robustas para proteger os dados dos pacientes contra acessos não autorizados, como criptografia e certificado SSL. 

Isso é fundamental para garantir a privacidade e confidencialidade das informações pessoais e médicas dos pacientes, além de garantir conformidade com as regulamentações de proteção de dados.

Facilidade na geração de relatórios e análises

Com os dados dos pacientes armazenados eletronicamente, a geração de relatórios e análises se torna mais simples. Isso possibilita que a clínica e seus profissionais obtenham insights valiosos sobre o desempenho dos tratamentos, o perfil dos pacientes atendidos e outros indicadores relevantes para a tomada de decisões.

Agilidade no atendimento e redução de erros

O acesso rápido às informações dos pacientes e a possibilidade de registrar dados em tempo real resultam em um atendimento mais ágil e preciso. Além disso, a redução do uso de papel e a automatização de processos minimizam a ocorrência de erros causados ​​por anotações ilegíveis ou informações desatualizadas.

Otimização do tempo e redução de papelada

Com um prontuário de estética, os profissionais podem agilizar o preenchimento de formulários, prescrições e outros documentos, economizando tempo e aumentando a produtividade, o que permite atender pacientes de forma mais eficiente.

Integração com outras ferramentas e sistemas

Muitos prontuários eletrônicos são projetados para se integrarem a outras ferramentas de gestão de clínica, como faturamento e controle de estoque. Essa integração possibilita uma gestão mais completa e integrada da clínica.

Com a integração ao controle de estoque, por exemplo, é possível automatizar as entradas e saídas de produtos conforme o profissional registra no prontuário os itens utilizados em cada atendimento. 

Mobilidade e acessibilidade

Prontuários eletrônicos em nuvem permitem o acesso aos dados dos pacientes de qualquer lugar e dispositivo com acesso à internet. Isso é especialmente útil para profissionais que desejam verificar informações ou atualizar registros enquanto estão em deslocamento.

prontuário eletrônico estética

Funcionalidades que um prontuário eletrônico para clínica de estética deve ter

Para atender às necessidades específicas da área, um prontuário eletrônico para estética deve contar com determinadas funcionalidades. Abaixo estão algumas delas. 

Histórico de tratamentos estéticos

Permitir o registro detalhado dos procedimentos estéticos realizados pelo paciente ao longo do tempo, incluindo informações sobre dados, tipos de tratamentos, áreas tratadas, resultados obtidos e qualquer reação adversa relevante.

Possibilidade de edição e comparação de imagens

Permitir que você tire fotos direto do celular, armazene, faça comentários e marcação de pontos nas imagens do prontuário, para que o plano de tratamento seja ainda mais visual e explicativo. Em prontuários estéticos ainda mais completos você ainda pode criar escalas e perguntas de múltipla escolha direto no prontuário.

Espaço para armazenamento de imagens

Possibilitar a inserção e o armazenamento seguro de fotografias de antes e depois do paciente de cada procedimento estético. Essa funcionalidade é útil para acompanhar a evolução do tratamento e para documentar visualmente os resultados alcançados.

Anamnese adaptável

Fornecer formulários de anamnese adaptáveis, que permitam que cada profissional determine quais informações serão incluídas, sem a necessidade de seguir um padrão. 

Dessa forma, em uma clínica com vários profissionais, por exemplo, é possível que cada um deles crie a própria ficha de anamnese com as perguntas e campos que desejar. 

Anexo de documentos

Além das informações específicas de tratamentos, o prontuário eletrônico para estética deve possibilitar o anexo de documentos como prescrições médicas, exames já realizados, receitas, entre outros. Assim, garante-se que todos os documentos se mantenham seguros em um único lugar, facilitando o acompanhamento do profissional. 

Integração com outras ferramentas

Possibilitar a integração do prontuário eletrônico para estética com outras ferramentas utilizadas na clínica, como agenda de atendimentos, faturamento e controle de estoque, para uma gestão mais completa e eficiente.

Segurança e privacidade

Garantir medidas de segurança robustas para proteger as informações dos pacientes, cumprindo as regulamentações de proteção de dados e garantindo a confidencialidade.

prontuário eletrônico

Como escolher o prontuário eletrônico ideal para a sua clínica? 

A escolha do prontuário eletrônico ideal para clínica de estética é uma decisão importante que deve ser tomada com cuidado. Abaixo estão algumas dicas para ajudar você a fazer a escolha certa.

Avalie as necessidades da sua clínica

Faça uma análise detalhada das necessidades da sua clínica e da sua equipe. Identifique quais funcionalidades são essenciais para o bom funcionamento da clínica, considerando tanto as especificidades dos procedimentos estéticos realizados como as necessidades administrativas e de gestão.

Dê preferência a facilidade

Busque sistemas para clínicas de estética que ofereçam integração do prontuário com outras funcionalidades, como a proposta de orçamento no prontuário, mas que ao mesmo tempo seja intuitivo e simples de utilizar. Um bom prontuário para estética vai te ajudar a oferecer a melhor experiência ao paciente sem comprometer o tempo de atendimento.

Pesquise as opções disponíveis no mercado

Realize uma pesquisa abrangente das opções de prontuários eletrônicos disponíveis para estética. Consulte fornecedores, verifique sites e leia estimativas de outros profissionais para ter uma visão geral das opções disponíveis.

Solicite demonstração ou faça teste grátis

Muitos fornecedores oferecem versões de demonstração ou períodos de testes gratuitos. Aproveite essa oportunidade para experimentar o prontuário eletrônico e avaliar sua usabilidade, interface e funcionalidades.

Segurança e privacidade

Certifique-se de que o prontuário eletrônico para estética possui medidas de segurança robustas para proteger os dados dos pacientes. Verifique se o sistema atende as regulamentações de proteção de dados e garante a confidencialidade das informações.

Suporte e treinamento

Verifique se o fornecedor oferece um suporte técnico eficiente e um treinamento adequado para sua equipe. Um suporte de qualidade é fundamental para solucionar problemas e tirar dúvidas durante a implementação do sistema.

Opinião de outros usuários

Busque depoimentos de outros profissionais que usam o prontuário eletrônico em suas clínicas. A experiência de outros usuários pode oferecer insights valiosos sobre o desempenho do sistema na prática. 

Conheça o prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens

Agora que você sabe mais sobre a importância e como escolher um prontuário eletrônico para clínicas de estética, que tal conhecer mais sobre o prontuário do Clínica nas Nuvens? Com funcionalidades pensadas especialmente para áreas como a estética que vão otimizar a rotina da sua clínica. Peça a sua demonstração gratuita

software de gestão para clínicas
Compartilhe
Ana Paula Dornelles

Ana Paula Dornelles

Redatora engajada na criação de conteúdos sobre tecnologia, mercado e gestão de clínicas. O foco é entregar informações e dicas relevantes, que auxiliem no dia a dia de profissionais da área da saúde.
Compartilhar Inscreva-se