Atualmente, falar em agenda cheia, em correria, em tarefas intermináveis já se tornou, praticamente, um jargão. Na área médica, em especial, é praticamente uma raridade não encontrar um profissional que não se sinta sobrecarregado.
Dar conta de todo o trabalho realmente se tornou uma corrida sem fim. São consultas, exames, reuniões, cursos, palestras que surgem, além de demandas e acontecimentos pontuais que preenchem rapidamente a agenda pessoal e de trabalho dos profissionais da saúde.
Apesar de a situação parecer muito ruim e causar um certo desespero, no fim do túnel há saída e alternativa para esse caos. A proposta para isso consiste em trabalhar aliando 3 pontos básicos: produtividade, equipe e tecnologia.
Produtividade
Fazer mais em menos tempo: em tese, pelo menos, esse é sonho de profissionais de muitas áreas. Na saúde, esse objetivo se traduz em atender mais pacientes, em menos tempo, mantendo a qualidade.
Na prática, no entanto, essa aliança é atravessada por fatores externos como atrasos de pacientes e compromissos de última hora. E, aí, manter a produtividade não acontece como na teoria.
Com o auxílio de algumas ferramentas e o apoio de quem te acompanha nessa jornada, é possível reverter esse quadro e extrair o máximo do seu dia sem sentir como se tudo fosse explodir repentinamente.
Equipe
Alguns autores da área empresarial já destacam, há algum tempo, que uma das práticas mais inteligentes que um gestor pode ter é de contratar pessoas “mais inteligentes do que ele”. Isso significa apostar em potencial, ver qualidades que podem colaborar significativamente para o crescimento do consultório.
Uma equipe engajada, antenada e bem treinada faz toda a diferença em todos os processos, pois, atenderão com excelência o paciente, manterão os recursos e o andamento das tarefas em dia, além de visualizar novas oportunidades de melhoria e otimização.
Tecnologia
Já falamos aqui sobre como sistemas e softwares têm mudado as rotinas em clínicas e consultórios, atuando como um importante suporte no controle organizacional. Muito além da documentação, eles agem na otimização de processos, centralizando informações, arquivando documentos com base em uma segmentação sistemática, além do relacionamento com pacientes.
Sistemas online como o Clínica nas Nuvens, que operam de maneira ampla, estruturando processos – agenda, o prontuário eletrônico, o financeiro, centralizando multiclínicas e multiusuários -, são soluções ideais para ajudar médicos de todas as áreas a ter uma visão holística de suas clínicas e consultórios, além de permitir a automatização de algumas práticas, facilitando a vida.
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