Como fazer a precificação de serviços médicos 

Como fazer a precificação de serviços médicos 

A precificação de serviços médicos é um tema que além de deixar muitas dúvidas, tem um grau de importância muito grande. Todo empreendedor sabe que são diversos os fatores que influenciam na precificação, tanto quanto sabem que um erro pode ser irremediável. 

Já trouxemos no nosso blog, tudo que você precisa saber antes de abrir uma clínica médica, mas após todos os passos para finalmente tirar do papel um plano tão importante, ninguém quer correr o risco ser considerado pouco qualificado por conta de preços muito baixos, nem de não conseguir conquistar pacientes por não caber no orçamento do seu público. 

Para conseguir determinar um preço acertado, de acordo com a qualidade dos serviços prestados e manter o padrão do mercado, tornar o empreendimento sustentável e obter um lucro justo, trouxemos um passo a passo para que você entenda como precificar um serviço médico. Veja no decorrer do texto!

fluxo de caixa para clínica

Tipos de precificação   

Toda precificação de serviços médicos tem como base a relação entre o custo, o valor e a margem de lucro. Mas existem diferentes maneiras de apresentar aos seus pacientes as opções de cobrança pelas consultas. Você pode optar tanto uma única forma quanto por mesclar algumas opções. Veja! 

Precificação fixa  

A precificação fixa é a mais comum. Cada consulta ou procedimento já conta com valores pré-determinados. 

Precificação por hora ou sessão  

A Precificação por hora ou sessão é aplicável a serviços específicos que mantenham um prazo longo de atendimentos frequentes, como consultas especializadas ou procedimentos. Calcula o custo com base no tempo dedicado a cada paciente. 

Precificação de pacotes ou planos  

Oferece pacotes de serviços que geralmente já tem preços individuais, mas que variam em conjunto. 

Cada tipo de precificação tem suas vantagens desvantagens. A escolha vai depender das características da clínica, do público-alvo e dos objetivos estratégicos. 

Valor percebido x experiência do paciente   

Você deve estar se perguntando, mas como precificar minha consulta? Em um mundo ideal, seria ótimo poder determinar um preço baseado no quanto precisamos e julgamos merecer. Mas além de toda matemática, parte desse “julgamento” fica por conta do paciente e da experiência que ele tem dentro da sua clínica. 

Apesar de similares as palavras preço e valor tem sentido diferente. O valor percebido é muito importante na precificação de serviços médicos, pois vai além do simples custo monetário. 

Ao determinar a precificação dos serviços de uma clínica, é necessário considerar que o paciente esteja disposto a pagar por ele. E mais do que ter condições financeiras, o paciente levar em conta uma percepção subjetiva sobre os benefícios recebidos. 

Então considere compreender a experiência do paciente. Quais são os diferenciais da sua clínica? O quanto ela facilita os processos de atendimento, agendamento e pagamento? Estes pontos vão fazer com que o paciente enxergue que o preço vale a pena no final. 

Saiba mais sobre a jornada do paciente: Jornada do paciente: importância, etapas e como aperfeiçoá-la

Passo a passo para precificação dos serviços médicos 

1 – Pesquisa e análise de mercado 

Ter um panorama geral dos preços que estão sendo praticados é primordial. Observe a concorrência, os tipos de serviços e quanto estão cobrando para que sua clínica possa estabelecer um preço competitivo. 

2 – Considere os custos e despesas 

Destaque os custos operacionais envolvidos à prestação de serviços médicos. Deve-se levar em conta custos fixos e variáveis. Tais como:  Contas de água, luz, internet e entre outros; salários e encargos trabalhistas; materiais necessários para a prática e afins. 

É nessa fase que você vai ser capaz de identificar em cima de que valor será o lucro obtido pelo serviço. Por isso é importante que os números estejam bem-organizados e vão depender da maneira como você realiza a gestão da sua clínica como um todo. Sistemas para clínicas costumam organizar da melhor forma toda a parte financeira para facilitar este processo. 

3 – Defina a margem de lucro 

Engana-se quem pensa que o lucro é apenas para desfrutar. É a partir do lucro que sua clínica tem a possibilidade de expandir. Com ele você vai ter a capacidade de investir em melhorias e crescimento do negócio, por isso é importante estar atento a esta etapa. 

É possível ter como base além das necessidades, a maneira como a concorrência aplica a margem de lucro e o valor percebido pelo paciente para determinar uma margem justa. 

4 – Determine o preço da consulta 

Munido de todas as informações e passadas, é possível precificar o serviço médico. Você pode utilizar uma fórmula chamada Markup, muito utilizada para determinar preços de produtos e serviços.  

O resultado é obtido a partir de dois tipos de cálculo que só de diferem na forma de resolução, já que os resultados são os mesmos. Sendo:  

Markup multiplicador: 100 ÷ 100 – (Despesas Fixas% + Despesas Variáveis % + Margem de Lucro %) 

Markup divisor: 100 – (DF% + DV% + ML%) ÷ 100. 

Você também encontra calculadoras online disponíveis para executar o cálculo. 

Importante nesse momento é também as formas e condições de pagamento que vão ser disponibilizadas para os pacientes. E se poderá conceder benefícios e descontos em casos específicos.  

Software médico

Tenha uma boa gestão financeira 

Realizar a gestão da sua clínica de forma organizada permite que tanto a precificação das consultas quanto o valor percebido pelos pacientes tenham o melhor desempenho. Através de um sistema para clínica médica como o Clínica nas Nuvens é possível maximizar toda a eficiência na gestão. 

Sua clínica passa a ter maior precisão nos registros de custos, tem a capacidade de realiza análises financeiras frequentes e ainda melhora a eficiência operacional e gestão de tempo. Todas essas e muitas outras funcionalidades impactam diretamente no serviço oferecido e consequentemente na precificação. 

Conheça hoje mesmo o Clínica nas Nuvens e tenha o melhor em tecnologia para sua clínica. Solicite uma demonstração.  

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se