Conheça alguns pontos-chave da gestão da clínica

Conheça alguns pontos-chave da gestão da clínica

A administração correta na área da saúde, envolve alguns pontos-chave da gestão da clínica. Essas condições ajudam muito na hora de organizar o ambiente de trabalho e tomar as melhores decisões, em prol do bom funcionamento do seu negócio.

Neste material, trouxemos alguns pontos-chave da gestão da clínica, para que você, como gestor, possa utilizar no seu dia a dia, melhorar os processos, agilizar tarefas e buscar melhores resultados para sua clínica.

A regulamentação da clínica médica

A questão de manter-se dentro das normas legais exigidas e das regulamentações necessárias, é outro aspecto importante dentro do que podemos chamar de pontos-chave da gestão da clínica. 

É imprescindível que a clínica esteja adequada às exigências da lei. São muitas normas e procedimentos legais que devem ser cumpridos, a fim de que sua clínica esteja em conformidade e possa executar seus serviços sem maiores problemas.

A lista de instituições sociais que precisam ser respeitadas para que seja feita uma administração de clínicas eficiente e correta, passa por prefeitura, conselho de sua área profissional (como o Conselho Federal de Medicina) e, até mesmo, o corpo de bombeiros.

Dessa forma, é preciso que você, atuando na gestão de clínica médica, esteja atento com as regularizações do seu ambiente de trabalho e das práticas que precisam ser adotadas no local, para que tudo fique em ordem, por respeito à ética, aos pacientes e profissionais.

pontos-chave da gestão da clínica

Gerenciar as despesas e os custos

Não é possível ter um espaço profissional saudável sem que a parte das finanças esteja sempre em ordem. Ter cuidado ou negligenciar as despesas e receitas na clínica, faz toda a diferença entre quem tem sucesso e quem fracassa. 

É preciso ter pleno controle dos gastos mensais, das contas, das entradas e saídas, da parte de controle de estoques e outras especificidades dessa área. Só assim, a clínica poderá pensar a longo prazo e planejar seu futuro.

Também é muito importante contratar pessoas competentes para trabalhar no setor financeiro. Além disso, investir em um software para gestão de clínicas, que tenha uma ferramenta especializada em controle financeiro, certamente é um grande diferencial.

A coordenação da sua equipe

É preciso ter competência para coordenar a equipe, pois ela será composta de profissionais diversos, cada qual com sua especialidade. Assim, é necessário que o gestor tenha habilidade para lidar com pessoas e saiba ouvir.

Além disso, englobando os pontos-chave da gestão da clínica, o gestor precisa saber contornar situações críticas, solucionar os problemas que possam ocorrer em cada área, compreender as demandas dos colaboradores e avaliar o desempenho de cada profissional.

atrair, captar e fidelizar pacientes

A importância da satisfação do paciente

A questão da satisfação do paciente é mais um dos pontos-chave da gestão da clínica. É muito importante que o gestor esteja ciente do feedback ou resposta que o paciente lhe dá depois de utilizar os serviços da clínica.

Esse retorno que o paciente dá pode vir de várias formas. Uma delas é a fidelização. Se o paciente continua procurando a clínica para suas consultas ou procedimentos, é sinal de que está satisfeito.

Além disso, o paciente pode se tornar um divulgador da clínica, comentando com amigos, familiares e pessoas próximas, sobre o tratamento que recebe na clínica. Para saber se um paciente chegou até a clínica a partir de uma indicação, basta fazer uma simples pesquisa, utilizando formulários, por exemplo.

De uma forma ou de outra, para uma boa gestão da clínica, a satisfação do seu paciente precisa estar sempre em pauta e deve ser avaliada com frequência. Caso você sinta que os pacientes não estão satisfeitos com algo, mude imediatamente de postura e reorganize seu negócio.

Estratégias que atraem mais pacientes

Outra condição que tem relevância quando estamos falando da gestão de clínicas ou consultórios, diz respeito às melhores estratégias para atração de novos pacientes.   

É claro que é preciso cuidar dos pacientes que já foram fidelizados, a fim de que continuem recebendo um tratamento de primeira qualidade. Porém, para o crescimento do negócio, é fundamental que sejam praticadas estratégias de atração de novos pacientes. 

Nesse sentido, é preciso que o gestor tenha habilidade, criatividade e competência para manter-se constantemente focado em ideias inteligentes, metas e objetivos bem definidos e planos que sejam postos em prática, no intuito de trazer mais pessoas para dentro da clínica. 

Atualização constante

Um gestor que não se atualiza, está fadado à estagnação. Por isso, é vital que a pessoa destinada a comandar a clínica médica busque, de forma constante, novos conhecimentos na sua área.

É sempre interessante participar de palestras, eventos, fazer cursos e estar atento aos avanços no mercado. Além disso, é necessário prestar atenção nos novos equipamentos que são lançados, softwares e recursos que possam trazer melhorias para a clínica.

sistema de gestão clínica

O uso da tecnologia para o dia a dia da clínica

A tecnologia vem de encontro com o tópico anterior, que envolve a questão da atualização, tanto da clínica quanto do próprio gestor e sua equipe. Mas nesse ponto, especificamente, vamos tratar da parte de software.

Hoje em dia, qualquer clínica médica de ponta utiliza um software para gestão de clínicas. Com um sistema de gestão é possível acelerar muitos processos internos, otimizar o tempo dos profissionais, simplificar rotinas e conquistar melhores resultados, ou seja, mais lucro no fim de cada mês.

Por isso, convido você para conhecer melhor o Clínica nas Nuvens, explorar as ferramentas e entender todo o potencial que o software tem para transformar o dia a dia na sua clínica.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se