Como melhorar a gestão dos planos de tratamentos odontológicos na sua clínica 

Como melhorar a gestão dos planos de tratamentos odontológicos na sua clínica 

Oferecer um plano de tratamento odontológico é uma maneira de garantir mais qualidade à saúde bucal do paciente, fortalecer o relacionamento com ele e garantir uma receita recorrente para a clínica. 

Mas, afinal, como realizar uma boa gestão dos planos de tratamento odontológicos, evitando erros no processo, garantindo que o atendimento ao paciente seja feito com qualidade e no tempo certo? Continue lendo este conteúdo e descubra. 

Como montar um plano de tratamento odontológico?

Como fazer um plano de tratamento odontológico? O primeiro passo é realizar a avaliação para entender qual o desejo do cliente e identificar se há algum outro problema que deve ser tratado, que talvez ele não tenha percebido. 

Após isso, é importante conversar com o paciente, explicar quais as urgências que a saúde bucal dele possui, quais os tratamentos indicados, como a clínica odontológica oferece esses procedimentos e o valor de cada um deles. 

Feito isso, é o momento de propor ao paciente um plano de tratamento odontológico, com data de início e previsão de finalização, detalhando todos os procedimentos incluídos nesse plano e quais as especificidades de cada um deles. 

Por fim, é importante contar com a assinatura do cliente, afirmando que ele está ciente sobre os procedimentos que serão realizados, o valor e a forma de pagamento. Quando todos esses passos estiverem concluídos, é hora de dar início ao tratamento bucal do paciente. 

Entretanto, para fazer a gestão de todos esses processos e das demais ações que devem ser realizadas durante o tratamento do paciente (como o envio de mensagens relembrando quais os próximos passos a serem realizados), é importante adotar algumas estratégias. Confira a seguir.

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Contar com ferramentas inteligentes

Em uma clínica que possui um grande fluxo de pessoas e profissionais, com vários planos de tratamento para administrar, cuidar do acompanhamento de cada paciente pode se tornar uma tarefa complicada quando não se utiliza a tecnologia como aliada.

Controlar o pagamento de todos os planos, identificar quais procedimentos já foram realizados e quais ainda faltam ser feitos, enviar mensagem para cada paciente solicitando o retorno à clínica para continuar com o tratamento, gerenciar a agenda de cada médico, entre outras tarefas. Cuidar de tudo isso não é nada fácil. 

Porém, quando a clínica conta com ferramentas inteligentes, que possibilitam automatizar vários processos, o dia a dia de toda a equipe se torna mais otimizado, o paciente se sente bem atendido e a gestão acaba gerando melhores resultados. 

Integrar os setores da clínica

Outro ponto importante na hora de administrar os planos de tratamentos odontológicos é garantir que todos os setores se mantenham integrados. Ou seja, após o dentista definir qual o melhor plano para o paciente, o setor financeiro deve ser informado para que possa enviar o orçamento e fazer a cobrança correta. 

Além disso, ao mesmo tempo em que o médico finaliza cada procedimento do plano, é importante que a secretária identifique qual o momento ideal para enviar uma mensagem ao paciente, avisando sobre a próxima data de retorno à clínica.

Conforme o plano de tratamento odontológico do paciente vai sendo concluído, toda a equipe envolvida deve estar ciente sobre o processo, garantindo que o paciente não deixe nada passar por esquecimento, evitando atrasos de pagamento e mantendo a agenda do dentista responsável sempre organizada.

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Criar estratégias para o paciente retornar à clínica

Engana-se quem pensa que após criar o plano de tratamento odontológico e obter a aprovação do cliente, não é preciso fazer mais nenhuma ação para garantir que o paciente retorne à clínica no tempo certo para concluir todos os tratamentos. 

É preciso criar estratégias eficazes para evitar que o paciente se esqueça de retornar à clínica ou acabe abandonando o plano de tratamento durante o seu processo. 

Como citado anteriormente, o envio de mensagens automatizadas é uma maneira inteligente de garantir que o cliente retorne às consultas nas datas e horários corretos. 

Portanto, vale a pena estudar qual o melhor canal de comunicação com o paciente e, após ele finalizar um procedimento, enviar uma mensagem informando a nova data de retorno e qual o próximo passo que será executado. 

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Como o Clínica nas Nuvens ajuda no controle dos planos de tratamentos odontológicos

O Clínica nas Nuvens é um software para clínicas que possui uma funcionalidade voltada exclusivamente para a gestão de planos de tratamento odontológicos. Por meio dela, é possível criar uma sequência de atendimentos que envolve todos os setores da empresa. 

Funciona da seguinte forma: após realizar a avaliação do paciente, o dentista cria, dentro do sistema, um ou vários planos com todos os procedimentos que o paciente precisará realizar e quantos atendimentos serão necessários ao longo do tratamento. 

Depois disso, o dentista envia uma solicitação ao financeiro, que vai realizar os trâmites relacionados à cobrança e pagamento do paciente. Após isso, a recepcionista já pode realizar o agendamento de todos os procedimentos pagos. 

Além disso, durante o atendimento e realização dos procedimentos, o dentista consegue atualizar a evolução do tratamento no odontograma, incluindo novas informações sobre a situação dos dentes do paciente.

Dessa forma, ao finalizar cada atendimento, o dentista pode criar um lembrete que será enviado para a recepcionista entrar em contato com o paciente e agendar um dia para retorno e realização do próximo procedimento incluso no plano de tratamento.

Enquanto isso, o setor financeiro da clínica consegue monitorar os planos de tratamentos odontológicos que ainda estão em aberto e que precisam ser pagos pelo paciente.  

Todo esse processo é feito dentro do software odontológico Clínica nas Nuvens, permitindo que cada profissional da clínica, independente do setor, consiga acompanhar a jornada do paciente e identificar em que situação ele se encontra. 

Um software para dentistas

Além dessa facilidade, o Clínica nas Nuvens oferece muitos outros benefícios para clínicas e profissionais da odontologia. Conheça todas as funcionalidades do software odontológico desenvolvidas para melhorar a gestão do seu negócio. 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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