Você sabe como funciona o sistema de Plano de Benefícios e como um software para clínica médica, como o Clínica nas Nuvens, é capaz de ajudar em sua gestão? Se trata, na realidade, de um novo módulo que funciona como uma espécie de “Clube de Assinatura” para os estabelecimentos médicos.Os administradores de clínicas e centros médicos devem conhecer sobre o tema, uma vez que o sistema de plano de benefícios costuma ser eficiente e rentável para o estabelecimento, além de ser capaz de auxiliar no gerenciamento de vendas, cobranças e atendimentos.
Dessa maneira, para ajudá-lo a entender melhor sobre o plano de benefícios, preparamos este post completo com base nas informações fornecidas por André Forchesatto, CEO Clínica nas Nuvens, para apresentarmos todos os detalhes sobre o tema. Continue a leitura e confira!
Do que se trata o plano de benefícios?
O sistema de plano de benefício é um módulo que permite que as clínicas controlem os benefícios de um cartão de vantagens. Um exemplo seria um estabelecimento de saúde que oferece um cartão, que permite aos seus pacientes se beneficiarem de consultas, exames ou outros procedimentos de forma mais barata ou incluídas em seus planos de pagamento mensal.
Para ter direito ao referido cartão o paciente deve se filiar ao plano de benefícios que, por sua vez, deve conceder vantagens aos que o utilizam, como descontos no valor da consulta ou até mesmo o pagamento de um valor mensal fixo para ter acesso ilimitado a consultas médicas e outros serviços determinados previamente.
Dessa maneira, o plano de benefícios é como se fosse um clube de assinaturas, só que para a área da saúde da clínica, em que a clínica médica fornece uma carteirinha e benefícios como descontos àqueles que aderem ao plano e pagam um valor mensal.
Como é possível elaborar um Plano de Benefícios?
Agora que você já sabe do que trata o Plano de Benefícios, deve estar se perguntando como montar um para a sua clínica, não é mesmo? Assim, a fim de ajudá-lo, vamos apresentar, a seguir, o passo a passo para elaborá-lo! Confira!
Defina o seu público-alvo
O primeiro passo para elaborar um Plano de Benefícios deve ser, sem dúvidas, definir o seu público-alvo. É claro que no caso de uma clínica médica os usuários devem ser os próprios pacientes, mas descobrir qual é o perfil dessas pessoas é um fator importante.
Definir qual é o alvo dos associados do seu clube de vantagens, como sua idade, sexo, classe social, entre outras informações relevantes é importante para definir quais são as suas necessidades de saúde, como as especialidades médicas mais procuradas por aquelas pessoas e os exames que, em geral, costumam ser os mais realizados por indivíduos com aquele perfil.
Busque realizar parcerias com outros estabelecimentos
Além disso, também é interessante que a clínica elabore uma rede de parceiros para que o seu plano de benefícios se torne ainda mais atraente aos pacientes. Com isso, ao contratar o plano da clínica os usuários, além de garantirem o atendimento médico diretamente no estabelecimento, ainda podem acessar uma rede de parceiros que pode contar com serviços como farmácias, laboratórios e, em alguns casos, até mesmo as outras clínicas médicas.
Como as parcerias apresentam mais vantagens aos clientes elas são uma forma de fazer com que um número maior de pessoas se interessem pelo Plano de Vantagens, uma vez que além do atendimento médico, os que aderem ao serviço ainda tem desconto em outros serviços úteis.
Procure por uma boa plataforma para o seu Plano de Benefícios
Outro fator fundamental para elaborar um bom Plano de Benefícios é contar com uma boa plataforma, uma vez que sem um tipo de sistema que o auxilie se torna inviável elaborar com um programa adequado.
É necessário, nesse momento, ter uma plataforma especializada em clínicas médicas e que funciona como um guia de gestão em saúde. Ou seja, é preciso contar com um software médico que o auxilie a realizar uma boa gestão de pacientes, serviços e outros detalhes da gestão do cartão de benefícios, como o Clínica nas Nuvens.
Estabeleça os planos que serão oferecidos e seus valores
Para elaborar um plano de benefícios eficiente é preciso, ainda, que os gestores o desenvolvam pensando que o ideal é que os pacientes desembolsem um valor recorrente e fixo todos os meses para ter acesso a determinados serviços, pois dessa forma é possível garantir uma receita mensal fixa e, ainda, otimizar as agendas dos profissionais que atuam no local.
Contudo, é preciso definir qual deve ser o valor do seu plano de benefícios e, inclusive, se a clínica irá contar com apenas uma ou mais modalidades de planos, uma vez que é possível criar um modelo mais básico que abrange somente serviços essenciais por um preço inferior e outro mais completo e abrangente, mas com valor mais elevado, por exemplo, ou, ainda, apresentar apenas uma modalidade única. Além disso, é possível contar com planos para diferentes públicos, como:
- planos individuais para apenas uma pessoa;
- planos familiares que apresentam ainda mais desconto em razão do número maior número de indivíduos que, por sua vez, pode ser composto com cônjuges, filhos até 21 anos, entre outras regras;
- planos para empresas e pessoas físicas.
Independentemente da escolha de modalidades de planos é preciso estabelecer o valor de cada um deles. Nesse momento, é relevante que o gestor analise os custos de cada serviço oferecido, bem como o valor que já é praticado pelo estabelecimento em atendimentos particulares e até mesmo os preços praticados pela concorrência a fim de oferecer o serviço mais vantajoso para ambas as partes.
Ao analisar todos esses itens é possível definir o valor do plano de uma forma que seja vantajosa tanto para os clientes, que conseguem utilizar os serviços médicos por um valor inferior, quanto para a clínica que, por sua vez, também obtém retorno financeiro e aumenta a sua receita mensal.
Como o Clínica nas Nuvens é capaz de ajudar na gestão do plano de benefícios?
Contar com um bom sistema para clínicas é fundamental para criar e gerenciar um Plano de Benefícios, sendo preciso utilizar um software eficiente e que, de fato, consegue auxiliar a vida dos gestores e dos colaboradores da clínica.
O Clínica nas Nuvens, por sua vez, é um software médico que é capaz de simplificar a gestão de uma clínica médica e consultórios médicos, uma vez que conta com diferentes funcionalidades que faz a diferença no dia a dia profissional, como agenda médica online, prontuário eletrônico totalmente personalizável, controle de cadastro de pacientes, controle financeiro etc.
Hoje em dia investir em tecnologia para a administração de uma clínica médica é cada vez mais imprescindível, inclusive para a implementação de um plano de benefícios, uma vez que é por meio da tecnologia que o gestor consegue obter diferentes informações relevantes, como:
- ter acesso aos indicadores que devem guiar o seu negócio saber as informações a respeito de contratos e atendimentos;
- entender qual será o volume de beneficiários;
- entre outras informações que devem ser registradas para que seja possível acompanhar o rendimento da clínica.
O Clínica nas Nuvens também é capaz de ajudar no gerenciamento de cobranças e vendas do plano de benefícios, uma vez que conta com módulo específico para tratar dos contratos que são realizados tanto com pessoas físicas quanto jurídicas.
Além disso, o sistema para clínicas permite o gerenciamento de beneficiários, limites de cada contrato, recorrência de cobrança, geração automática de documentos como contratos e boletos etc. Como é possível integrá-lo ao financeiro ainda é possível acompanhar todos os índices de fluxo de caixa, verificar os inadimplentes e as demais ferramentas financeiras.
Já com relação à melhora no atendimento, o gerenciamento integral do plano de benefícios pode ser realizado pelo Clínica nas Nuvens, pois o sistema é capaz de identificar pacientes inadimplentes, os que fazem partem ou não do plano e até mesmo os procedimentos que estão incluídos em cada modalidade.
Dessa maneira, em razão da tecnologia do Clínica nas Nuvens todos os beneficiários do sistema já se tornam, de forma automática, pacientes da clínica e já conseguem realizar agendamentos e atendimentos via prontuário eletrônico ou até mesmo teleconsulta.
Apesar de todas as vantagens de contar com um software médico muitos gestores ainda têm receio de utilizar a tecnologia, especialmente porque não sabem qual é a segurança oferecida pelo sistema quanto ao armazenamento de dados de pacientes.
No caso do Clínica nas Nuvens o André Forchesatto, CEO da empresa, enfatiza que “todos os dados dos pacientes são armazenados em uma base de dados e trafegados de forma criptografada, com níveis de segurança para acesso aos dados configurados pelos próprios administradores e prontuários assinados digitalmente e criptografados”.
Para realizar o controle desses dados, de acordo com o CEO, o usuário cadastra um nome de usuário e senha no sistema e os perfis são configurados pelos administradores que concedem acesso de acordo com a função de cada um. Dessa maneira, aqueles que fazem parte da equipe financeira, por exemplo, só tem acesso às informações da sua área e não podem acessar prontuários médicos, já os profissionais de saúdes, por sua vez, não tem acesso aos dados financeiros.
O Clínica nas Nuvens é um sistema para clínicas e consultórios que pode ser visto como mais uma das estratégias para ter vantagem competitiva, uma vez que auxilia o trabalho do gestor em diversas áreas, como controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, DRE, gestão de orçamentos, gestão de convênios com guias TISS, teleconsulta e agendamento online integrado ao site.
Como a divulgação do plano de benefícios pode ser feita?
Você sabe o que é branding e como usar? Trata-se, na realidade, da gestão da marca de uma empresa, é o caso, por exemplo, de seus valores, símbolos, nome, logos, slogans entre outros elementos que conferem identidade a uma marca.
No caso do plano de benefícios de uma clínica, para que ele seja bem-sucedido e atinja o seu objetivo, é preciso focar no marketing, em sua divulgação e, inclusive, no branding para que o plano conte com posicionamento, propósito e valores bem alinhados.
Como o plano de benefícios consiste na venda de um serviço é necessário que a clínica invista em seu marketing médico, especialmente para que o seu plano e as suas vantagens cheguem até aqueles que se interessam em adquiri-lo.
Além disso, como o seu propósito é, justamente, ganhar no volume de atendimentos, já que o plano de benefícios deve contar com um valor mais baixo do que é normalmente cobrado pela clínica para que ele também seja vantajoso aos clientes, o ideal é que ele atinja o maior número de pessoas possível.
Dessa maneira, é interessante divulgar a estratégia em diferentes meios e por formas distintas, como no mundo digital por meio das redes sociais e da criação de um bom site, por exemplo, bem como presencialmente realizando panfletagem e fazendo vendas presencialmente (como para os funcionários de uma empresa).
Outra forma de marketing médico é oferecer vantagens no plano e, é claro, divulgá-las. O ideal é que o plano de benefícios conta com o mínimo de burocracia possível, por exemplo, e seja de fácil filiação para que os clientes não desistam de adquirir a carteirinha em razão do excesso de regras.
Para tanto, deve ser possível solicitar o cartão tanto diretamente na clínica quanto por meio do site do plano de benefícios, pois dessa maneira o cliente nem sequer precisa sair de sua casa para adquiri-lo, uma vez que basta autorizar a cobrança da mensalidade e, assim que o seu pagamento for processado, já retirar a sua carteirinha na clínica e começar a utilizá-la.
Outra forma de marketing é oferecer diferentes formas de pagamento, como boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta, para que o cliente possa optar por aquela que melhor se adequa às suas necessidades.
Por fim, contar com um plano de benefícios sem carência ou limite de idade para determinados serviços em que depois de retirar o cartão o cliente já pode começar a utilizá-lo e ter acesso aos benefícios oferecidos na área de saúde também é uma boa estratégia de marketing que é capaz de atrair ainda mais interessados.
Quais são os seus principais benefícios?
Como você deve ter percebido com a leitura deste post até o momento o Plano de Benefícios pode, sim, ser muito vantajoso para as clínicas e centros médicos. Para sanar, de uma vez por todas, as dúvidas a respeito do assunto, vamos apresentar quais são os seus principais benefícios!
Deixa os clientes mais satisfeitos
Para que o plano de benefícios obtenha sucesso é preciso que ele também conte com vantagens para os pacientes. Nesse caso, como vimos, o ideal é que o paciente tenha acesso aos serviços médicos por um valor inferior aos que são praticados em sua região para que o plano de benefícios seja, de fato, vantajoso.
Dessa maneira, é preciso que os clientes consigam, ao se filiar ao serviço, ter acesso a procedimentos, consultas e exames a valores justos. Também é interessante realizar parcerias para que os pacientes também possam contar com preços acessíveis em farmácias ou até mesmo atendimento domiciliar por meio de um valor adicional pago mensalmente — fatores que fazem com que o plano de benefícios se torne ainda mais atraente e vantajoso.
Por meio dessas medidas a tendência é que os pacientes se sintam atraídos pelo seu plano de benefícios e, consequentemente, se filiem a ele e se tornem clientes fiéis da clínica. Os valores mais baixos em conjunto com um bom atendimento médico são fatores que deixam os clientes satisfeitos e, consequentemente, faz com que eles divulguem o plano — fatores que aumentam o sucesso do projeto e, especialmente, aumentam a receita do estabelecimento.
Torna a clínica médica mais competitiva no mercado
Apesar de, por incrível que pareça, esse tipo de modelo de clube de vantagens ainda ser pouco explorado pelas clínicas médicas no Brasil, ele é muito vantajoso e faz com que os estabelecimentos que o adotam saiam na frente dos demais, uma vez que a população brasileira, de modo geral, costuma ter interesse por descontos.
Dessa maneira, mais uma das vantagens do plano de benefícios é que ele capaz de tornar as clínicas mais competitivas e colocá-las em uma posição mais avançada no mercado, já que os demais estabelecimentos médicos, em geral, não costumam apresentar esse tipo de benefício aos seus clientes.
Garante uma receita mais elevada para o estabelecimento
O plano de benefícios é, ainda, uma forma diferente de garantir mais receita para a clínica, pois esse tipo de estabelecimento costuma depender, de maneira exclusiva — nos casos em que não conta com um plano de benefícios —, do agendamento do cliente que, por sua vez, deve comparecer para realizar a consulta ou procedimento para que, por fim, a clínica médica consiga receber os valores devidos.
Contudo, no caso plano de benefícios até mesmo nos meses em que o paciente não precisa utilizar os serviços médicos por determinado período ele deve pagar a mensalidade correspondente. Com isso, os gestores da clínica passam a ter uma previsibilidade de receita e uma recorrência de valores.
Aumenta a quantidade de frequentadores do local
Por fim, mais uma de suas qualidades é que por ser um plano que conta com valores mais acessíveis do que as consultas particulares e, em geral, também apresenta um valor inferior aos dos planos de saúde, pessoas que anteriormente não poderiam ter acesso à clínica em razão do valor de suas consultas, passam a frequentar o local.
Esse fator gera ainda mais renda para a clínica médica, uma vez que quanto mais clientes fidelizados e que pagam pelo plano de benefícios, maior deve ser o lucro do estabelecimento, sendo preciso considerar, ainda, que mesmo os que não utilizam o serviço pagam por ele mensalmente.
Por que se trata de uma estratégia interessante para as clínicas?
Como vimos, o Plano de Benefícios conta com diversas particulares e vantagens, o que faz com que ele seja uma estratégia muito interessante para as clínicas médicas, uma vez que em razão dos benefícios que são apresentados aos clientes — que pagam um valor mensal e se fidelizam ao local — a sua receita média é aumentada e o estabelecimento, por sua vez, passa a receber uma receita mensal fixa.
Contudo, muitos gestores têm dúvidas sobre como é possível avaliar os resultados gerados para saber se, de fato, o Plano de Benefícios é, ou não, uma boa estratégia. Para sanar essa dúvida é preciso analisar os relatórios de vendas a fim de verificar indicadores que demonstram quantos pacientes foram atendidos no local por meio do plano, quantas vendas novas foram realizadas, qual está sendo o custo para atender cada paciente e quantas vezes cada beneficiário foi atendido, por exemplo.
Em geral, nos casos em que o Plano de Benefícios foi planejado e elaborado da maneira correta e que o estabelecimento conta com um software médico eficiente que auxilia na gestão da clínica e no controle financeiro — como o Clínica nas Nuvens — os resultados tendem a serem positivos.
Além disso, mais um dos benefícios dessa estratégia é, justamente, que as clínicas não costumam enfrentar muitos problemas quanto à gestão do Plano de Benefícios, uma vez que se trata de um módulo simples, mas eficaz.
De modo geral, é preciso apenas identificar se beneficiários estão utilizando de forma indevida o plano a fim de identificar possíveis fraudes e saber equilibrar o custo dos atendimentos com a receita do estabelecimento para que seja possível obter o lucro desejado.
Agora que você terminou a leitura deste texto e conhece todos os detalhes sobre o plano de benefícios e sabe, inclusive, como implementá-lo, quais são as melhores formas de divulgação e suas vantagens, deve ter, por fim, percebido que se trata de uma estratégia interessante para clínicas médicas, não é mesmo? Afinal, se trata de uma medida que é capaz de aumentar a receita do estabelecimento e fidelizar clientes. Contudo, lembre-se que para que auxiliar em sua gestão é imprescindível contar com um bom software médico — como o Clínica nas Nuvens!
Se você gostou das dicas que apresentamos neste post e tem interesse em implementar um software médico em sua clínica a fim de simplificar a gestão e tornar possível adotar o plano de benefícios, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!