Planejamento para o novo ano: o que considerar?

Planejamento para o novo ano: o que considerar?

Aumentar o rendimento, organizar processos e dar um up na produtividade: o fim de um ano é o período ideal para decidir sobre o planejamento do próximo.

Corrigir erros, aumentar os acertos e melhorar a administração da sua clínica ou consultório permitem que novos e melhores resultados sejam obtidos, os quais refletirão diretamente no sucesso do empreendimento.

Para isso, observar alguns pontos pode ser o diferencial para tornar um planejamento uma realidade. Antes de qualquer coisa, é válido ressaltar que não se trata de uma receita pronta que se encaixará perfeitamente em todos os casos: é preciso analisar seu contexto, sua situação e absorver o que dá certo.

Análise de mercado

Você lida diariamente com vidas e não há nada mais importante do que isso; todavia, racionalmente falando, sua clínica ou consultório também é uma empresa e, como tal, precisa se manter e, além disso, crescer sustentavelmente.

Por isso, o planejamento anual não pode ser feito com base em “achismos”: uma análise de mercado, considerando as expectativas econômicas e as previsões para o novo período que se inicia é crucial. Na verdade, ela – via de regra – norteará todas as definições de ações previstas para o ano que se inicia.

Antes x depois

Um bom planejamento considera o período anterior como base para as decisões futuras. Por isso, sentar com sua equipe e listar o que vocês podem melhorar e o que precisa mudar é um momento que não pode ser esquecido.

Para organizar a conversa e extrair boas lições, a dica é segmentar por temas, como: atendimento, processos, financeiro, entre outros. Esse roteiro facilita o andamento da reunião.

Ação!

A preparação e o planejamento, sem sombra de dúvidas, são essenciais; entretanto, eles não servirão de nada se não forem colocados em prática. Assim, tenha em mente que quanto antes você iniciar as ações, mais rapidamente também os resultados aparecerão.

Engaje sua equipe neste sentido, estipulando metas reais de concretização das iniciativas.

Inovação

Não basta apenas manter as boas práticas: seus pacientes requerem, constantemente, inovações que impactem no atendimento oferecido.

Por isso, para o planejamento do novo ano, lembre-se de reservar um espaço para soluções que automatizem processos e permitam que você e sua equipe tenham mais tempo para focar em atendimento de qualidade.

Clínica nas Nuvens: software online completo para o controle de clínicas e consultórios

Agilidade, praticidade, organização: com o Clínica nas Nuvens, você tem a sua disposição uma ferramenta que auxiliará nos processos do seu consultório, remodelando processos e facilitando o dia a dia da sua equipe.

Clique aqui e inicie seu teste grátis agora mesmo!

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se