Saiba como fazer o planejamento estratégico na clínica

Saiba como fazer o planejamento estratégico na clínica

O planejamento estratégico na clínica é um assunto que está cada vez mais em alta, pois é preciso ter uma boa noção de administração e das ações que se deve tomar quando o médico ou gestor se propõe a ter sua própria clínica.

Neste conteúdo você terá uma ideia de como criar o planejamento estratégico na clínica e como isso pode te ajudar a ter melhores resultados no médio e longo prazo. Acompanhe! 

O que é planejamento estratégico e como pode ser benéfico para sua clínica

Na formação médica, um tema que não aparece com muita recorrência é o conteúdo voltado para a gestão do próprio negócio. O que é até natural, visto que são tantas matérias importantes do campo da saúde, que fica complicado focar em questões administrativas.

Porém, para os profissionais que desejam abrir seu próprio estabelecimento médico, entender de planejamento estratégico na clínica é extremamente importante, pois pode ser um divisor de águas em relação à concorrência e gerar bons resultados.

O planejamento estratégico nada mais é do que uma análise minuciosa do próprio negócio, definição de metas, objetivos, ações e tomadas de decisões, a fim de ir avançando como empresa e alcançando os resultados financeiros pretendidos desde o início do planejamento.

No caso do setor da saúde, mais especificamente do planejamento estratégico na clínica, os benefícios para a clínica passam por ter melhor organização nas tarefas e funções, otimização do tempo dos profissionais, entendimento de onde se quer chegar e como chegar, dentre outras vantagens.

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Veja alguns passos de como você pode montar o seu próprio planejamento estratégico

Agora que você já sabe o que é um planejamento estratégico, vale entender melhor o que envolve a elaboração de um planejamento e como isso tudo pode influenciar no seu dia a dia.

Veja algumas dicas de como fazer um planejamento estratégico e aplique na sua clínica médica. O conhecimento acerca deste assunto pode ser muito útil para dar um “up” no seu empreendimento.

Faça um mapeamento do atual cenário 

Quando falamos em mapeamento do atual cenário, estamos falando de uma análise tanto interna como externa do seu negócio. Essa autoanálise serve para que você possa compreender onde está, para depois definir para onde quer ir e, então, saber como chegar lá.

Existem uma metodologia chamada Análise SWOT, que significa uma análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que a empresa enfrenta na sua jornada.

As forças e fraquezas surgem da autoanálise. Olhar para dentro e tentar compreender quais são os pontos fortes do negócio, onde estão as fraquezas e o que fazer para superá-las.

Quando falamos em ameaças, falamos do que ocorre fora dos nossos domínios, ou seja, nossos concorrentes, por exemplo. É preciso conhecer e saber mais sobre seus pontos fortes e fracos. Quanto às oportunidades, elas surgem de toda essa análise e embasam o plano de ação.

Determine meta e objetivos

O gato do livro Alice no País das Maravilhas já dizia, quando Alice o questionou para onde ela deveria ir “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

Sua clínica precisa saber para onde está indo, onde quer chegar. É esse o ponto central do planejamento estratégico, traçar o caminho adequado para que se possa chegar onde se deseja estar.

Neste cenário, trace seu objetivo. O objetivo é algo grande, é o ponto de chegada, é onde você pretende estar após um determinado tempo de trabalho e esforço.

Traçado o objetivo, determine suas metas, que são “missões” mais curtas, onde você poderá medir os passos que está dando e, se sentir que algo está errado, remodelar o trajeto. 

Pense na estratégia ideal para conquistar o que deseja

A estratégia é o “como fazer”. Você precisa estruturar seu plano de modo que, cada objetivo, supondo que você tenha mais de um objetivo, esteja orientado segundo uma estratégia específica.

Já falamos que as metas são pequenos objetivos, que estão dentro do “grande” objetivo. Certo, agora você precisa pensar em como resolver cada meta estipulada e, consequentemente, chegar ao seu objetivo. Isso é estratégia!

É possível utilizar uma mesma estratégia para objetivos diferentes, assim como estratégias distintas para objetivos distintos. Isso vai depender muito do que você tem em mente, do que quer, de onde quer chegar e dos recursos que possui para seguir em frente.

Software para clínicas

Conte com um software de gestão

Criar um planejamento estratégico na clínica é uma tarefa complexa, mas muito importante e que dá frutos. Se a sua clínica souber trabalhar um planejamento, seguindo as regras e as delimitações, certamente vai competir com mais consciência e qualidade no mercado e ganhará destaque na concorrência.

Obviamente, toda ajuda é bem-vinda. Utilizar um software de gestão para clínicas, como o Clínica nas Nuvens, vai te ajudar a chegar mais rápido onde você pretende. 

Como o Clínica nas Nuvens pode te ajudar

Com o Clínica nas Nuvens você tem uma série de funcionalidades, como agenda médica online, prontuário eletrônico, telemedicina, Business Intelligence, marketing médico, ferramentas de gestão, controle financeiro, integração contábil, sistema de cobranças e muitos outros recursos.

Confie em um software para clínicas completo e que possa trazer benefícios para o seu planejamento estratégico, potencializando o conhecimento e recursos humanos que você já possui.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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