Planejamento de enfermagem: o que é e como executar na sua clínica 

Planejamento de enfermagem: o que é e como executar na sua clínica 

Você sabe o que é e como o planejamento de enfermagem funciona? De modo simples, ele pode ser interpretado como um direcionamento para o setor tomar decisões da melhor maneira possível. 

Então, como elaborar e quais são os benefícios que o planejamento de enfermagem oferece para clínicas? Ao longo do texto, vamos abordar esse assunto. Para conferir, continue a leitura. 

O que é o planejamento de enfermagem e qual é a importância? 

O planejamento de enfermagem pode ser caracterizado como um direcionamento criado para auxiliar os profissionais desse setor a tomarem decisões com mais segurança e assertividade, garantindo qualidade no atendimento ao paciente.

Por meio do planejamento da assistência de enfermagem, os enfermeiros desenvolvem um olhar mais estratégico, alcançando um fluxo de trabalho mais dinâmico e eficiente, desde o momento de diagnosticar o paciente até o monitoramento do quadro clínico. 

De acordo com a resolução COFEN 358/2009, um planejamento de enfermagem de sucesso depende da coleta e da interpretação de dados fidedignos sobre os pacientes. Com isso, são determinados os resultados esperados. 

Portanto, o planejamento de enfermagem caracteriza-se como a base para as ações do setor, que une a metodologia científica ao conhecimento e à habilidade dos profissionais, gerando estratégias inteligentes para tratar o problema. 

Entre as principais vantagens que o planejamento do cuidado de enfermagem oferece, pode-se destacar: mais clareza sobre os passos seguidos no alcance das metas, mais qualidade no atendimento aos pacientes, mais assertividade na tomada de decisões e mais clareza na definição de prioridades. 

Prontuário eletrônico

Como executar o planejamento de enfermagem? 

O planejamento de enfermagem é exemplo de organização do setor. Para executá-lo, é preciso seguir as seguintes fases: diagnóstico de enfermagem, definição de prioridades, implementação e avaliação. 

A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma dessas fases do planejamento de enfermagem e entenda a importância de segui-las para alcançar o sucesso da execução. 

Diagnóstico de enfermagem 

Antes de tudo, para montar um planejamento de enfermagem eficaz, é preciso realizar um diagnóstico da saúde do paciente. Portanto, o primeiro passo é esmiuçar os dados referentes à condição do paciente, reunindo informações sobre o histórico de saúde.

Os diagnósticos podem ser separados em dois grupos: autônomos, que a equipe de enfermagem pode lidar sem a necessidade de outros profissionais, e por cooperação, que exige o envolvimento de outros profissionais da saúde para obter informações mais precisas sobre o estado de saúde do paciente.

Independentemente do tipo de diagnóstico utilizado, é importante reunir todas as informações necessárias para as demais fases do planejamento e implementação de enfermagem terem êxito.

Definição de prioridades

Essa fase refere-se à definição do que priorizar no atendimento ao paciente. No caso de doentes em estado grave, por exemplo, muitas vezes, o quadro clínico apresenta desordens, o que pode dificultar a ação dos enfermeiros. 

Com base nisso, é importante definir as prioridades para os profissionais saberem quais tratamentos aplicar primeiro e qual sequência de atitudes tomar até o paciente ficar estável. 

Implementação e avaliação

Como o próprio nome diz, a implementação do planejamento de enfermagem refere-se à fase em que as ações são colocadas em práticas com base nos diagnósticos e nas prioridades definidas. 

Vale ressaltar que, mesmo já definido, o planejamento não precisa ser seguido à risca em um primeiro momento. A implementação também serve para avaliar a execução e observar possíveis alterações a serem realizadas. 

Para isso, vale lançar alguns questionamentos para a equipe: os planos de ação foram realizados da maneira esperada? Foi possível alcançar os objetivos? O que pode ser feito para aprimorar ainda mais o planejamento? 

planejamento de enfermagem

Dicas para otimizar a elaboração do planejamento de enfermagem

Como você viu ao longo do texto, o planejamento de enfermagem atua como um facilitador dos processos realizados pelo setor da enfermagem para melhorar o atendimento ao paciente

É importante entender que, para elaborar o planejamento, é essencial considerar a realidade da instituição, analisando os recursos disponíveis, a tecnologia utilizada, o número de profissionais, entre outros pontos. A seguir, confira os demais itens a serem observados e aplicados:

  • saiba quais são os recursos disponíveis na instituição de saúde para o atendimento e o tratamento do paciente;
  • adote processos de triagem, que possibilitem identificar as necessidades do paciente e facilitar a ordem de atendimento clínico;
  • aplique questionários padronizados para coletar informações essenciais;
  • considere as particularidades do paciente na hora de fazer a prescrição.
  • considere os aspectos psicossociais do paciente;
  • inclua os acompanhantes e todos os processos para eles entenderem e saberem como agir em determinados momentos. 
Sistema para clínica

Tecnologia como aliada do setor de enfermagem

O setor de enfermagem está sempre correndo para prestar a máxima qualidade no atendimento aos pacientes. Por conta dessa rotina agitada, é essencial que os profissionais da área tenham a tecnologia como aliada do dia a dia de trabalho

Apostar em um software para clínicas, por exemplo, é uma excelente estratégia. Por meio dessa tecnologia, os enfermeiros têm à mão funcionalidades como o prontuário eletrônico, que permite acompanhar todas as informações dos pacientes de forma rápida e segura. Acesse o site e saiba mais sobre essa facilidade

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se