Relação de médico e paciente: boas práticas para o dia a dia de atendimento

Relação de médico e paciente: boas práticas para o dia a dia de atendimento

Manter excelência na relação de médico e paciente é dever de todo profissional que deseja proporcionar mais qualidade na condução e no diagnóstico dos tratamentos. Isso porque, quando o paciente sente-se confortável e bem atendido, expressa-se melhor e aponta os problemas com mais clareza.  

Então, como manter uma relação de confiança entre médico e paciente? A seguir, confira algumas dicas que ajudam a desenvolver esse relacionamento de forma efetiva. Continue a leitura! 

Por que construir uma relação de médico e paciente?

Independentemente do tipo de negócio, ninguém gosta de ser mal atendido. Na saúde, a importância de um bom atendimento aumenta ainda mais. Imagine ir em uma consulta e ser recepcionado de forma seca pelo médico, sem demonstrar interesse. 

Situações assim, fazem o paciente fechar-se e sentir-se pouco confortável para falar sobre a saúde, podendo esquecer detalhes importantes para diagnóstico e tratamento precisos. 

Para evitar esse tipo de situação, é imprescindível construir uma relação entre médicos e pacientes de confiança, cuidado, atenção e conforto. Ela deve permitir que o paciente se sinta bem indo até à clínica, sabendo que será ouvido e atendido da melhor forma possível. 

Além do tratamento acontecer com mais qualidade, essa é uma forma eficaz de fazer com que o paciente coloque a clínica sempre como primeira opção quando o assunto for cuidar da saúde. 

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Práticas que devem ser adotadas na relação de médico e paciente

Sabendo da importância da relação de médico e paciente, separamos algumas dicas importantes para serem adotadas pelos profissionais e implementadas no dia a dia da clínica. Confira!

Atendimento humanizado

Um atendimento humanizado nada mais é do que conversar com o paciente olhando nos olhos, mostrando interesse no que ele tem a dizer, dialogando com simpatia e clareza, indo além de meros aspectos patológicos.

Ao proporcionar um atendimento humanizado, o médico foca nas especificidades de cada paciente, possibilitando uma consulta ainda mais assertiva e eficaz. Imagine um médico clínico geral que atenda diferentes pessoas em um único dia. Cada uma delas entra na sala e age de uma maneira específica. 

Se o médico agir da mesma forma com cada um desses pacientes, dificilmente os atendimentos serão humanizados. Pelo contrário, o atendimento entre médico e paciente corre o risco de ser “engessado”, seguindo um padrão efetuado de forma automática. 

Quando o atendimento é humanizado, cada paciente é atendido de uma forma específica. Atuando de acordo com o perfil de cada paciente, a recepção é mais humanizada, e o relacionamento entre médico e paciente fica fortalecido. 

Comunicação clara

Conversar com o paciente de modo que ele entenda exatamente o que o médico quer dizer faz uma enorme diferença na hora de criar uma relação de médico com paciente.

A linguagem da Medicina já é complicada e, muitas vezes, aspectos técnicos são difíceis de serem compreendidos. Por isso, é essencial que o médico busque utilizar termos mais simples para explicar sobre a saúde, os tratamentos que devem ser realizados e os medicamentos que devem ser utilizados pelo paciente. 

É importante garantir que o paciente compreendeu tudo que lhe foi passado. Em vez de simplesmente recomendar um medicamento, por exemplo, vale explicar quais benefícios ele oferece e quais reações pode causar no corpo.

jornada do paciente

Atenção em toda a jornada do paciente

Engana-se quem pensa que a relação de médico e paciente começa apenas no momento da consulta com o profissional e termina quando o paciente sai da sala do médico. Essa construção se inicia muito antes disso e se mantém por muito mais tempo. 

Por isso, junto do profissional, a clínica deve apostar em estratégias eficazes de comunicação, que começam de forma imediata. Por exemplo, após o agendamento da consulta, pode-se enviar mensagens automatizadas, relembrando o paciente sobre o horário agendado e o nome do profissional que irá atendê-lo. 

Além disso, após a consulta, é possível criar um fluxo de e-mails com informações relevantes sobre o tratamento do paciente. Essas mensagens podem receber a assinatura do médico responsável pelo atendimento, fortalecendo ainda mais a comunicação entre eles. 

Ao fim do tratamento, ainda é possível continuar fortalecendo esse relacionamento entre médico e paciente com o envio de novas mensagens, relembrando sobre a importância do retorno médico, por exemplo. 

Para conhecer mais sobre a jornada no paciente, aproveite para ler outro conteúdo focado nesse assunto: Jornada do paciente: importância, etapas e como aperfeiçoá-la

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Processos eficientes

Por fim, para construir uma relação de médico e paciente, é imprescindível contar com processos eficientes. De nada adianta o atendimento com o profissional ser humanizado, com uma comunicação clara, se a organização da agenda da clínica estiver uma bagunça, por exemplo.  

Esse tipo de falha pode implicar na qualidade do atendimento, influenciando a relação de médico e paciente. Isso porque agendas desorganizadas podem gerar atrasos médicos e grandes filas de espera. 

Felizmente, hoje, já é possível tornar esses e outros processos muito mais eficientes, por meio da utilização de ferramentas tecnológicas. Elas garantem que clínicas e profissionais consigam fidelizar quem realmente importa. 

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Quando falamos em tecnologia para clínicas, uma das soluções que vêm à mente é o software médico Clínica nas Nuvens, que oferece muitas ferramentas para a gestão da empresa e possui grande importância para relação entre médico paciente.

Agora que você aprendeu mais sobre o assunto, aproveite para ler o conteúdo: Pós-consulta: como fortalecer o relacionamento com o paciente?, aplicando importantes dicas no dia a dia de trabalho. 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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